Em termos de Kinect podemos dizer que o periférico de captura de movimentos da Microsoft, já teve mais impacto nas bibliotecas de jogos das consolas Xbox. Na Xbox 360 chegou mesmo a ser um sucesso de vendas e consequentemente com um leque de jogos considerável lançados para o mesmo, alguns com algum sucesso também. Porém, e apesar de ter deteção e precisão muito maiores na Xbox One, a famigerada câmera de outrora tem vindo a perder muito destaque, especialmente porque não vem incluído na compra da consola, ao contrário do início de vida da mesma.
Esta alteração acabou por ditar que muitas pessoas ao adquirirem a Xbox One acabaram por optar pelo modelo sem Kinect, por ser mais barato, e consequentemente é bem notório que a atenção dada a este diminuiu drasticamente em termos de software lançado para o mesmo. No entanto ainda existem alguns estúdios a trabalhar a fazer jogos que demonstram que o Kinect não está “morto” e a Virtual Air Guitar Company é um desses que continua a provar com já alguns lançamentos que o periférico ainda tem boa utilidade e potencial.
Beatsplosion é uma mistura de jogo rítmico com fitness no qual navegamos por níveis em cima de uma plataforma e temos de atingir cristais ou desviar-nos de obstáculos ao mesmo tempo que acompanhamos a música que vai aumentando a batida conforme a dificuldade. Ganhamos mais pontos conforme a nossa precisão ao atingirmos os cristais, claro, sendo ideal darmos os socos na altura certa, tal como num outro jogo de ritmo.
Graficamente o jogo é bastante apelativo apesar de algo simples, o que tem sido a marca de reconhecimento do estúdio. Já em Boom Ball e Squid Hero era-nos oferecido um visual que apesar de simples é bastante apelativo e colorido. A precisão de captura de movimentos, como era de esperar, está bastante boa apesar de não totalmente perfeita mas isso não é algo que interfira com a experiência de jogo. Por vezes sente-se que temos de nos antecipar um pouco, especialmente nas músicas mais mexidas, de resto em modo geral está bastante bom.
Inicialmente podemos ficar com a sensação que estamos perante um jogo Kinect bastante simples pois nos níveis iniciais apenas temos de dar um simples soco para esquerda e para a direita. Porém após alguns níveis dá para perceber que podemos estar perante algo que pode seriamente nos proporcionar algum exercício físico. Os níveis aumentam as batidas por minuto (bpm) e também atiram-nos com cristais em posições diferentes e obstáculos contra nós. Podemos ganhar até cinco cintos de perícia até um desafio de cinturão negro a 200 batidas por minuto que não é para todos.
O jogo também grava o tempo que jogamos semanalmente e é uma boa alternativa a quem não tem muito tempo ou disponibilidade para ginásios ou até mesmo preparativos para exercícios caseiros. O jogo de facto puxa pela nossa aptidão física e níveis mais avançados são verdadeiramente testes físicos. Não que seja uma alternativa 100% viável para uma dieta e dedicação física mas com uso regular tenho a certeza que ajuda.
A um preço bastante apelativo e com jogabilidade muito divertida e fácil de jogar a qualquer altura, Beatsplosion é mais uma prova das possibilidades do Kinect. As músicas são bastante agradáveis e ficam no ouvido apesar de não ter muita variedade. O jogo peca um pouco nesse aspecto. Existem tabelas classificativas para nos compararmos ao mundo e de vez em quando ficamos com “aquele bichinho” para conseguirmos bater o nosso próprio recorde.
Opinião final:
Beatsplosion não é, com certeza, um jogo que apele a todos. Faz-nos levantar do sofá e ter de mexer o corpo. Exige. Puxa pelo jogador, e isso é bom. O que aparentemente é “mais um joguinho para Kinect” trata-se na verdade de um jogo bem divertido que acaba por contribuir, com mais ou menos intensidade, para algum exercício regular caso haja dedicação para isso. Mesmo assim não havendo é sempre um título para jogar ocasionalmente e dar o uso merecido ao Kinect. O preço atrativo e a facilidade de simplesmente começar a jogar de imediato fazem de Beatsplosion um bom jogo e recomendado para quem ainda quer dar uso ao periférico da Xbox One além dos comandos de voz.
O que gostamos:
- Simples e divertido de começar a jogar;
- Músicas boas e mexidas apesar de pouca variedade;
- Surpreendentemente bom para algum exercício físico regular.
O que não gostamos:
- Os níveis mais avançados poderão ser demasiado puxados para utilizadores casuais;
- Visuais apesar de agradáveis são algo simplificados.
Nota: 8/10