Análise – Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Legacy

Com o anime Naruto a encontrar o seu ponto final no início de 2017 (sabemos que a saga continua com Boruto, mas vamos colocar este recomeço de lado por enquanto), a Bandai Namco e a CyberConnect2 sentiram que estava na hora de proporcionar aos fãs uma última homenagem à série, e foi dessa ideia que surgiram Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Trilogy e Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Legacy.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Trilogy traz consigo os três primeiros jogos da franquia (Naruto Ultimate Ninja Storm, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2 e Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst) enquanto que Legacy também traz a última aventura do herói de Konoha, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 – Road to Boruto. Esta nossa análise foi redigida com base nesta última edição.

Foi em 2008, ainda na PlayStation 3, que a CyberConnect 2, um estúdio pouco conhecido até então pelo público ocidental, decidiu adaptar a obra de Masashi Kishimoto para os videojogos. Com mecânicas de combate que foram aproveitadas até ao último jogo da franquia, a série destacou-se logo de início por realmente colocar o jogador dentro da Vila Oculta da Folha (também conhecida por Konoha), perfeitamente reproduzida em 3D.

A história mostrava os primeiros passos do herói ainda na primeira temporada do anime, como uma pequena criança odiada por alguns e mal compreendida por outros que sonhava em um dia se tornar Hokage (líder da vila). O jogo seguia a história de Naruto nas suas primeiras missões com a Equipa 7, liderada por Kakashi, e seguindo a história deste ninja até ao momento em que este deixa Konoha para começar um longo período de treino com Jiraiya para começar o seu treino (ou seja, até ao final do anime original e consequente transição para Naruto Shippuden).

A movimentação tinha como base uma mecânica bastante simples e acessível a todos os jogadores. Naruto estava livre para explorar Konoha e interagir com vários pontos no cenário e pessoas. Já durante os combates, era possível utilizar armas ninja como shurikens, kunais, bombas, selos explosivos, etc., além de executar movimentos de combate como defesa, agarre, substituições, jutsus e, é claro, combos que, dependendo da direção que o jogador pressiona-se, iria dar início a uma técnica diferente. Ainda no primeiro jogo, era já possível também utilizar o Modo Despertar que mesmo ainda limitado, permitia ao jogador ter acesso a um grande poder quando a sua vida estava bastante reduzida.

O jogo trazia um total de 35 personagens. Destas, 25 delas eram jogáveis, incluindo Naruto, Sasuke, Sakura, Shikamaru, Hinata, Rock Lee, e 10 eram personagens de suporte, que foram sendo disponibilizadas gratuitamente através de DLCs. Ainda que mais adiante fossem mais e melhor explorados, estas personagens de suporte poderiam ser chamadas durante o combate para ajudar com as suas técnicas únicas.

O jogo trazia dois modos principais. O primeiro servia como uma campanha, onde era apresentado um resumo daquilo que aconteceu na primeira temporada do anime, enquanto que o segundo deixava o jogador livre para lutar com qualquer uma das 25 personagens jogáveis. Neste primeiro jogo ainda não havia modo online.

Mas eis que em outubro de 2010 a CyberConnect 2 trazia para PlayStation 3 e Xbox 360 Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2, o jogo que trouxe pela primeira vez os combates online para a franquia, o que fez sem descurar nos modos offline, nos quais a exploração ganhou uma dimensão ainda maior.

Como o própria nome indica, o jogo tinha início no regresso de Naruto já adolescente, após o seu treino com Jiraya no início da Saga Shippuden, e acompanhava o herói até à sua épica batalha contra Pain. Toda a história estava muito bem adaptada para o videojogo, com momentos que faziam qualquer fã sentir-se realmente feliz por estar a ter em mãos a condução daquela história linear. E como não poderia deixar de ser – sendo até uma marca registada da série -, os Quick Time Events também estavam de regresso e com grandes melhorias.

Neste jogo os combates não sofreram grandes evoluções, mantendo-se dentro daquilo que os jogadores já tinham experimentado no primeiro jogo, mas com pequenas melhorias para uma maior diversão e equilíbrio durante os combates. Agora era possível ter dois personagens de apoio e que ajudavam o jogador tanto de maneira ofensiva quanto defensiva, o que combinava perfeitamente com o ritmo dos combates, que estavam mais fluidos e ágeis.

Este segundo jogo trazia um total de 42 personagens, incluindo alguns de suporte e um convidado muito especial: Lars Alexandersson, que apareceu pela primeira vez em Tekken 6. A quantidade de cenários também foi ampliada para 23, com várias localizações bem conhecidas dos fãs da série.

O modo campanha estava de regresso a acompanhar esta primeira fase do Shippuden, com missões principais e secundárias que permitiam ao jogador, para além de vivenciar na primeira pessoa toda aquela jornada, também desbloquear novas personagens. Os QTEs agora permitiam ao jogador ter acesso à sequências secretas. Dependendo se conseguiam cumprir os requisitos para aquele combate, essas sequências ampliavam ainda mais a história do jogo.

Apesar de todas estas melhorias, o grande destaque ia mesmo para a estreia dos combates online na série. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 permitia ao jogador entrar em combates com jogadores por todo o mundo em partidas de classificação, uma novidade que foi bastante bem recebida.

Cerca de três anos depois, chegava às lojas Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 para PlayStation 3 e Xbox 360, sendo que a sua versão mais completa e incluída nesta edição Legacy (intitulada Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst) só foi lançada no final de 2013 (na Europa só em janeiro de 2014) e também recebeu uma versão para PC.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst é até hoje considerado pelos fãs o jogo mais completo da franquia na geração anterior, trazendo todos os DLCs, novos conteúdos e até um capítulo adicional, que tinha como destaque o reencontro definitivo entre Sasuke e Itachi. Era a versão definitiva do último grande Ultimate Ninja Storm  para esta geração.

A história tinha inicio num flashback sobre o passado de Konoha após os acontecimentos da Saga Pain e levava o jogador até o memorável encontro entre os Cinco Kages e a Quarta Grande Guerra Ninja, que tinha na altura um final alternativo, já que na época ainda tudo era um grande mistério. Nem mesmo o mangá ainda havia explorado esse período.

Uma das grandes novidades do jogo a nível de combate estava no Modo Despertar, que agora podia ser utilizado a qualquer momento do combate por alguns personagens a gastar uma parte da sua barra de chakra., o que trazia um novo elemento aos combates, que estavam agora mais táticos, mas sem perder a fluidez trazida no jogo anterior. Outra novidade era que agora os jogadores poderiam ganhar o combate ao arremessar o adversário para fora do cenário.

As personagens de suporte continuavam a ajudar o jogador tanto de maneira ofensiva, como defensiva, mas agora era possível em determinado momento do combate aplicar um poderoso ataque em conjunto que definitivamente iria marcar o fim do combate.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst trazia um total de 80 personagens, porém, não eram exatamente personagens individuais, dado que algumas dessas eram simples variações de personagens recorrentes, como , por exemplo, o próprio Naruto que podia ser selecionado tanto na sua forma tradicional, como na forma Sage. Outro exemplo era Sasuke, que estava no jogo na sua forma tradicional e Taka. Além disso, há que juntar a esta lista os próprios DLCs, que traziam outras versões das personagens, como Naruto com o traje de Goku, Samurai, Traje Escolar, Kimono, Pirata, etc.

Os mesmos modos de jogo estavam de regresso, e sem grandes alterações na sua essência. A campanha acompanhava o período da história citado em cima, com eventos e combates de grandes dimensões, tanto visualmente como a nível de peso na narrativa. Além disso, trazia como novidade a possibilidade do jogador optar pelo caminho do “Herói” ou “Lenda”, a fazer com que determinados eventos, já conhecidos pelos fãs, fossem levemente alterados.

E, finalmente, em fevereiro de 2016 a CyberConnect 2 e a Bandai Namco lançavam Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, com a novidade de que agora o jogo estava disponível para a atual geração, na PlayStation 4 e Xbox One, além de uma versão para PC.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 leva o jogador até ao meio da Quarta Grande Guerra Ninja, com todas as nações unidas contra um inimigo misterioso em comum, Tobi, além, é claro (como a própria demo na época já revelava), o lendário Madara Uchiha, numa das batalhas mais épicas que os jogadores já tinham vivenciado na franquia.

A história agora era apresentada através de segmentos lineares que ganhavam ramificações em historias paralelas, permitindo assim ao jogador explorar a história pessoal de algumas personagens de maneira detalhada.

A jogabilidade continuava bem semelhante à dos jogos anteriores, com a essência dos combates a ser mantida (algumas das mudanças feitas no Revolution foram descartadas). No entanto, o jogo também trouxe novidades, sendo que uma das mais significativas era a possibilidade de levar o combate para uma visão vertical, que permitia aos jogadores levar o combate para as paredes dos cenários. Outra novidade é que agora, os jogadores podiam alternar entre personagens durante os combates, numa mecânica semelhante à utilizada em Marvel vs. Capcom 3.

Com a implementação desta nova mecânica, o jogo também trouxe como novidade a possibilidade do Modo Despertar e Ultimate Jutsus serem comutáveis entre os personagens, ou seja, o chakra obtido com um personagem, não era perdido ao alternar para outro, mas era partilhado, o que permitia assim construir estratégias completamente únicas. Durante os combates, no entanto, as personagens também partilham a mesma barra de vida. Além disso, também foi introduzido no jogo a possibilidade de armas e armaduras serem partidas.

O jogo traz mais de 100 personagens, sendo algumas delas variáveis de personagens já recorrentes, além de versões exclusivas através de DLC. E é justamente nesse momento que surge Boruto.

A edição Legacy traz consigo também a expansão Road to Boruto. Este conteúdo traz consigo as primeiras aventuras de Boruto (filho de Naruto e Hinata), personagens que dividem a opinião dos fãs até hoje, além do combate entre Sasuke Uchiha e Kinshiki Ōtsutsuki. Além disso, esta expansão permite aos jogadores utilizarem versões até então exclusivas para quem tinha feito a pré-reserva do jogo.

Uma vez que Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 – Road to Boruto já foi lançado para a nova geração, é importante deixá-lo brevemente de lado para analisar quais melhorias foram feitas nos restantes três jogos, que até agora apenas estavam disponíveis para as plataformas da anterior geração.

Ao contrário do que muitos poderiam esperar, não há quaisquer melhorias gráficas em Naruto Ultimate Ninja Storm, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2 ou Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst. Estes três jogos estão exatamente iguais às suas versões para a anterior geração, o que em parte é surpreendente, afinal era algo esperado, já que os jogos iam ser lançados para a atual geração, mas , ao mesmo tempo, compreensível já que o seu estilo gráfico nunca foi realista. Porém, realmente trata-se exatamente dos mesmos jogos, e isso é notado nos problemas técnicos, como , por exemplo, a instabilidade de FPS do primeiro jogo da franquia.

Ou seja, a ideia transmitida nessas duas versões, é que Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Trilogy é o jogo ideal para aqueles que procuram reviver as primeiras aventuras sem pretensões de melhorias significativas, mas apenas  de desfrutar dos jogos pelos quais há muito estão apaixonados mas nunca puderam comprar. Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Legacy, por outro lado, é a edição definitiva para aqueles que procuram ter na sua coleção todos os jogos importantes da franquia, seja em formato físico ou digital. De ressaltar que apenas a versão Legacy está disponível em formato físico.

Opinião final:

Em resumo, se és fã da franquia desenvolvida pela CyberConnect 2, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Legacy, este é sem dúvida alguma um jogo obrigatório para adicionares à tua coleção, com os três primeiros jogos da franquia a marcar presença juntamente com o último capítulo dessa longa e única série de jogos de uma história iniciada por Masashi Kishimoto nos mangas em 1997. Porém, claramente há se perdido uma oportunidade única para fazer melhorias gráficas e técnicas em jogos que foram lançados na geração anterior e que apesar de não trazer gráficos realistas, poderiam muito bem ter recebido uma maior atenção.

Do que gostamos:

  • Uma das melhores adaptações de um anime e mangá até hoje;
  • Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 combinada toda a qualidade e evolução da franquia até os dias atuais;
  • Narrativa inesquecível para os fãs de Naruto;
  • Mecânicas de combate progressiva;
  • Ampla variedade de conteúdos.

Do que não gostamos:

  • Problemas de desempenho dos primeiros jogos;
  • Não há um esforço significativo numa remasterização;
  • O preço pode ser demasiado alto para aquilo que oferece para alguns jogadores.

Nota: 7,5/10