Num podcast conduzido por Soren Johnson, designer da Offworld Trading Company, Amy Hennig foi convidada a falar um pouco sobre o seu trabalho na Naughty Dog e sobre a indústria de videojogos, principalmente a nível de jogos AAA.
Hennig, que trabalhou no primeiro jogo da série Uncharted e atualmente está a trabalhar num jogo da franquia Star Wars na Visceral Games, foi questionada sobre como é difícil o desenvolvimento de um jogo AAA a nível pessoal.
Ela respondeu que realmente é difícil, pois durante os pouco mais de 10 anos que esteve na Naughty Dog não se lembra de, em média, ter trabalhado menos de 80 horas por semana. Os únicos momentos mais tranquilos eram aqueles em que a equipa tinha realmente alguns dias de descanso, mas, no geral, trabalhava-se sete dias por semana por pelos menos 12 horas por dia.
Quando questionada sobre se o ritmo de trabalho durante os fins de semana continuava com todos os funcionários, Hennig respondeu que sim.
Apesar dela admitir que não mudaria o que fez na sua vida profissional, comentou sobre o caso de outras pessoas. De acordo com ela, um estilo de vida assim não vale a pena e revelou que há funcionários que não visitam as suas famílias e inclusive não estão próximos durante o crescimento dos seus filhos. Ela esclareceu que um dos fatores para ter escolhido esta profissão foi justamente não ter filhos, entretanto não descarta a possibilidade da sua saúde ter sido bastante comprometida, mas revelou que há casos onde há consequências que vão muito além disso, a ponto de algumas pessoas serem internadas quando o desenvolvimento do jogo é finalizado.
Durante o podcast foi discutido como a própria indústria poderia mudar isso, ao que Amy Hennig respondeu que uma solução seria fazer jogos AAA com menos funcionários e com um tempo de desenvolvimento maior, o que é justamente o caso do projeto inspirado na franquia Star Wars em que ela está a trabalhar. O projeto começou há algum tempo e só deverá ser lançado no segundo semestre de 2018.
Podem ouvir o podcast completo no site oficial.