Análise – ACT IT OUT! A Game of Charades

act-it_out-a_game-of_charades_analise_portugalgamers

Com tanto party game na WiiU (sim Nintendo, estou a olhar para ti) era apenas uma questão de tempo até termos uma versão dos mais típicos jogos de festa que existem: as charadas.
A Snap Finger Click decidiu tratar do assunto e o que aqui temos é o que a princípio aparenta ser mais palha simples da eShop, mas que se revela um jogo divertidíssimo. Quer o vosso objectivo seja darem uma abada aos vossos amigos ou juntarem-se a eles para conseguirem o máximo número de pontos, com ACT IT OUT! têm garantidos uns bons momentos de diversão.

Estou a parecer um anúncio, eu sei, mas é que o raio do jogo surpreendeu-me mesmo. Não há que esperar muito a nível sonoro ou gráfico, mas ACT IT OUT! não precisa dessas coisas para nada. Aqui o mote é simples: é-vos dada uma palavra, título, frase, o que seja dentro de um determinado tema (que pode ir de filmes, a música, a jogos, a desporto, entre outros) e terão que fazer o vosso melhor para que os outros adivinhem. Escolham de entre os vossos Miis para vos representar e juntem-se à divertida confusão!

Aqui podem dar largas ao vosso talento artístico... ou falta dele.

Aqui podem dar largas ao vosso talento artístico… ou falta dele.

O gamepad da WiiU é aqui usado na perfeição, servindo como o instrumento pelo qual podem ver a palavra/frase mistério, sem que os outros jogadores consigam perceber a mesma. No ecrã da televisão terão a contagem decrescente a fazer-vos pressão enquanto terão que se envolver num jogos de mímica, descrições (sem nunca mencionar a palavra a adivinhar!) e até desenho! Este último desafio utiliza novamente o gamepad da WiiU e o stylus para que possam dar azo à vossa veia artística e tentar o vosso melhor para representarem a palavra/frase a adivinhar. Dependendo do número de jogadores, poderão escolher de entre três modos de jogo: Todos Contra Todos, em que basicamente é cada um por si; Cooperativo, em que todos jogam em conjunto para atingirem a maior pontuação possível; e finalmente um modo em que podem jogar em Equipas.

Escusado será dizer que tudo isto acaba por resultar numa grande salganhada, muita risota e muita acusação de pobres capacidades de mímica ou desenho – desculpas! O design é limpo e super perceptível, permitindo que ACT IT OUT! deixe os jogadores brilharem com os seus desempenhos. Caso se deparem com alguma frase ou palavra que desconheçam, têm sempre a possibilidade de passar à frente para uma com que se sintam mais à vontade. Mas é também no desafio que está a piada! Devo ainda referir que a experiência de jogo é personalizar, dentro do possível. Caso escolham o Modo Clássico, irão cingir-se apenas a adivinhas através de mímica. No modo Variety, como mencionei acima, têm os desafios acrescidos de servirem de descrições manhosa, desenhos pouco artísticos e até canto para conseguirem que os outros adivinhem com sucesso. Caso não gostem de uma destas modalidades, basta irem às definições e seleccionarem para que uma ou várias não apareçam. Podem ainda escolher limitar a possibilidade de passar à frente as frases, para aumentar o desafio.

ACT IT OUT permite que usem os vossos Miis para que as abadas sejam mais personalizadas.

ACT IT OUT permite que usem os vossos Miis para que as abadas sejam mais personalizadas.

Apesar de ter adorado ACT IT OUT!, há algo que me incomoda um pouco – o facto de não estar localizado para português. Podem escolher de entre algumas línguas, mas, infelizmente, o português não é uma delas, o que definitivamente será um impedimento para alguns dos potenciais jogadores deste título. É de facto uma pena, porque ACT IT OUT! é um exemplo de um jogo simples, mas absolutamente fantástico e que consegue pegar num conceito já de si velho e aliá-lo às novas tecnologias.

Opinião final:

Apesar de ACT IT OUT! não ter o brilho e encanto colorido dos party games da Nintendo, a sua capacidade de conseguir arrancar reacções tão variadas dos seus jogadores, ao mesmo tempo que potencia a interacção entre os mesmos, consegue destacar-se pela positiva. É um jogo simples, mas extremamente divertido que decerto vai fazer com que estejam aos pulos no meio da sala que nem macacos, a tentarem passar a mensagem – isto é, se conseguirem!

Do que gostamos:

  • Junção de um conceito antigo a uma consola caseira;
  • Modalidades variadas e muito divertidas;

Do que não gostamos:

  • Não estar localizado para Português.

Nota: 8/10