Análise – Rock ‘N Racing Off Road DX Xbox One

RockNRacingOffRoadDX_analise_portugalgamers

Quando começamos a jogar Rock ‘N Racing Off Road DX, o jogo remonta-nos logo aos saudosos jogos de arcada, ou mesmo de consolas, dos anos 80 ou 90 onde podíamos ver a pista toda numa perspectiva de vista de cima. Esses jogos eram sempre divertidos e “simples” de jogar e a EnjoyUp Games com este Rock ‘N Racing tenta captar o mesmo divertimento. A questão é: será que estamos perante uma boa dedicatória a esses jogos antigos ou simplesmente acaba por ser eliminado da corrida sem sequer dar um salto?

A primeira sensação que temos ao entrar no menu principal do jogo é o quão… simples parece ser. Temos alguns modos de jogo: Campeonato, Time Trial, Multijogador e Treino. Digo desde já que não há modo online apesar da secção multijogador presente. Em oferta no Campeonato temos cinco provas diferentes, cada uma passada num diferente continente, tais como América do Norte, Europa, Ásia, África e América do Sul. Cada campeonato consiste em quatro corridas e teremos de forçosamente ganhar para passar ao seguinte e assim progredir.

Um estilo de pista clássico: em forma de 8.

As pistas são variadas de início mas incluem-se as típicas em forma de 8 ou completamente ovais, entre outras. Essa variedade é muito mal disfarçada quando em campeonatos mais avançados apanhamos as mesmas pistas mas com metas em lugares diferentes e mais alguns saltos e lombas adicionados. Quando ganhamos um campeonato desbloqueamos um carro e progredimos para o seguinte. E assim por diante até terminar e nada mais. Não há escolha nem de carro, nem de peças ou adições aos carros, nem a própria cor do carro é possível mudar.

Após mais cuidadosa análise e jogado durante mais algum tempo, a realidade finalmente atinge-nos. Trata-se de um jogo super simplificado e que não faz juz nenhum aos jogos mais antigos do género. Não há qualquer tipo de customização, não podemos mudar o nome do condutor, não há opções para desligar o anunciante horrível que vai gritando durante as corridas, não podemos escolher o carro nem mudar a sua cor, não ganhamos dinheiro nem experiência para desbloquear mais potência ou aderência. Nada.

A seleção das pistas onde após melhor observação verifica-se repetição de várias.

É extremamente angustiante ver um jogo perder-se desta forma porque poderia ter sido muito, muito mais do que é. É como se fossemos a um MacDonald’s e pedido um menu completo e dão-nos a bandeja com a caixinha do hambúrguer, o saco das batatas fritas e os saquinhos dos molhos completamente vazios. A estrutura está lá, o básico está lá, as fundações implementadas, porque não adicionar mais conteúdo? É incompreensível ver um jogo tão vazio de conteúdos ser lançado nestes tempos que correm quando jogos de telemóveis conseguem ser muito mais completos. Quando jogos de há 20 anos atrás eram melhor jogados e com muito mais “recheio”.

O jogo em si até é engraçado de jogar, levando o carro a fazer curvas e saltos, mas tudo acaba por aí. A IA dos outros carros é exageradamente inconsistente, tanto que podem ir da condução mais perfeita que existe até à extrema estupidez ao ponto de nem andarem ou fazerem uma curva e de repente ficarem ali parados ou a fazer marcha-atrás. Às vezes ganhamos corridas simplesmente porque os adversários assim o permitiram ou então perdemos por completa impossibilidade e injustiça onde vemos carros a fazerem curvas em velocidade máxima e sem derrapar um centímetro.

Algumas corridas são à noite.

O modo multijogador permite até oito jogadores correrem na mesma pista, se tivermos oito comandos e oito amigos disponíveis para tal. sendo assim só consegui testar uma corrida extremamente aborrecida e quase solitária com dois comandos que é o que tenho, e pretendo ter. Se eu quisesse adicionar mais 6 pessoas teria de gastar mais cerca de 360 euros em comandos. Porque não programar um modo online? Os meus conhecimentos de programação são abaixo de zero mas penso não dever ser assim tão complicado. E o jogo beneficiaria imensamente mais com isso. Pensemos assim: “pronto o jogo é simples e vazio mas vá lá, tem um modo online onde podemos andar às turras com outras pessoas”, mas não, nem isso.

Opinião final:

É com muita pena que atribuo a nota final presente abaixo a Rock ‘N Racing Off Road DX. Lamentavelmente mesmo, porque tinha tudo para ser um belo joguinho de corridas em homenagem a alguns de épocas mais antigas. No final de tudo trata-se de um prato sem sal algum o qual desfrutamos apenas por cerca de uma hora, até nos apercebermos que não vai passar mais do que já o é. Quem sabe uma sequela, se existir, traga-nos funcionalidades desejadas e que deveriam ter sido já implementadas neste.

O que gostamos:

  • Divertido por algum tempo…

O que não gostamos:

  • … até percebermos que já tínhamos visto tudo nos primeiros cinco minutos;
  • Extremamente simples e sem conteúdo;
  • Jogabilidade muito irregular e Inteligência Artificial extremamente inconsistente.

Nota: 3/10