Análise – Dragon Quest Builders (Switch)

Amanhã, dia 11 de fevereiro, faz exatamente um mês desde que ficou disponível na Nintendo eShop da Nintendo Switch uma demo do novo sandbox RPG da Square EnixDragon Quest Builders. Neste jogo, que se trata de mais um spin-off da aclamada série Dragon Quest, o reino dos primeiros três jogos da série – Alefgard -, é-nos apresentado num estilo semelhante ao de jogos como Minecraft, ou seja, segmentado em várias unidades cúbicas que podemos destruir e recolocar. Nesse mesmo dia, publiquei uma antevisão, baseada numa versão do jogo a que tivemos acesso antecipadamente e que nos foi cedida pela Nintendo Portugal. Em grande medida, esta análise é um confirmar daquilo que antevira então.

Apesar de retirar muitos elementos de Minecraft, que se manifestam em vários aspetos de como Alefgard está estruturado e de como podemos interagir com o mesmo, Builders continua a ser um Dragon Quest, e, como tal, tanto o estilo artístico, como a banda sonora incrível e composta por várias peças harmoniosas e de ficar no ouvido, continuam presentes. Muitos dos monstros clássicos, desde os mais básicos slimes, continuam presentes e relembram-nos que mesmo estando perante um spin-off um tanto afastado do núcleo duro da série, nem por isso deixamos de estar perante o rico universo desta série da Square Enix.

A estória começa com um controlo total de Darklord de Alefgard, estando o mundo repleto de monstros perigosos. Já quanto aos humanos, esses perderam uma das suas mais essenciais habilidades: o poder de criar. Não conseguindo sequer compreender o que seja “criar”, estes estão sujeitos ao que a natureza lhes oferece, não conseguindo construir casas ou abrigos, ou mesmo juntar ingredientes e confecionar refeições minimamente decentes. E é neste contexto que surge o protagonista desta aventura, o único, claro está, escolhido para salvar a humanidade, com o seu poder de criar novos objetos, partindo de matéria-prima dada. Este universo pode ser muito fantasioso e irreal, mas continua a ser válida a Lei de Lavoisier, e portanto do nada, nada vem.

Está na altura de pôr as “mãos na massa” e acabar o reinado de terror do Darklord.

Como do nada, nada vem, há que em primeiro lugar recolher a matéria prima para as construções mais elaboradas. Assim, uma boa parte do tempo de jogo será gasta neste processo de recolha de recursos, importantes para o desenvolvimento de novas roupas, armas, ferramentas, fortificações da nossa base, camas, baús, e muito, muito mais. À medida que vamos avançando na aventura e descobrindo novos materiais, a quantidade de objetos que podemos criar vai aumentando de maneira vertiginosa, sendo por vezes até difícil de acompanhar este ritmo.

Esta torrente de possibilidades não é no entanto demasiado forte, sendo que o jogo está organizado de modo a que à medida que vamos progredindo, as missões que temos por fazer nos ajudem a aprender a lidar com as novas possibilidades e a saber como gerir bem a nossa cidade, o que é especialmente necessário pois teremos de tempos a tempos visitas pouco convenientes de monstros, que, não estando para conversas, querem mesmo arrasar aquilo que fomos construindo.

De facto, estas missões são necessárias para que possam descobrir novos locais e, com eles, novas oportunidades para criar. E é assim que funciona o método de progressão de Dragon Quest Builders, com novos objetos a ficarem disponíveis à medida que vamos avançando na estória e descobrindo novos locais e materiais, com base nas necessidades dos habitantes da nossa cidade.

É inexplicável o prazer de ver como a nossa cidade cresce de um par de ruínas até algo como se vê nesta imagem.

A estória do jogo está dividida em vários capítulos e no total levará cerca de 40 horas a ser concluída. Em cada capítulo vamos construindo e fortificando cidades diferentes, com habitantes diferentes, com necessidades diferentes, e que portanto levam a também missões diferentes. No final de cada capítulo defrontamos um inimigo mais forte que o habitual – um boss – e, caso sejamos bem sucedidos, a escuridão é afastada dessa região de Alefgard e partimos para a salvação de outras regiões ameaçadas pelo domínio do Darklord.

Tal como referido na antevisão, devido a todos estes elementos Dragon Quest Builders é uma experiência muito mais linear que Minecraft e outros jogos deste género, o que poderá ser visto como um defeito por alguns jogadores. Contudo, parece-me que a Square Enix conseguiu encontrar um bom equilíbrio entre o que caracteriza a série Dragon Quest, como os cenários, a banda sonora e a “fauna” de monstros, e os elementos que vai buscar a Minecraft. Caso não existisse este sistema de progressão, aliado ao enredo por detrás, por mais simples que seja, seria bastante difícil de ver o que poderia realmente oferecer Dragon Quest Builders de novo que o tornasse único face a Minecraft e outros jogos deste género.

Apesar deste equilíbrio ter sido alcançado, seria interessante ter alguma opção multijogador, seja  um modo cooperativo para a história, seja num outro modo alternativo como poder criar à vontade a nossa cidade com amigos. Não nos parece que seria algo que tirasse o destaque ao modo a solo (em que Builders se foca e que é o seu diferencial), ou que tornasse o jogo perigosamente idêntico a outras ofertas no mercado.

Apesar de terem a companhia dos aldeões, este é um jogo em que terão de se saber desenvencilhar sozinhos.

Outro ponto que tenho de salientar é que a interface de criação de novos itens poderia estar desenhada de outro modo. O menu trata-se de uma lista (que se torna longa) com uma só coluna, dividida em vários segmentos, o que poderá tornar mais difícil e demorado o processo de encontrar o objeto que queremos criar. Seria preferível ter os vários segmentos em separadores diferentes, ou, mesmo as duas opções, estando a atual maneira de percorrer os menus num separador “All”, a título de exemplo.

Finalmente, há que notar que a versão Switch, embora bastante consistente e ideal para quem se quer aventurar neste jogo, por ser portátil e este título se dar bastante bem a curtas sessões de jogo, tem pontuais problemas de performance. Estes são mesmo bastante raros e não são demasiado incomodativos, mas existem e como tal, há que se tomar nota disso mesmo.

Opinião final:

Dragon Quest Builders não é o próximo grande jogo da aclamada série de RPGs da Square Enix, mas enquanto esse título não chega, é bastante capaz na sua missão de nos ocupar o tempo e nos fazer esperar pelo tão aguardado Dragon Quest XI. Embora seja fortemente inspirado por Minecraft, nem por isso deixa de ser um Dragon Quest, e a Square Enix fez um bom trabalho em manter o jogo com mecânicas, cenários e peças musicais suficientes para que não deixemos de sentir que, embora estando um pouco mais quadrado, continuamos em Alefgard. Dada a portabilidade da Switch, esta versão torna-se bastante persuasiva face às já disponíveis para PlayStation 4 e PlayStation Vita desde outubro de 2016. Mais linear que Minecraft, esta poderá não ser uma experiência para todos, especialmente pelo seu foco na narrativa e exclusivamente na vertente para um só jogador.

Do que gostamos:

  • Banda sonora, cenários e personagens bem ao estilo característico de Dragon Quest;
  • Ver a nossa base a crescer;
  • Imensas possibilidades para criar novos objetos;
  • Interação com os habitantes da aldeia;
  • Campanha com cerca de 40 horas…
  • que se mantém interessante com um enredo simples, mas capaz, por detrás.

Do que não gostamos:

  • Pontuais problemas de performance;
  • Ausência de funcionalidades multijogador;
  • Interface de criação de objetos.

Nota: 8/10