Se, tal como eu, não sabem pintar ou desenhar muito bem mas gostariam de aprender a fazê-lo, ou se, por outro lado já o conseguem mas estão interessados em conhecer novas técnicas, estilos e métodos, então Art Academy é definitivamente para vocês.
Esta série da Nintendo é explicada diretamente a partir do título, isto é, é uma academia de arte em que poderão ir aprendendo desde técnicas básicas para ficarem mais familiarizados com o mundo da arte até elaborar peças complexas e bastante detalhadas como a representação de paisagens.
Nesta franquia encontramos sempre o professor Vince, alguém com ares renascentistas e que faz lembrar Leonardo da Vinci (e sendo o nome uma possível referência a Vincent Van Gogh), sempre acompanhado pelo seu cão Bacon (talvez uma alusão ao artista britânico Francis Bacon (não confundir com o filósofo Francis Bacon, que embora pertença à mesma linhagem do artista, não está relacionado com a pintura ou desenho)). Estes dois irão acompanhar-nos ao longo do nosso percurso como artistas e irão ensinar-nos várias técnicas preciosas, que, se tivermos disposição e dedicação suficientes podem mesmo vir a dar frutos, e, após algumas lições notarmos melhorias nos resultados obtidos.
Art Academy: Atelier, exclusivo Wii U lançado no passado dia 26 de junho, é fiel ao resto da série e o que oferece ao jogador é precisamente o que se refere em cima, bem como algumas funcionalidades próprias. Na verdade, Atelier não é o primeiro Art Academy a chegar à Wii U, a SketchPad cabe esse título. No entanto, este último não oferecia nem pouco nem mais ou menos o que este novo jogo disponibiliza, trata-se apenas de uma versão simplificada em que temos ao nosso dispor várias ferramentas, mas que me contrapartida não existem quaisquer aulas. O especial foco é o desenho livre para publicar no Miiverse desenhos mais detalhados e coloridos, em contraste com os que até então eram publicados devido à limitação de ferramentas de desenho. Podemos afirmar então que Art Academy: Atelier, embora não sendo o primeiro, é sem dúvida o único Art Academy completo da Wii U até ao momento e que se mantém fiel ao que já vimos em entradas anteriores para outras plataformas.
Um dos pontos positivos que há a referir é como o hardware da Wii U se adequa perfeitamente a este jogo, mais até que o das portáteis Nintendo. Digo isto por duas razões: A primeira é de que o Wii U GamePad, sendo maior que as consolas referidas, tem também um ecrã maior, o que permite a que possamos desenhar mais livremente e sem tantas dificuldades no que toca a pormenores muito pequenos que queremos incluir na obra; A segunda é de que enquanto desenhamos no ecrã do comando, podemos ir olhando para o ecrã da TV e constatar como está a nossa obra em alta definição o que permite a distinção de pormenores que não conseguimos observar no Wii U GamePad. Para além desta função, o grande ecrã está também sempre a reproduzir música, o que torna a experiência mais imersiva.
A música, tal como Vince e os cenários para onde somos levados, ajuda a criar um ambiente fantástico para despertar o artista que há em nós. Com uns toques renascentistas e harmoniosos, a banda sonora do jogo adequa-se perfeitamente ao que Art Academy almeja- criar nos jogadores o amor pelas belas-artes.
Em termos de opções e ferramentas de desenho, Atelier, tal como os restantes jogos desta série, não desaponta e oferece-nos um vasto leque de pinceis, lápis entre outros instrumentos de desenho que nos serão muito úteis nos mais diversos quadros.
As aulas têm um ritmo acelerado e que vos vão colocando vários desafios à medida que progridem nas mesmas. Para artistas iniciantes, nem tudo poderá correr bem à primeira, no entanto Art Academy não é penalizador e vai-vos acompanhando passo a passo em cada obra que vão criando, explicando rigorosamente como usar os contornos, a cor, como simular o brilho etc. Primeiro começamos com um tomate e vamos avançando até chegarmos a completos retratos e ilustrações de paisagens bem complexos, encontrando várias obras ligadas ao universo Nintendo pelo caminho.
De facto, por vezes Art Academy deveria ser mais julgador das nossas obras, comparando o nosso resultado com a proposta de Vince e, de uma maneira não desagradável, apontar o que fizemos bem e o que não fizemos tão bem ao longo do nosso processo criativo, de maneira a que assim possamos melhorar.
Quanto às funcionalidades exclusivas desta versão, estas passam essencialmente pela maneira como podemos partilhar o nosso trabalho. Temos, como em SketchPad, a opção de partilhar a nossa obra no Miiverse, o que é algo bastante positivo já que a comunidade não é depreciativa e está disposta a fazer críticas construtivas e que, por vezes, se as aplicarmos, poderão melhorar a qualidade geral da nossa obra. Existe ainda a possibilidade de gravar o nosso trabalho e colocá-lo no Youtube, bem como passar imagens para um cartão SD e posteriormente para o vosso computador, por exemplo.
Infelizmente são apenas estas as diferenças que se poderão considerar dignas de tomar nota já que o jogo fica muito preso ao que já foi anteriormente feito e não traz muito de novo, sendo que quem já tem um jogo Art Academy e conseguiu dele extrair bons resultados, não encontra grandes razões para investir em Atelier.
Opinião final:
Se estão dispostos a entrar no mundo da arte ou a aprofundar os vossos conhecimentos neste quesito, Art Academy é um excelente incentivo e que vos irá por à prova com obras complexas e que talvez nunca sonhavam conseguir fazer. O ambiente também ajuda bastante e, colmatado com o hardware da Wii U e com as várias maneiras de partilharmos os nossos feitos, oferecem uma experiência sem precedentes na série. Por outro lado há que referir a falta de novidades em relação ao que temos visto em outras entradas e o facto de que não existe praticamente feedback por parte do jogo quanto ao trabalho que vamos fazendo.
Art Academy: Atelier é então um bom jogo para quem esteja interessado nas belas artes e que, tenha também força de vontade já que apenas podemos julgar o trabalho da Nintendo nesta série mediante o esforço que cada um aplica a aprender.
O que gostamos:
- Banda sonora envolvente;
- Vince e Bacon de volta e com ajudas preciosas;
- Maior ecrã do Wii U GamePad permite-nos pintar mais facilmente;
- Várias maneiras de partilhar os nossos feitos.
O que não gostamos:
- Falta de novidades em relação a títulos anteriores;
- Falta de feedback quanto ao nosso trabalho.
Nota: 8/10