Para os jogadores do PC, jogos em formato físico são algo de cada vez mais raro, e muitos jogadores inclusive optam por não ter um driver de leitura de discos ao montar o seu PC, mas nas consolas isso é algo que está a mudar aos poucos nos últimos anos. Para a Sony, esta mudança pode significar mudanças drásticas nas estratégias de venda.
Em entrevista ao site Glixel, Shawn Layden, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment America, revelou que atualmente a preferência pelo formato digital tem aumentado tanto que as vendas neste formato já correspondem a 40% do número de jogos vendidos na PlayStation 4.
Layden utilizou como exemplo Horizon Zero Dawn, que vendeu cerca de 3.4 milhões de unidades, sendo que 915 mil dessas unidades, ou seja cerca de 26%, foram vendidas em formato digital. Para ele, isto significa um menor foco em jogos indies, uma parte até então fundamental da Sony e da sua loja digital.
Ele revela que mesmo assim, estão a trabalhar com muitos jogos indie, mas estão a reduzir, e a ter altos e baixos. Mas, ainda assim, estão a notar muita atividade de jogos indie a ser desenvolvidos o para VR, já que os estúdios podem fazer conteúdos significativos com equipas menores.
Apesar de ser uma grande parte do mercado, com possibilidades quase que ilimitadas, resta saber como esses números vão realmente afetar o investimento da Sony no mercado independente.