Lançado originalmente para a Sega Master System, 3DS Fantasy Zone II é a mais recente chegada ao crescente catálogo de ports de jogos retro da eShop 3DS. Apesar de recentemente termos assistido a adições de jogos de arcadas, Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa é puramente um jogo desenvolvido para uma consola caseira, sendo na sua essência um sidescrolling shooter, mas com uma temática bem diferente daquilo a que estamos habituados.
No entanto, e apesar de ter a sua génese na velha Master System, Fantasy Zone II foi ainda lançado posteriormente noutros sistemas e até recebeu um remake para a PS2 – sob o qual é baseado esta nova versão para a 3DS.
Sendo jovem demais para ter podido apreciar Fantasy Zone II na sua época de lançamento (a década de 80 já lá vai há uns tempos), não sabia de todo o que esperar. Principalmente quando a primeira reação é a de associar este género de jogos à típica navezinha/avião combatendo hordas infindáveis de inimigos. 3DS Fantasy Zone II pega neste conceito já muito conhecido e dá-lhe um novo visual.
3DS Fantasy Zone II atira-nos imediatamente para os controlos de uma nave consciente chamada Opa-Opa, cujo objetivo é conseguir evitar e destruir os diversos inimigos em cada nível, ao mesmo tempo que destrói uma espécie de bases. A primeira impressão assim que iniciamos o jogo é a de uma breve desorientação, até percebermos que não existe nem início nem fim nos níveis, constituindo cenários contínuos; a segunda é a de que o objetivo principal estabelecido não é apenas e somente matar tudo o que mexe, mas sim o de destruir as bases (que vão sendo contabilizadas no fundo do ecrã superior).
A terceira é a de… bem, por que raio é que as bases inimigas parecem rabos (ou ok, coisas bochechudas)? Ou hambúrgueres com tentáculos? E isto leva-nos ao design visual de Fantasy Zone II que é, no mínimo, diferente. Esqueçam as naves espácias e os alienígenas, Fantasy Zone II está repleto de uma mixórdia de inimigos que ou parecem flores, ou lança-mísseis ou até lulas com ar de saca-rolhas.
Os inimigos são tão diferentes quanto os cenários, desde ambientes futuristas a overdoses florais, 3DS Fantasy Zone II prima por um aspeto visual peculiar que pode não agradar imediatamente a todos mas que definitivamente tem um certo charme. O jogo apresenta ainda a opção de enviarmos Opa-Opa por uma espécie de buraco negro criada pela explosão de algumas das bases inimigas, indo para o chamado Dark Side, cuja diferença acaba por ser apenas ao nível de algumas diferenças visuais e também na adição de um outro inimigo mais chato, sendo quase só uma mecânica engraçada para aumentar ligeiramente a dificuldade por momentos. Até o jogador se fartar e regressar ao Light Side por mais um buraco negro.
Com sorte, podem ainda encontrar um balão perdido pelo cenário que, quando tocado, vos permite aceder à loja, onde podem adquirir upgrades para a Opa-Opa, com as moedas recolhidas dos inimigos destruídos. No entanto, muitos destes upgrades são sol de pouca dura e o seu efeito acaba por se esgotar rapidamente, pelo que não vale muito a pena gastar imensas moedas em tudo e mais alguma coisa. No entanto, serão de todo o modo uma ajuda valiosa uma vez que basta apenas um tiro para perderem uma vida (cujo número inicial podem sempre ajustar no menu principal, assim como a dificuldade).
Os controlos são bastante simples, podendo quase só ser utilizado o Circle Pad para os movimentos e o Y e B (para disparar e lançar bombas, respetivamente). Para os mais preguiçosos e/ou impacientes, as teclas L e R permitem disparos contínuos e rápidos sem ser necessário estar sempre a premir o botão, o que por um lado pode dar jeito em determinados bosses, em que muitas das vezes a estratégia deverá estar mais focada na evasão e não tanto na precisão dos tiros. Esta mecânica é ainda melhor quando entramos no modo Endless, Fantasy Zone II: Link Loop Land, em que enfrentamos vagas intermináveis de inimigos e de bosses, cujo objetivo é apenas acumular o máximo de pontos possível, sem um início ou fim e que é ideal para jogar em pequenos momentos.
Sonoramente, 3DS Fantasy Zone II apresenta-nos uma banda sonora harmoniosa e agradável pela mão de Manabu Namiki, não sendo de todo tão excêntrica como a componente visual, criando assim um ambiente mais apelativo. Mas é na mecânica 3D que este port se destaca na 3DS. Seria de esperar que um jogo 2D não necessitasse deste tipo de mecânicas visuais, mas aqui o 3D é surpreendentemente agradável, dando uma dinâmica diferente aos visuais e acabando por ser uma boa adição ao que seria apenas mais uma versão de um jogo antigo.
Opinião Final:
3DS Fantasy Zone II vem mostrar a crescente tendência de trazer os jogos de antigamente para o público de hoje, não se limitando a simples ports, mas conseguindo adaptá-los da melhor forma aos sistemas atuais, nomeadamente a 3DS. Consegue ainda ser um jogo divertido e desafiante, sendo mais uma excelente opção de jogo para a portátil da Nintendo.
O que gostamos:
- Excelente implementação da mecânica 3D da 3DS;
- Óptimo port, perfeitamente adaptado ao conceito de consola portátil, especialmente o modo Endless;
- Side scrolling shooter que foge um pouco aos típicos conceitos visuais dos jogos do género.
O que não gostamos:
- Inimigos com ar estranho… ok esqueçam, na verdade gostámos de tudo.
Nota: 10/10