Já estão abertas as candidaturas à 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos no nosso país, promovida pela PlayStation Portugal, que visa desafiar o talento português. O período de candidaturas, que começa hoje, prolonga-se até às 23h59 do próximo dia 28 de setembro.
Para assinalar a abertura das candidaturas, a PlayStation Portugal divulgou hoje um episódio especial do MODO PlayStation totalmente dedicado a esta iniciativa, que revela como tem sido a evolução deste programa ao longo das suas últimas 5 edições, bem como a influência que o mesmo tem tido na própria indústria de desenvolvimento de videojogos em Portugal.
Aos Prémios PlayStation Talents 2020 em Portugal podem concorrer pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100.000€ em 2019. Todos os candidatos deverão apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.
As melhores propostas serão reveladas durante o mês de outubro. O grande vencedor do Prémio PlayStation Talents 2020 para o Melhor Jogo, bem como os vencedores das restantes categorias, serão anunciados no início do próximo ano.
O vencedor, para além de ter a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, podendo chegar a mais de 110 milhões de consolas em todo o mundo, receberá ainda 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em 50.000€ e kit de desenvolvimento PS4.
De salientar que os Prémios PlayStation Talents arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 250 projetos. De realçar ainda que, na primeira edição, o jogo vencedor foi o altamente aclamado pela crítica nacional e internacional Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games. Este frenético jogo de combate à distância onde os jogadores lutam com guerreiros antigos e poderes especiais foi lançado em janeiro do ano passado. As quatro edições seguintes foram ganhas pela experiência musical para o PlayStation VR, VRock, pela aventura épica do pequeno San, Out of Line, pelo jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica, KEO, e pela experiência narrativa na primeira pessoa sobre a temática da doença de Alzheimer, Back Then, que estão atualmente em desenvolvimento.
O episódio especial do MODO PlayStation totalmente dedicado aos Prémios PlayStation Talents em Portugal que foi divulgado hoje conta com a presença de vários convidados especiais, entre eles alguns dos estúdios autores dos projetos vencedores mencionados acima que, para além de contarem como foi concorrer a estes Prémios, contam também como está a correr o desenvolvimento dos respetivos jogos.
Vê aqui algumas imagens da edição do ano passado.
Este ano, os Prémios PlayStation Talents em Portugal estão divididos da seguinte forma:
Categoria Principal
- Prémio PlayStation Talents para Melhor jogo;
Categorias Secundárias
- Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
- Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
- Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
- NOVO Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa;
Categorias Especiais
- Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good: O Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, destina-se ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo. Sabe mais sobre este prémio no episódio do MODO PlayStation divulgado hoje;
As candidaturas terão de ser enviadas para o endereço de e-mail [email protected] até às 23h59 do próximo dia 28 de setembro e deverão incluir:
- Uma build jogável/vertical slice;
- Um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração;
- O documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas);
- Os CVs dos membros da equipa;