Análise – WRC 7

A última década assistiu a um investimento considerável no subgénero dos racers com ofertas de Rally. Hoje em dia, porém, apenas as franquias DIRT e World Rally Championship (WRC) se destacam como jogos exclusivamente dedicados a esta modalidade. Enquanto a oferta em DIRT (inicialmente um spin-off/sucessor do Colin McRae Rally) sempre se situou mais do lado de uma experiência arcade acessível a todos, WRC procurou posicionar-se como um jogo de simulação fiel à franquia que lhe dá o nome.

Precisamos de ter esta ideia presente quando pegamos no novo WRC 7, a sétima entrada na nova numeração desde o seu reboot em 2010, sendo o terceiro jogo desenvolvido pela KT Racing.

Não há melhor forma de começar a análise deste jogo do que com a afirmação: WRC 7 foca-se exclusivamente na condução! Tudo no jogo gira à volta da condução. WRC 7 brinda-nos de braços abertos com as 13 competições nacionais às quais corresponde o campeonato mundial. O Vodafone Rally de Portugal também está presente, com as suas etapas de Fafe, Amarante e Viana do Castelo. É uma excelente sensação saber que estamos muito bem representados no meio das outras etapas internacionais. O jogo, no entanto, não se deixa reduzir apenas a estes campeonatos, sendo que todas as equipas e carros dos 3 níveis de competição (WRC, WRC 2 e WRC Jr.) estão presentes, tal como os seus patrocinadores. Não esperávamos menos do jogo oficial da WRC.

O Vodafone Rally de Portugal está muito bem representado nesta edição.

Em modo single player o jogo deixa-nos fazer corridas livres em modo de exibição, iniciar um modo carreira para podermos levar o nosso próprio piloto ao estrelato mundial, e, por fim, podemos também criar o nosso próprio campeonato através de uma combinação de competições nacionais. Existe também um modo de desafio – que nos obriga a realizar uma ou várias etapas de uma competição nacional sob certas condições especificas. A novidade deste modo é que os desafios vão mudando aleatoriamente, sendo que assim se cria um elemento desafiante no qual podemos testar as nossas capacidades atrás do volante. O multiplayer por sua vez oferece um modo split-screen local e em modo hotseat (à vez) no qual podemos jogar com os nossos amigos na mesma sala de estar. Existe também um modo online, mas apenas para colocação das classificações em leaderboard, pelo que temos imensa pena de não ser possível correr ao mesmo tempo que os outros jogadores online – mesmo que em modo cronometrado.

A nível da jogabilidade estamos perante um jogo que não perdoa com o seu nível de dificuldade. Sim, é possível ajustar o nível e as ajudas de condução, tal como os danos do veículo, mas, diga-se desde já, que a configuração por defeito é “Difícil”. Para além disto, não nos é possível customizar o veículo, sendo apenas possível escolher quais as partes do veículo que a nossa equipa pode reparar após cada etapa, de acordo com as regras oficiais da WRC. É um jogo que recai mais no aspeto de simulador do desporto automóvel e que na nossa opinião não será muito acolhedor para os iniciantes. Por outro lado, ficamos com a ideia que este jogo não será para os jogadores iniciantes, mas para fãs de longa data. Aliás, relembramo-nos das nossas análises, quer do Tour de France, quer do Pro Cycling Manager, na altura dissemos que ambos os jogos foram criados com o “pai ou o avô” em mente, fãs de longa data do desporto, não sendo o “gamer atual” a grande prioridade. Este jogo parece ir no mesmo sentido, embora exija uma certa destreza de comando, pelo que neste caso quer o “pai” quer o “avô”, terão que ser mais experientes no mundo dos videojogos.

WRC 7 traz-nos todas as etapas nacionais que fazem parte do campeonato do mundo.

A nível de apresentação, este jogo prima pela excelente reprodução dos diferentes locais onde decorrem as competições nacionais, tal como dos diferentes veículos que podemos conduzir. Tendo dito isto, os cockpits são uma reprodução um bocado minimalista do interior dos veículos. As frames caiem um bocado perante alguns momentos mais elaborados, tais como curvas com travagens no gelo, momentos portanto com maior presença de partículas, mas tendo isso em conta, mantem-se nos 30fps. A nível sonoro o jogo, para além dos sons de cada veículo – quer seja o motor ou os pneus em cada tipo diferente de piso – não possuí banda sonora da qual se possa falar.

Opinião final:

WRC 7 é um racer de rally exclusivamente dedicado à condução. Possui a licença oficial da WRC, apresentando todas as competições nacionais, tais como equipas, carros e patrocinadores. É um jogo para o fã incontestável deste desporto automóvel, mas consideramos também que os gamers mais dedicados poderão encontrar aqui gameplay desafiante e recompensador.

Do que gostamos:

  • Um jogo WRC com todos os conteúdos oficiais da franquia;
  • Dedicação plena à condução das bólides;
  • Vodafone Rally de Portugal está presente!!!

Do que não gostamos:

  • Não é um jogo muito acessível aos iniciantes;
  • Falta um modo multiplayer online em que possamos jogar ao mesmo tempo com outros jogadores;
  • No meio de uma boa apresentação dos locais e dos detalhes externos dos carros, não se compreende porque a falta de detalhe dos interiores.

Nota: 7,5/10