A empresa de hardware norte-americana, AMD, anunciou que está a expandir a sua produção de processadores de maneira a suprir a demanda causada pela Sony e Microsoft no lançamento das suas consolas de nova geração.
Tanto a PlayStation 5 quanto a Xbox Series X pretendem apostar as suas forças na AMD, já que ambas as consolas virão com processadores de 8 núcleos e 16 threads impulsionados pela arquitetura Zen 2 da empresa. Além disso, vão beneficiar de GPUs Navi de última geração, com base na arquitetura RDNA 2.
Com isso, os esforços da AMD ao ampliar a sua produção, será fundamental para garantir que tanto a Sony quanto a Microsoft possam lançar as suas consolas de nova geração no final de 2020 como previsto.
Muito se questionou inclusive se a PlayStation 5 e Xbox Series X não acabariam por ter o seu lançamento adiado, mas a própria CEO da AMD, Lisa Su, esclareceu essas dúvidas ao afirmar que espera um aumento nos lucros graças aos produtos semipersonalizados que vão sofrer um aumento na produção no segundo trimestre de 2020, de maneira a dar total apoio ao lançamento da PlayStation 5 e Xbox Series X durante o final do ano.
De destacar que a AMD teve um excelente primeiro trimestre em 2020, ao obter lucros em torno de 1.79 mil milhões de dólares. Esses números foram alcançados através das vendas de processadores da gama Ryzen e de placas de vídeo da gama Radeon, que contribuíram com 80.4% do sucesso financeiro da empresa.
Entretanto, a previsão é que os números sofram uma mudança significativa ao longo do ano, graças ao lançamento eminente das consolas de nova geração, que trazem “system-on-a-chips” produzidos pela AMD. Com isso os chipsets semipersonalizados vão estabelecer uma margem de lucro independente, a equilibrar e distribuir de maneira uniforme os lucros da empresa.