Recentemente as microtransações tem gerado muita polémica na indústria através das famosas loot boxes e ao que parece a Activision irá entrar em meio a essa polémica de uma maneira bem agressiva, a incentivar as microtransações através dos jogadores.
A empresa registou uma patente que coloca de maneira intencional jogadores que nunca adquiriram nenhum item através de microtransações contra aqueles que adquiriram melhorias.
De acordo com o site Glixel, a parente registada detalhe uma sistema que incentiva a microtransação em jogos multiplayer, através de uma mecânica que coloca jogadores mais fracos frente a frente com jogadores mais experientes para que esses jogadores sintam-se compelidos a comprar itens que os jogadores mais experientes estejam a utilizar.
A patente inclusive detalhe o comportamento esperado dos jogadores, a exemplificar que o jogador inexperiente pode querer assumir a classe de atirador de precisão, essa função de microtransação então coloca esse jogador contra um jogador muito habilidade dentro do jogo. Dessa maneira, o jogador inexperiente será encorajado a fazer compras relacionadas ao jogo, como um rifle de precisão ou outro item utilizado pelo jogador experiente.
A patente foi registada em 2015, mas foi admitida apenas ontem, dia 17 de outubro. Da maneira como é descrito o sistema, essa mecânica parece que será aplicada a um shooter em primeira pessoa.
A Activision afirma que que essa tecnologia não foi implementada em Destiny 2, e nem em nenhum outro jogo anterior.