29 de Setembro de 1995. Já lá vão 20 anos! Foi nesta data que a PlayStation original chegou à Europa e, por extensão, a Portugal.
Em 20 anos o mundo dos videojogos mudou muito. Grandes players da indústria saíram, outros chegaram e vingaram. Mas uma coisa é certa: a PlayStation continua presente e de boa saúde, tendo angariado muitas memórias e dado muitas alegrias ao jogador, marcando duma forma permanente esta indústria que tanto apreciámos.
Nesta data, a convite da PlayStation Portugal, recordamos os nossos melhores momentos e jogos favoritos nas consolas da Sony. Esta é a lista dos Top 5 de sempre deste que vos escreve, que espelha só e apenas a minha opinião. A lista não tem qualquer ordem de preferência e é um pequeno olhar sobre os meus jogos favoritos de sempre, com muitos a ficar no sexto lugar.
Need for Speed III: Hot Pursuit
Vrum-vrum. Quem não passou horas a fio a conduzir o seu estiloso carro em Need for Speed? Hot Pursuit, para além da fantástica aparência para a época, trouxe a mecânica da polícia para a série, mudando toda a dinâmica do jogo e causando um pleno estado de alerta e excitação para não ser apanhado.
Tekken 3
Tekken 3 é daqueles clássicos que basta ver de relance numa pequena TV à distância e é imediatamente reconhecível. Com uma jogabilidade que ainda traz invejo aos modernos jogos de luta, quem tinha Tekken 3 em casa tinha sempre divertimento para partilhar. Os torneios organizados em casas de amigos e eternas rivalidades, aliados a personagens marcantes, fazem deste um jogo fantástico que dá sempre prazer revisitar.
God of War III
Poderia falar de toda a série God of War aqui, mas escolhi dar destaque ao terceiro título desta aventura épica e cheia de raiva. God of War III foi daqueles jogos que realmente se destacou a nível gráfico, numa altura em que a PlayStation 3 levava críticas por mutiplataformas com menor detalhe e pela dificuldade que os programadores diziam encontrar em espremer o Cell. Este título quase marca um ponto de viragem para esta situação, e nada melhor do que ter excelente detalhes na violenta vingança de Kratos, enquanto dilaceramos os Deuses do Olimpo. Desde a banda sonora à jogabilidade fluída, até à escala enorme da história, God of War III merece estar no pódio de qualquer lista de videojogos.
Prince of Persia: The Sands of Time
O regresso de Prince of Persia aos videojogos, com Sands of Time, intrigou os fãs do título de 1989. Desconhecido para mim, foi o meu pai que me introduziu à série, com Sands of Time. Rapidamente se tornou um dos meus jogos favoritos, com uma história cativante num ambiente fantástico, com um visual de tirar o chapéu e uma intuitiva mas desafiante jogabilidade, que requeria timings precisos e controlo de mecânicas inovadoras para um jogo de aventura em 2003. Uma nota ainda para esta série ter acabado por dar origem a Assassin’s Creed, depois de algumas sequelas menos bem sucedidas.
Demon’s Souls
Um mundo sem a série Souls, que marcou os últimos anos da indústria duma forma inegável pela sua diferença e aderência que teve, parece distante; mas a verdade é que o original Demon’s Souls, exclusivo PlayStation 3, foi lançado apenas em 2009. Um RPG japonês invulgar, com a dificuldade como cartaz, uma história que temos que descobrir e um mundo fantástico para explorar, foi esta a combinação que angariou uma legião de fãs e já deu origem a 3 outros jogos, contando Dark Souls I e II, bem como BloodBorne, com Dark Souls 3 no caminho. Uma aventura que muda a nossa perspetiva daquilo que esperamos dum jogos e que nos obriga a ser melhores a cada tentativa. Fenomenal.
Com tantas boas memórias, resta que a PlayStation continue a trazer conteúdo marcante e inovador, para criarmos novas recordações. Parabéns, PlayStation, que contes muitos!
Agora é a tua vez. Partilha os teus favoritos Playstation, de qualquer geração, nos comentários! Queremos saber quais são os jogos que te marcaram.