Aloft – Primeiras Impressões (Early Access)

Produzido pela Astrolabe Interactive e publicado em early-access na Steam desde 15 de janeiro de 2025 pela Funcom, Aloft  é um pequeno jogo de sobrevivência que pode ser jogado em modo cooperativo online para até 8 jogadores. O seu grande ponto de destaque é que devemos sobreviver em conjunto com outros jogadores em ilhas flutuantes, um cenário que já por si capta a imaginação. A nossa skyship é verdadeiramente uma ilha que podemos personalizar, e em que podemos voar, explorar, limpar ecossistemas corrompidos, enfrentar tempestades, e descobrir vários segredos. Tudo isto associado a mecânicas de construção, agricultura e combate. Estamos perante um título que é, portanto, algo ambicioso na sua variedade de modos de jogabilidade.

Vale a pena perder uns momentos a falar da estética deste jogo. A direção de arte de Aloft ajuda a tornar esta experiência muito mais relaxante: voar e ver as belas paisagens que o jogo nos oferece enquanto vamos gerindo os vários aspetos da nossa skyship faz-nos ficar imersos neste jogo e esquecer por momentos os problemas do dia-a-dia. Tal provoca a que queiramos simplesmente ficar horas a fio a gerir estas ilhas e a nossa vida nelas.

Tal como com outros jogos em early-access, caso tenham interesse em Aloft, devem ter em mente que este se encontra em desenvolvimento ativo: a versão final a que terão acesso eventualmente irá ter mais conteúdo. Por agora, às vezes o conteúdo sente-se algo escasso, o que seria de esperar, e obviamente nem todos os objetivos podem ser concluídos.

Felizmente a Astrolabe Interactive tem sido proativa, com patches recorrentes e que vão resolvendo problemas identificados pela comunidade. Por exemplo, a sua primeira grande atualização, Critters & Wonders, trouxe vida extra ao mundo com criaturas colecionáveis, novas ilhas especiais (Wonder Islands) e novos habitats.

Por outro lado, aquando da publicação deste artigo continuamos a notar alguma instabilidade a nível de performance e em relação a pequenos detalhes como o texto ter um tamanho por vezes demasiado pequeno para uma leitura confortável. Os maiores problemas que identificámos até agora, no entanto, têm que ver com a integração do modo cooperativo. Por vezes ilhas desaparecem ou temos problemas em guardar o jogo. Outras vezes para experienciar o conteúdo adicionado mais tarde, é necessário começar um mundo completamente do zero. Tais são problemas que também podemos desculpar dado que o jogo se encontra em early-access, mas esperamos que sejam resolvidos para a versão final.

Opinião Final:

Com base na minha experiência até agora, Aloft tem dado passos sólidos no seu caminho enquanto jogo em early-access. A experiência não é perfeita, longe disso, mas cumpre bem aquilo que promete até agora: é relaxante, permite que se construam várias estruturas de forma criativa, formas de exploração imersivas e em geral um mundo que nos motiva a voltar.

Se tivesse de dar uma nota provisória a este jogo, diria que Aloft está neste momento em torno dos 7/10. É um jogo divertido, promissor, com vários aspectos já bem trabalhados, mas com espaço claro para melhorias significativas.

Primeiras impressões redigidas com um código Steam cedido gentilmente pela distribuidora.


Tags: ,