As portáteis da Nintendo têm vindo a ser mais reconhecidas pelo público mais infantil especialmente pelos jogos mais casuais e com mais ênfase desde o lançamento da primeira Nintendo DS com o “boom” da utilização da “stylus” – a caneta específica para uso no touch screen da consola. A série Cooking Mama tem sido uma série que opta por esse modelo de jogo. Com esta nova entrada na série será que irá abrir novos horizontes?
Algo que sempre foi reconhecido nos jogos Cooking Mama foi a multitude de conteúdo e este Bon Appétit não é excessão à regra. Aqui teremos muito por onde nos ocupar como tarefas a cumprir, lições para aprender, legumes para plantar e até ajudar em loja. Estas tarefas “secundárias” são interessantes e adicionam ao jogo porém nunca chegam a ter o mesmo interesse de ajudar a Mama na sua cozinha.
Como sempre, iremos descobrir receitas variadíssimas desde simples snacks aos pratos mais cuidados tais como sushi e outros (mais delicados) pratos. Errar não consta no menu pois contamos sempre com a ajuda da Mama para que as coisas saiam sempre bem.
Apesar destas ajudas a Mama irá sempre nos dificultar a nossa vida culinária. Quando tarefas que normalmente seriam complicadas como atirar carne desde o cortador para o prato a coisa complica-se com o prato a ser afastado gradualmente para que a velocidade com que se atira a carne tenha de ser calculada. São pequenos promenores destes que adicionam um pouco ao desafio e evitam o jogo de ser demasiado fácil.
Alguns dos desafios não são, no entanto, assim tão divertidos. Algumas das instruções dadas não são completamente claras e por vezes vemo-nos a aleatóreamente abanar a caneta de qualquer maneira contando um pouco com que a sorte esteja do nosso lado. Alguns desafios são mesmo quase impossíveis de passar à primeira e desde logo agradece-se a inclusão do tutorial para tentarmos “aquela parte” específica.
O objetivo principal em todos os pratos é atingir uma pontuação de “perfeito”. O que isto quer dizer? Que se fizermos o mínimo erro durante a confeção do prato este mesmo acabando por ser feito nunca terá essa almejada pontuação. O modo de treino ajuda-nos um pouco mas apenas aligeira a frustração de cometer um erro para ter de tentar tudo de novo o que pode aborrecer bastante especialmente nas receitas mais complicadas.
Todos os pratos completos desbloqueiam os mais diversos desafios e recompensas incluindo simples adereços para a cozinha da Mama. Outras recompensas aparecem em forma de novos pratos ou mini-jogos. Existem também os desafios de tempo no Cooking Dojo onde temos de trabalhar contra um contador implacável.
O jogo é inteiramente jogado com a caneta o que pode acabar por causar algum desgaste no ecrã inferior. A diversidade de movimentos é muita e, na sua maior parte, é divertida. Atenção para algumas receitas que por vezes são similares com outras o que pode levar a uma sensação de repetitividade.
Graficamente é o que se pode esperar de um título deste género sendo agradáveis e bem definidos. Os ingredientes são o suficientemente bem definidos para conseguirem serem minimamente diferenciados. Têm também suficiente qualidade para destacarem-se o suficiente dos títulos chamados de shovelware.
A diversidade de mini-jogos irão entreter durante horas porém não deixam de muitos serem demasiado repetitivos em relação a outros anteriores. Digamos que se trata de uma compilação de mini-jogos razoável mas que no seu todo acabam por retirar ao jogo alguma consistência e objectividade.
Opinião final:
Cooking Mama: Bon Appétit, tal como os seus antecessores, não é para todos. O valor pedido pode mesmo afastar por completo a hipótese de ter boas chances de vendas pois por esse valor consegue-se mais e melhor. Os amantes dos jogos casuais irão ficar agradados com o jogo devido à sua variedade e jogabilidade, porém para os demais será difícil arranjar um argumento forte o suficiente para justificar a compra especialmente com lojas de aplicações que oferecem títulos que podem mesmo rivalizar a qualidade e tempo de jogo, a preço zero.
O que gostamos:
- Típicos gráficos agradáveis e coloridos;
- Jogabilidade variada;
- Diversidade de desbloqueáveis e mini-jogos.
O que não gostamos:
- Preço pode ser demasiado elevado;
- Repetividade em algumas receitas;
- Sem objectividade é apenas uma coleção de mini-jogos.
Nota: 6/10