Análise – Adventure Bar Story

analise_AdventureBarStory_1_portugalgamers

Adventure Bar Story é um misto de RPG, de simulação de gestão, com as suas origens no iOS e Android e que agora chega à 3DS eShop. Os jogadores poderão tanto assumir o papel da gestão de um bar/restaurante como também de um guerreiro, tentando manter um equilíbrio entre as duas ocupações à medida que vão avançando nos dias e na história.

O jogo apresenta-nos a história de Siela e da sua irmã Kamerina, que assume o papel da gestão do bar com o seu nome, enquanto Siela se encarrega de preparar os pratos servidos diariamente, tarefa que será incumbida ao jogador. Ambas estão com medo da ameaça de Gustav, que quer obter o bar das irmãs a qualquer custo, fazendo os possíveis para acabar com o negócio.

E é aqui que Adventure Bar Story quase praticamente nos atira para o meio do jogo, possibilitando ao jogador saltar tanto a introdução, como o tutorial, acelerando o início do jogo. Como seria de esperar, Siela terá de preparar diversos pratos diariamente para colocar os mesmos no menu e assim tentar aumentar as vendas diárias na esperança de manter o bar aberto. Mas todos os pratos dependem de materiais que tanto podem ser facilmente adquiridos com dinheiro na loja local ou mais difíceis de encontrar.

analise_AdventureBarStory_2_portugalgamers

Uma pessoa mata-se a trabalhar na rua e no bar e a irmã a olhar…

O jogador pode perfeitamente ficar-se pelos materiais que são facilmente comprados, mas os próprios clientes rapidamente se poderão cansar dos mesmos pratos e até ter uma menor adesão dependendo da altura do ano. E não é assim que se faz lucro. A aquisição de muitos dos materiais e, consequentemente, a descoberta de novas receitas irá depender de Siela, que irá ter de aventurar-se em florestas, grutas e até zonas costeiras.

Temos presente a mecânica típica de um J-RPG, com combate por turnos. Todas as personagens vão obtendo diferentes capacidades e até feitiços que podem ir utilizando nos combates, mas nada que motive a uma verdadeira gestão e estratégia. À medida que vamos conseguindo combater os monstros que aparecem sem problemas, a tendência de usar a opção de combate automático é cada vez maior e estes tornam-se mais um mal necessário para obter alguns materiais do que propriamente uma experiência divertida e desafiante.

À medida que o jogador vai avançando na história, vai despoletando pequenas sequências em que vai obtendo a possibilidade de ter novos membros na sua equipa, podendo levar até três (incluindo Siela) nas expedições à procura de materiais. Ao contrário da maioria dos RPG’s, a experiência apenas pode ser obtida através do consumo de determinados pratos, que necessitam de materiais para ser confecionados por Siela. A nossa personagem irá necessitar de mais experiência para progredir ao longo dos níveis, afim de poder derrotar os monstros em cada área diferente e assim obter novos materiais… uma espécie de ciclo.

Ir às compras dá trabalho, é mais giro ir procurar batatas numa caverna!

Ir às compras dá trabalho, é mais giro ir procurar batatas numa caverna!

Adventure Bar Story apresenta uma mecânica quase similar a um Fantasy Life, mas com uma vertente decididamente mais J-RPG. A necessidade de aquisição de materiais para ir descobrindo novas receitas com mais benefícios e rentáveis por mais dinheiro vai sendo cada vez maior, o que leva a treinar diariamente nas diversas áreas do mapa (permitindo visitar apenas uma por dia) que vão sendo desbloqueadas. Podem sempre ir pela opção mais simples, como ir às lojas ou até pedir ao agricultor da aldeia ao lado que vos deixe plantar qualquer coisita, mas rapidamente se vão ver a braços com um negócio insustentável. Até porque os melhores ingredientes para os melhores pratos não são fáceis de encontrar e decerto vão necessitar deles para ganharem o concurso de cozinha da cidade, que decorre a cada dez dias.

À medida que vão ganhando os concursos e fazendo cada vez mais lucro, vão aumentando a classificação do vosso bar, que vai agir quase como um desbloqueador de sequências de história. Não esperem grandes side quests ou personagens memoráveis. A história de Adventure Bar Story é quase e apenas só uma desculpa para impulsionar toda a mecânica de jogabilidade, ficando-se por personagens bidimensionais e uma história muito fraca. As áreas onde podemos encontrar aldeias ou cidades são um pouco vazias, o que é compreensível para um jogo com a sua génese em iOS/Android mas que acaba por ficar um pouco aquém do que é esperado atualmente num RPG.

Um vilão a sério fuma sempre charuto. Sempre.

Um vilão a sério fuma sempre charuto. Sempre.

Isto não impede que a mecânica de jogo não seja altamente viciante, quer seja na constante descoberta de novos ingredientes como também na descoberta e até possível invenção de novas receitas cujos ingredientes e ferramentas necessárias nem sempre estão visíveis, obrigando ao jogador que faça tentativas constantes na busca daquele prato que vai vender imenso nesse dia. A vertente RPG está também bastante presente, sendo necessário fazer uma boa gestão da equipa, quer seja nos seus atributos (gerindo um estômago muito ou pouco cheio com pratos benéficos) ou nos seus equipamentos, que acabam por ter pouca variedade e que quase só podem ser adquiridos em lojas.

Os gráficos são muito similares a qualquer outro jogo saído do RPG Maker, mas suficientemente encantadores para acompanhar todo o jogo, assim como o design das personagens. Infelizmente o jogo não faz qualquer uso do ecrã táctil, servindo o mesmo apenas quase como um ecrã de apoio para visualizar alguma informação adicional (ou até uma visualização constante do dia em que está o jogo, assim como da classificação do bar). Os menus são relativamente intuitivos e a mecânica da cozinha também, limitando-se à escolha de materiais a serem utilizados. A organização do inventário é aceitável mas à medida que o número de receitas vai aumentando, a sua navegação vai sendo mais difícil, apesar de podermos ordenar por preço, benefícios, entre outros critérios.

A música e os efeitos sonoros não são nada de memorável, mas também não remetem imediatamente para um joguito baratucho da App Store, sendo agradáveis e adequados à experiência de jogo. Como seria de esperar, não existem vozes, limitando-se os efeitos sonoros ao básico dos básicos, sendo mais do que suficiente. A tecnologia 3D não é de todo utilizada neste jogo e a mesma seria completamente redundante. Adventure Bar Story é um jogo que serve perfeitamente para jogar um pouco a cada dia, não motivando maratonas de jogo muito longas, mas pequenos momentos de diversão, permitindo salvar em qualquer lado e assim parar a sessão de jogo quando quisermos, tornando-se ideal para quando queremos tomar partido da portabilidade da Nintendo 3DS.

Opinião Final:

Adventure Bar Story é uma ótima opção para quem quer um jogo simples e fácil de pegar em breves momentos, mas que igualmente providencie conteúdo suficiente para motivar a exploração e progressão no jogo. Conseguindo aliar a aventura típica de um RPG com uma mecânica mais simplista baseada na cozinha, Adventure Bar Story consegue criar uma experiência divertida e viciante, conseguindo transportar perfeitamente um jogo ideal para desfrutar on the go para a 3DS.

O que gostamos:

  • Jogabilidade intuitiva e viciante;
  • Fusão de um RPG e de um simulador de gestão de um restaurante (se bem que ambos a um nível muito simples);
  • Ótimo para jogar tanto em curtos como largos espaços de tempo.

O que não gostamos:

  • História quase inexistente e muito incipiente;
  • Menus de receitas e materiais rapidamente se tornam difíceis de navegar;
  • Mecânica de RPG pouco desenvolvida e demasiado simplista.

Nota: 7/10