Análise – Driveclub

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Driveclub, chegou para arrancar, com o novo jogo de corridas na nova consola da Sony, depois de ter sido adiado.

Os estúdios, da Evolution Studios produtores da série WRC e Motorstorm chegam-nos agora com um novo jogo, Driveclub.

Driveclub, um jogo de corridas e também simulação automóvel que nos mostra um pouco de uma mistura de design de anteriores jogos produzidos pela Evolution Studios.
Para começar a jogar temos um vídeo curto de introdução ao jogo e de seguida o design dos menus que de certa maneira é parecido com o de MotorStrom.

Temos disponível vários modos de jogo, como corridas contra-relógio, desafios de drift, e mini-campeonatos. Em cada prova poderemos ganhar até três estrelas, consuante o lugar em que ficamos posicionados. Em todas as provas temos de ficar entre os três primeiros lugares para assim ganhar as estrelas, que nos faram progredir ao longo do jogo.

O modo online, é o modo em que podemos correr contra outros jogadores em várias provas que estarão disponíveis na Matchmaking. Existem duas opções ou juntam-se a uma das provas ou têm de esperar até que os jogadores entrem para a corrida. Apesar de ser algo que ainda não esteja a funcionar muito bem, a produtora quer melhorar este modo.

O carregamento das pistas e da apresentação em vídeo das mesmas torna o jogo bastante rápido. É possível ter acesso a várias vistas panorâmicas que nos permite ver a pista de jogo e também o grafismo do mesmo.
Algo que poderia ter sido englobado no jogo deveria ter sido a opção de fazer mudanças (mecânicas) no carro, isto é, por vezes é difícil progredir no jogo se não tivermos um bom carro. Para cada classe temos vários carros disponíveis, mas por vezes é necessário repetir eventos ou jogar o modo multijogador para subirmos de nível de modo a desbloquear novos carros.

Câmara interior do carro, uma das seis disponíveis.

Câmara interior do carro, uma das seis disponíveis.

Em relação às câmaras de jogo, no total seis, são bastantes interessantes, recomendo a quem tenha um volante que utilize a câmara de painel de instrumentos, em que vemos o interior do carro e claro, a pista à nossa frente. Sem dúvida uma experiência fantástica para quem possuir um volante.

Todo o grafismo de Driveclub está muito bem conseguido, desde pormenores de carros até mesmo ao cenário de jogo. Algo que decora a pista e também ajuda o jogador é facto de em cada curva consoante a dificuldade da mesma, são colocas bandeiras (vermelhas, amarelas e verdes) que nos permite ajudar a fazer as curvas, com um simples abrandamento ou até mesmo a travar o carro.

Em cada corrida é possível ganhar pontos de Prestígio se fizermos boas ultrapassagens, drift´s, derrapagens e caso façamos um troço de pista sem embater em nada, também ganhamos pontos. Estes pontos também são retirados caso o nosso veículo colida com outro, mesmo quando os adversários são os responsáveis pelo embate.

Quando os colisões são repetitivas ao longo da corrida a velocidade do mesmo vai alterar, podemos ver os danos visuais, vidros partidos, riscos ou amolgadelas no veículo.

Todos os pormenores do carro e cenário estão muito bem detalhados.

Todos os pormenores do carro e cenário estão muito bem detalhados.

Em relação aos cenários de terra batida, caso à nossa frente não tenha nenhuma proteção na pista, ou seja à nossa frente não exista algo que nos impeça de seguir em frente e embatermos lá, automaticamente cria-se uma espécie de parede invisível que não deixa que o carro ultrapasse o local da pista. Poderia ter sido criado algo em que o carro poderia ultrapassar aquela zona.

O som é de facto um ponto positivo pelo que a música é o próprio jogador que a escolhe. Não existem vozes no jogo. Algo que a Evolution Studios quis tornar o mais real possível foi o barulho dos carros, pelo que cada barulho dos carro foi gravado por dezasseis microfones. Consoante a cilindrada do carro temos um barulho diferente. Também se alterarmos as câmaras ao longo da corrida temos vários tipos de barulhos, é como fossemos nós próprios dentro do carro a ouvir o barulho do mesmo. Por exemplo se escolhermos a câmara interior do carro o som é mais abafado.

Ao conseguirmos ganhar os pontos de Prestígio permite-nos desbloquear novos carros, designs para os personalizar e mais alguns extras. Podemos também ganhar mais se superarmos por exemplo a pontuação de drift dos outros jogadores, ultrapassar uma determinada velocidade ou até mesmo se uma pessoa da nossa lista de amigos nos convidar para os confrontos.

O modo Club, em que criamos uma equipa ou juntamo-nos a alguma, é algo que faz com que o jogador fique agarrado várias horas ao jogo. Podemos ter no máximo seis jogadores no nosso clube, que nos permite ganhar pontos que serão acumulados para desbloquear novos carros, designs para o emblema do clube e claro mais importante de tudo subir de nível. Ao subirmos de nível é possível subir no rankings mundial do jogo.

Os gráficos são sem dúvida fantásticos.

Os gráficos são sem dúvida fantásticos.

A nível visual o jogo está fantástico, a condução, uma mistura de simulação automóvel também é algo que capta a atenção a mais fãs de jogos de condução. Simplesmente um jogo bastante divertido e que nos deixará agarrado durante várias horas de jogo.

Para quem gosta de jogar de vez em quando o jogo, pode experimentar o Tour em que têm mais de dez horas de condução. Mas se quiserem algo mais social e com várias horas de jogo terão a oportunidade de entrar para o modo Club e ajudarem a vossa equipa a progredir ao longo do jogo e a subir de nível.

Podem ver abaixo a nossa entrevista a Ben Gouldstone da Evolution Studios:

Opinião Final:

DriveClub é sem duvida um grande jogo de corridas, como foi referido acima, o visual e os pormenores dos carros estão bastantes reais. Apesar do modo online não estar a 100% têm outros modos, como jogar a solo ou no vosso Club. Para quem é fã de jogos de corridas e simulação automóvel este é sem duvida um bom jogo para jogarem e que vos deixará agarrados durante várias horas.

O que gostamos:

  • Visual espantoso;
  • Progressão ao longo do jogo;
  • Desafios;
  • Boa simulação automóvel;
  • Efeitos sonoros fantásticos.

O que não gostamos:

  • Pouca variedade de provas;
  • Penalização por embate não é coerente.

Nota: 7/10