Análise – Batman: The Telltale Series – Episódio 5: Cidade de Luz

A análise abaixo contém informações detalhadas sobre elementos da primeira temporada, caso queiram evitar spoilers é aconselhado lerem apenas a opinião final.

Finalmente chegamos ao último episódio da temporada de Batman: The Telltale Series e este promete ser o episódio onde os jogadores irão finalizar em definitivo todas as “dividas” com Harvey Dent, Selina e a própria população de Gotham, além, é claro de colocar um fim em todo o caos que os Filhos de Arkham causaram.

Logo de inicio os jogadores são colocados na pele do Bruce Wayne a recuperar dos últimos fracassos e decepções com o Batman e membro da família Wayne. Finalmente o mesmo começa a enfrentar os fantasmas do passado e da família de forma a assumir em definitivo a posição como vigilante nas sombras de Arkham.

Cidade de Luz, tem como grande fator positivo a sua sólida e na maior parte do episódio satisfatória conclusão de todas as linhas narrativas que estavam a ser desenvolvidas até então, ao trazer até aos jogadores mais habituados com a franquia, as histórias da personagem com grandes surpresas. Toda a temporada foi apresentada através das personagens, Harvey Dent, Cobblepot, Selina, Alfred e até os pais de Bruce Wayne. O jogador foi constantemente questionado sobre o seu verdadeiro conhecimento e crenças nestas personagens, ao coloca-los em todas as situações que raramente tinham sido apresentadas em outras midias e que se mantêm até ao último episódio, com momentos em que o jogador nunca tem completa certeza da escolha para que determinada consequência aconteça.

Com isto, existem elementos de decisão na pele de Bruce Wayne ou Batman que durante toda a temporada vão além de uma mera perceção do jogador sobre determinadas personagens. Faz com que, até os maiores fãs das personagens não dependam unicamente do seu conhecimento prévio adquirido em outras obras da personagem e que incentiva a ver cada personagem de maneira única, a pensar constantemente qual seria a melhor decisão com base naquela versão da personagem.

O episódio Cidade de Luz traz ao jogo uma boa combinação entre diálogos, momentos de investigação e ação a finalizar com uma luta intensa, melhor adaptada e cheia de sentimentos de ambos os lados. Infelizmente, a parte técnica acaba por mais uma vez ter uma influencia negativa na experiência, com uma constante falha em vários momentos da legenda, além, é claro, das já habituais quedas de fps. Algo que parecia um problema do passado volta neste episódio com determinados momentos da história o jogo sem nenhuma explicação lógica.

Este episódio principalmente mostra algo que em muitas histórias é questionado, o quanto Batman é uma solução ou um perigo ainda maior, já que revelações do passado servem como um plot twist inesperado para aquele que desde o primeiro episódio sempre foi um grande vilão, mesmo sem um rosto.

Talvez este seja o jogo que melhor vem definir a estratégia da Telltale com os jogos recentes, um sacrifício da parte técnica de maneira a oferecer um desenvolvimento relativamente rápido de múltiplas séries e episódios. Uma decisão que para muitos vem a revelar-se terrível já que sem esse cuidado técnico, muitos jogos acabam por dar ao jogador uma experiência constantemente quebrada em vários pedaços e assim perde-se uma excelente oportunidade de se destacar ainda mais pela história e personagens.

Como já era de se esperar, o final do episódio deixa algumas possibilidades para uma segunda temporada, com um momento que talvez muitos fãs já estivessem à espera, mas nunca deixa de ser um abraço direto no coração ao mesmo tempo que leva a questionar-se até onde mais uma vez, Batman é o herói de Gotham (sombria e violenta) ou se esse clima de Gotham é uma consequência daquele que muitos consideram um herói.

Opinião final:

Em resumo, este último episódio, Cidade de Luz e toda a temporada de Batman The Telltale Series surpreende por apresentar uma versão de Batman que constantemente leva os jogadores numa viagem de expetativas e frustrações do seu conhecimento, algo que com toda certeza agrada tanto os fãs mais intensos quanto os recém-chegados. A temporada funciona perfeitamente numa mistura constante entre conceitos novos e antigos com personagens e diálogos muito bem desenvolvidos e que muitas vezes perdem todo o seu brilho pelos problemas técnicos que o jogo apresentou em todos os episódios.

Esta série teve altos e baixos, mas quando foi revelada aos jogadores apresentou uma história de qualidade. Superou todas as expetativas com uma qualidade constante até ao final e que de certeza irá incentivar o jogador a voltar a jogar uma nova versão de Gotham na próxima temporada.

Do que gostamos:

  • Final de temporada digno daquilo que vinha sendo apresentado;
  • Historia que constantemente surpreende os jogadores;
  • Combinação entre Bruce Wayne e Batman que não deixa a desejar em nenhum momento;
  • Episódio bem equilibrado em todos os seus elementos narrativos.

Do que não gostamos:

  • Constantes problemas na legenda;
  • Problemas técnicos  tornam-se demasiados óbvios neste episódio;
  • Falta de compromisso da Telltale com uma série que poderia ser perfeita.

Nota: 9/10

Nota: 9/10 (Nota da Temporada)