Análise – Assassin’s Creed Syndicate

AssassinsCreed_Syndicate_analise_1_portugalgamers

A Ubisoft traz-nos este ano um novo capítulo da série Assassin’s Creed. Depois de no ano passado a produtora ter lançado Assassin’s Creed Unity com uma grande aventura em Paris, deste vez somos levados para uma nova aventura por terras de Londres em Assassin’s Creed Syndicate.

Assassin’s Creed Unity no ano passado não foi tão bem recebido pelos fãs, pelo que este ano é grande a espetativa em redor deste novo capítulo. A produtora centrou-se em dar ao jogador uma experiência de jogo diferente, melhorando a mesma em relação a Unity.

Nesta nova aventura, temos um jogo com um estilo mais coeso e com uma história interessante e divertida. Uma aventura que para além da história inclui vários conteúdos extra (missões exclusivas para determinadas plataformas) e ainda missões secundárias que irão ter de concluir por Londres bem como itens para colecionar.

A nova história em Assassin’s Creed Syndicate passa-se em 1868, em Londres. Como já é hábito em Assassin’s Creed, esta será mais uma aventura de confrontos contra os templários. Os irmãos Frye, Jacob e Evie são os protagonistas desta aventura. Para além dos templários irá haver ainda um gangue, os Blighters. Irão ter de ter a melhor estratégia para os conseguir derrotar.

A cidade de Londres é fantástica e ficou bem retratada.

A cidade de Londres é fantástica e ficou bem retratada.

Em Londres a cidade é controlada pelos templários de Crawford Starrick, que circulam por todas as ruas da cidade e exploram todas as classes incluindo as crianças, que trabalham em fábricas. É aqui que Evie e Jacob terão de se unir para conseguir afastar estes inimigos dos cidadãos dando-lhe uma vida melhor. Evie tem a preocupação de resgatar uma peça de Eden que foi encontrada pelos templários e Jacob irá tentar reconquistar as ruas da cidade com o seu gangue, os Rooks.

Ao iniciarem a aventura irão ter de jogar com uma das duas personagens, ou Jacob ou Evie. Depois poderão mudar quando quiserem, toda a experiência que ganharem com uma ou com a outra personagem, as habilidades, os itens, acessórios, armas e todos os upgrades que fizerem irão ficar disponíveis para as duas personagens.

Syndicate passa-se na era da Revolução Industrial. Este é o episódio mais recente da série, em que as roupas e as armas daquela época estão presentes no jogo. Nos combates com os templários, poderão usar além do combate físico também facas, entre outros. As granadas de fumo para dispersar os inimigos também estão incluídas bem como a famosa lâmina já bem conhecida da série.

As armas que têm à vossa disposição são variadíssimas, consoante a vossa progressão poderão melhorá-las de modo a conseguirem mais facilmente derrotar os inimigos. Além das armas as personagens também podem ser melhoradas com atributos e habilidades. Cada personagem terá uma habilidade específica como por exemplo, em Jacob o mais indicado é o melhoramento em combate, enquanto que em Evie a capacidade que devem melhorar é a ação frutiva. O grupo de Jacob, os Rooks também poderão ser melhorados de forma a conseguirem reconquistar toda a cidade de Londres mais facilmente.

Em Unity vivemos uma grande aventura pela cidade de Paris, pelo que em Syndicate é fantástico ver uma cidade bem recriada tal como a Ubisoft já nos tem habituado.

Podem conduzir e "combater" com as carruagens para derrotar os inimigos.

Podem conduzir e “combater” com as carruagens para derrotar os inimigos.

Ao percorremos a cidade de Londres é incrível ver o pormenor de detalhe que a produtora usou para recriar grandes ruas e edifícios. Agora é possível conduzir em Londres carruagens com cavalos, em que podem até “combater” com as mesmas para derrotar as carruagens dos inimigos. A funcionalidade para subirmos para grandes edifícios é-nos agora facilitada com a introdução de um novo gancho com corda. Ao utilizarmos o gancho a nossa personagem sobe mais rapidamente ao topo dos edifícios, também é possível lançar um gancho de um edifício para o outro para acedermos de uma forma mais rápida. Podem também escalar os edifícios como faziam por exemplo em Unity, mas com a funcionalidade do gancho é mais rápida, a movimentação e a rapidez com que a personagem o faz é fantástica.

Por exemplo, num dos dias que estava a jogar Syndicate, decidi subir ao topo do edifício mais alto onde estava naquele momento e é fantástico observar toda a cidade, os telhados, as janelas a movimentação nas ruas, e ainda a circulação das carruagens pela cidade.

As missões que vos são propostas são bastante diversificadas, em que terão de derrotar um certo número de inimigos, ou até mesmo tentar não derrotar nem alertar nenhum inimigo para conseguirem concluir a missão. É fantástico ver as combinações possíveis de ataques que podemos fazer com a nossa personagem aos inimigos.

A jogabilidade em alguns momentos é muito rápida e poderá não dar ao jogador tempo para o mesmo desfrutar daquele determinado momento. Poderão notar algumas falhas quando conduzirem as carruagens dos cavalos a grande velocidade, com pequenos pormenores do cenários a aparecerem gradualmente.

O combate dá ainda mais realce a esta aventura.

O combate dá ainda mais realce a esta aventura.

O combate corpo a corpo ou até mesmo com as armas, cada um deles tem uma animação diferente. Podem efetuar grandes ataques, por exemplo, se estiverem num sítio mais alto que o inimigo, podem usar o ataque em que a nossa personagem desce velozmente e com um simples ataque elimina o inimigo, entre outros ataques que têm disponíveis. Irão encontrar ao longo da aventura inimigos repetidos, seria de esperar inimigos mais diversificados.

A possibilidade de lançar objetos e assobiar também vos será benéfico em algumas partes da aventura para conseguirem derrotar os inimigos. As animações dos ataques por vezes podem ter algumas falhas, ou serem repetitivos, o que deixa os fãs um pouco aquém das espetativas.

Syndicate melhorou muito em relação a Unity, não só pelo detalhe do cenário bem como as roupas das personagens, e claro os cidadãos a preencher as ruas de Londres. O grafismo dá ainda mais realce à aventura, com grandes pormenores de jogo a serem retratados no cenário. Como referi atrás é fantástico conduzir as carruagens dos cavalos e além disso também podem “combater” com a vossa carruagem para derrotar a dos inimigos.

Depois de concluírem a aventura, ou ao longo da mesma terão diversas missões secundárias para concluir e claro a cidade de Londres para explorar. Terão de conquistar todas as áreas de jogo, bem como assassinar determinados alvos que vos serão propostos, entre outros. Nos edifícios, podem ainda explorar os mesmos de modo a conseguirem colecionar todos os itens secretos que estão espalhados pelo cenário. Uma aventura que vos irá entreter por várias e longas horas.

As versões do jogo lançadas para a Xbox One e PC não incluem conteúdos extra que a versão Playstation 4 inclui. A versão Playstation 4, dá-vos acesso a missões exclusivas e ainda aos itens de pré-venda.

Os efeitos sonoros da aventura também se enquadram perfeitamente com a história não só quando estamos presentes no combate como ainda nas várias sequências em vídeo.

Opinião final:

Assassin’s Creed Syndicate é o mais recente capítulo da série depois do lançamento de Unity. Para os fãs de Assassin’s Creed, este é para mim uma das melhores aventuras da série. Poderá ser para alguns um ajuste de vários pormenores de Unity agora em Syndicate, com a jogabilidade e com o grafismo bem detalhado. Poderão explorar a cidade, acedendo a grandes edifícios com um gancho e uma corda para além da tradicional escalada que a Ubisoft já nos tem habituado. Se ainda não experimentaram nenhum jogo anterior da série poderão começar por Syndicate pois não se irão arrepender, com muitos segredos e muita história para explorar por Londres. Syndicate será um dos melhores episódios da série Assassin’s Creed.

O que gostamos:

  • Cidade de Londres bem detalhada;
  • Gráficos impressionantes;
  • Diversidade de missões e itens para explorar;
  • Novo item, gancho com corda, facilita na exploração da cidade.

O que não gostamos:

  • Alguns bugs;
  • Inimigos e animações de combate repetitivas.

Nota: 8,5/10