Análise – Super Punch-Out!!

super-punchout_analise_portugalgamers

Há razão para celebrar quando um jogo já existente na Wii U chega onde já devia estar? Talvez. No meio desta frustração e porquês até nem nos podemos queixar. Mais vale tarde do que nunca e a sequela de Mike Tyson’s Punch-Out!! finalmente está nas nossas mãos – literalmente, porque os donos de uma new3DS podem agora comprar o jogo e arrear nos adversários enquanto ouvem a banda sonora de Rocky.

Super Punch-Out!! segue a saga de Little Mac que se quer tornar no campeão da World Video Boxing Association ,e, para tal, tem de vencer os adversários que o jogo coloca à sua frente. E estes são de todo o tipo: avôs, palhaços, clones de Bruce Lee, etc. O jogo não se leva muito a sério e esse é o seu golpe vencedor. No entanto, o estilo cartoonesco da Nintendo não deixa ninguém subestimar o jogo pois, apesar de aparentar ser simples, requer o mesmo nível de treino de um pugilista; a mesma destreza e a mesma força.

Apesar de um bocado transparente, os murros de Little Mac continuam poderosos.

Apesar de um bocado transparente, os murros de Little Mac continuam poderosos.

O jogo é jogado na terceira pessoa. Conseguimos ver através da nossa personagem e podemos atacar com golpes à cara ou contra o tronco. Cada botão corresponde a um braço que permite combinar golpes. Os adversários podem desviar-se ou deflectir os golpes, portanto há que apontar para a zona desprotegida. À medida que a luta decorre ou quando atingimos o oponente, a barra de força enche. Quando estiver cheia permite-nos lançar golpes mais poderosos. O oposto acontece, se levarmos na boca a barra diminui. Também nos podemos desviar para evitar que isto aconteça: para os lados, para baixo, mas não podemos atacar enquanto nos desviamos. Não havia tecnologia suficiente para usar dois botões em simultâneo!

Na parte superior do ecrã encontra-se a barra de stamina que dita o vencedor do combate. Há três rounds e quem foi abaixo tem ainda oportunidade de recuperar, mas à terceira vez está fora. Em alternativa, se os três minutos se esgotarem ganha quem tiver mais energia.
Como já mencionei, Super Punch Out!! é um jogo que requer alguma destreza e não vão chegar à vitória se tentarem ganhar em virtude de carregarem em todos os botões e mais alguns. É importante perceberem o padrão do vosso adversário e aqui os save states são uma dádiva de Deus, podendo poupar-vos muitas dores de cabeça que seriam impossíveis de evitar quando o jogo saiu.

Quanto maior é, maior é a queda!

Quanto maior é, maior é a queda!

Isto rapidamente pode desmotivar os jogadores mais impacientes uma vez que, principalmente à medida que vão avançando nos combates, se torna mais aparente que a vitória depende não das vossas habilidades (ou mesmo de sorte), mas sim da vossa memória face aos padrões dos adversários. Não há muito a dizer do jogo, mas agora que o têm na sua versão portátil terão oportunidade de o descobrir e frustrarem-se nos transportes públicos porque vão ser esmurrados uma e outra vez. É um jogo que requer repetição, treino e um bom olho para anteciparmos o adversário. Só assim poderão vencer o primeiro adversário, e acreditem, vão passar muito tempo com ele. Em alternativa, também podem lutar com o Little Mac no Super Smash Bros. na Wii U e 3DS.

Opinião final:

Impiedoso e difícil, Super Punch Out!! requer um dedicado compromisso por parte dos seus jogadores, mas recompensa devidamente aqueles que decidem levar Mac à vitória a todo o custo. Pode facilmente ser motivo de frustração para os mais impacientes, mas decerto que será um excelente desafio tanto para quem já jogou o original como para novos jogadores.

Do que gostamos:

  • Mais um clássico da Nintendo a chegar às portáteis modernas;
  • Satisfação de finalmente conseguir vencer um adversário difícil.

Do que não gostamos:

  • Combates por vezes dependem da memorização de padrões.

Nota: 7/10