Pelas mãos da Knapnok Games (estúdio responsável por Spin the bottle) e pela Nifflas’ Games (estúdio responsável por Knytt Underground), a Wii U recebeu recentemente mais um indie exclusivo: Affordable Space Adventures .
Neste título somos levados ate ao desconhecido planeta Spectaculon, a bordo de uma pequena nave de nome Smallcraft. Organizadas pela empresa Uexplore, a sociedade humana em Affordable Space Adventures parte em viagens, em que, sozinhos, exploram outros mundos por puro entretenimento, tal como funcionam os campos de aventura em ambientes selvagens atualmente.
Embora a taxa de sucesso da Uexplore seja bastante elevada (de tal maneira que todos os empregados estão de férias), a nossa viagem a Spectaculon não corre como esperado. Ao chegarmos ao planeta, depara-mo-nos com um cenário inóspito, sem qualquer tipo de assistência ou certezas do que vem a seguir, apenas de que encontraremos vários perigos, entre eles «restos» de uma civilização antiga. Estes artefactos encontram-se espalhados pelas vários zonas do mundo, possuem sensores que dependendo do caso, detetam a Smallcraft devido ao calor, som e/ou radiação libertados. É assim que somos identificados, tornando-nos a ser considerados como inimigos e inevitavelmente somos abatidos. A jogabilidade de Afordable Space Adventures passa assim por controlar a atividade da nave de maneira a progredirmos indetetados, ao mesmo tempo que enfrentamos outros perigos e adversidades.
No ecrã do Wii U GamePad encontra-se um painel de controlo em que, com um simples toque mudamos todo o comportamento da nossa nave. À medida que vamos progredindo pelo jogo, vamos tendo mais funcionalidades disponíveis, cada uma com as suas implicações nos gastos de energia por parte da Smallcraft. Começando apenas com um motor de combustão e uma sonda, ao longo do jogo vamos ganhando mais funcionalidades para este motor; um motor elétrico com varias funções e ainda outros bónus. Temos ainda desde o inicio uma sonda que nos permite identificar os nossos inimigos e a área em que os artefactos nos podem detetar, bem como lançar sinalizadores que nos serão bastante úteis para accionar interruptores e abrir portas, por exemplo.
Assim que identificamos os nossos opositores, nos contadores da nave uma seção passa a ser apresentada com uma cor alaranjada, o que indica o calor, eletricidade ou som que podemos produzir sem sermos descobertos. Estes contadores também estabelecem o máximo de energia que podemos utilizar atá a nave entrar em ebulição ou em curto-circuito, dependendo do motor que estejamos a sobrecarregar.
Tendo tudo isto em mente, percebemos o quão importante é a relação entre o Wii U GamePad e o que se passa na TV sendo este jogo, sem dúvida, um dos títulos que melhor aproveita esta característica que torna a Wii U única nesta geração, um pouco como Zombi U o fez no lançamento da consola no final de 2012.
À medida que avançamos no jogo, as dificuldades impostas pelos artefactos e pelo ambiente vão aumentando, começando os puzzles a ficar cada vez mais complexos. Ao longo do jogo encontraremos um total de 38 níveis, cada um deles constituído por vários desafios de perícia que envolvem, maioritariamente novos componentes da Smallcraft que vamos adquirindo ao longo do jogo. Neste ponto, embora os puzzles de Affordable Space Adventures sejam bastante variados, o jogo num todo torna-se repetitivo já que consiste em desbloquear um novo mecanismo da nave que é adicionado ao painel de controlo e que depois é testado com várias dificuldades impostas pelo ambiente.
O ambiente deste título talvez seja o ponto de maior destaque, apresentando realisticamente desde locais profundos até construções superficiais da civilização perdida e mantendo um tom mais cinzento ao longo de todo o jogo, o que combina com o sentimento de solidão e de frustração que qualquer humano sentiria após se sentir preso num planeta assustador enquanto procura por ajuda.
Para além da parte gráfica, é importante sempre referir na criação de ambientes ricos pelo seu detalhe e estilo artístico como os de Spectaculon, a banda sonora que o acompanha. Neste caso o som que nos acompanha ao longo da jornada é praticamente inexistente, o que por mais estranho que pareça é também um ponto positivo. É impressionante como mesmo olhando para um mundo 2D e para uma simples nave, a Knap Nok Games nos consegue imergir tanto no jogo, bastante devido ao som. Ao longo de todo o jogo, o único barulho que quebra o longo silêncio é o som da Smallcraft a arrancar e a andar, bem como alguns barulhos provocados pelos artefactos e outros inimigos de Spectaculon. Esta falta de qualquer outro som provoca uma ainda maior sensação de solidão e de incerteza, o que é exatamente o objetivo do jogo. Este facto vai também de acordo com um dos factores que influenciam a nossa progressão ao longo do jogo, o Som, já que alguns artefactos detetam também o som. Com esta ausência de música de fundo podemos ter uma percepção mais realista dos sons que a Smallcraft reproduz e assim controlarmos também este factor.
Assim que acabamos a campanha de Affordable Space Adventures, pouco temos mais para fazer, não existindo nenhum género de incentivo para que o rejoguemos, o que acaba por tornar este título numa experiência bastante curta, já que embora os puzzles sejam desafiantes, 38 níveis passam-se relativamente rápido, o que deixa uma sensação de “quero mais” no jogar, que não é satisfeita.
Opinião Final:
Numa geração em que muitos jogadores se queixam dos grandes títulos AAA, os jogos independentes têm-se mostrado como uma alternativa muitas vezes original,embora mais simples no geral conseguem ser muito divertidos, como é o caso de Affordable Space Adventures. À primeira vista, poderá parecer que este jogo não é nada de especial, no entanto assim que nos mergulhamos em Spectaculon e assumimos o controlo da Smallcraft, esta opinião muda drasticamente, embora o jogo possua também as suas limitações.
O que gostamos:
- Puzzles desafiantes;
- Estilo artístico;
- Ambiente de Spectaculon.
O que não gostamos:
- Longevidade curta;
- Repetitivo na organização da jogabilidade.
Nota: 8/10