Driveclub, chegou para arrancar, com o novo jogo de corridas na nova consola da Sony, depois de ter sido adiado.
Os estúdios, da Evolution Studios produtores da série WRC e Motorstorm chegam-nos agora com um novo jogo, Driveclub.
Driveclub, um jogo de corridas e também simulação automóvel que nos mostra um pouco de uma mistura de design de anteriores jogos produzidos pela Evolution Studios.
Para começar a jogar temos um vídeo curto de introdução ao jogo e de seguida o design dos menus que de certa maneira é parecido com o de MotorStrom.
Temos disponível vários modos de jogo, como corridas contra-relógio, desafios de drift, e mini-campeonatos. Em cada prova poderemos ganhar até três estrelas, consuante o lugar em que ficamos posicionados. Em todas as provas temos de ficar entre os três primeiros lugares para assim ganhar as estrelas, que nos faram progredir ao longo do jogo.
O modo online, é o modo em que podemos correr contra outros jogadores em várias provas que estarão disponíveis na Matchmaking. Existem duas opções ou juntam-se a uma das provas ou têm de esperar até que os jogadores entrem para a corrida. Apesar de ser algo que ainda não esteja a funcionar muito bem, a produtora quer melhorar este modo.
O carregamento das pistas e da apresentação em vídeo das mesmas torna o jogo bastante rápido. É possível ter acesso a várias vistas panorâmicas que nos permite ver a pista de jogo e também o grafismo do mesmo.
Algo que poderia ter sido englobado no jogo deveria ter sido a opção de fazer mudanças (mecânicas) no carro, isto é, por vezes é difícil progredir no jogo se não tivermos um bom carro. Para cada classe temos vários carros disponíveis, mas por vezes é necessário repetir eventos ou jogar o modo multijogador para subirmos de nível de modo a desbloquear novos carros.
Em relação às câmaras de jogo, no total seis, são bastantes interessantes, recomendo a quem tenha um volante que utilize a câmara de painel de instrumentos, em que vemos o interior do carro e claro, a pista à nossa frente. Sem dúvida uma experiência fantástica para quem possuir um volante.
Todo o grafismo de Driveclub está muito bem conseguido, desde pormenores de carros até mesmo ao cenário de jogo. Algo que decora a pista e também ajuda o jogador é facto de em cada curva consoante a dificuldade da mesma, são colocas bandeiras (vermelhas, amarelas e verdes) que nos permite ajudar a fazer as curvas, com um simples abrandamento ou até mesmo a travar o carro.
Em cada corrida é possível ganhar pontos de Prestígio se fizermos boas ultrapassagens, drift´s, derrapagens e caso façamos um troço de pista sem embater em nada, também ganhamos pontos. Estes pontos também são retirados caso o nosso veículo colida com outro, mesmo quando os adversários são os responsáveis pelo embate.
Quando os colisões são repetitivas ao longo da corrida a velocidade do mesmo vai alterar, podemos ver os danos visuais, vidros partidos, riscos ou amolgadelas no veículo.
Em relação aos cenários de terra batida, caso à nossa frente não tenha nenhuma proteção na pista, ou seja à nossa frente não exista algo que nos impeça de seguir em frente e embatermos lá, automaticamente cria-se uma espécie de parede invisível que não deixa que o carro ultrapasse o local da pista. Poderia ter sido criado algo em que o carro poderia ultrapassar aquela zona.
O som é de facto um ponto positivo pelo que a música é o próprio jogador que a escolhe. Não existem vozes no jogo. Algo que a Evolution Studios quis tornar o mais real possível foi o barulho dos carros, pelo que cada barulho dos carro foi gravado por dezasseis microfones. Consoante a cilindrada do carro temos um barulho diferente. Também se alterarmos as câmaras ao longo da corrida temos vários tipos de barulhos, é como fossemos nós próprios dentro do carro a ouvir o barulho do mesmo. Por exemplo se escolhermos a câmara interior do carro o som é mais abafado.
Ao conseguirmos ganhar os pontos de Prestígio permite-nos desbloquear novos carros, designs para os personalizar e mais alguns extras. Podemos também ganhar mais se superarmos por exemplo a pontuação de drift dos outros jogadores, ultrapassar uma determinada velocidade ou até mesmo se uma pessoa da nossa lista de amigos nos convidar para os confrontos.
O modo Club, em que criamos uma equipa ou juntamo-nos a alguma, é algo que faz com que o jogador fique agarrado várias horas ao jogo. Podemos ter no máximo seis jogadores no nosso clube, que nos permite ganhar pontos que serão acumulados para desbloquear novos carros, designs para o emblema do clube e claro mais importante de tudo subir de nível. Ao subirmos de nível é possível subir no rankings mundial do jogo.
A nível visual o jogo está fantástico, a condução, uma mistura de simulação automóvel também é algo que capta a atenção a mais fãs de jogos de condução. Simplesmente um jogo bastante divertido e que nos deixará agarrado durante várias horas de jogo.
Para quem gosta de jogar de vez em quando o jogo, pode experimentar o Tour em que têm mais de dez horas de condução. Mas se quiserem algo mais social e com várias horas de jogo terão a oportunidade de entrar para o modo Club e ajudarem a vossa equipa a progredir ao longo do jogo e a subir de nível.
Podem ver abaixo a nossa entrevista a Ben Gouldstone da Evolution Studios:
Opinião Final:
DriveClub é sem duvida um grande jogo de corridas, como foi referido acima, o visual e os pormenores dos carros estão bastantes reais. Apesar do modo online não estar a 100% têm outros modos, como jogar a solo ou no vosso Club. Para quem é fã de jogos de corridas e simulação automóvel este é sem duvida um bom jogo para jogarem e que vos deixará agarrados durante várias horas.
O que gostamos:
- Visual espantoso;
- Progressão ao longo do jogo;
- Desafios;
- Boa simulação automóvel;
- Efeitos sonoros fantásticos.
O que não gostamos:
- Pouca variedade de provas;
- Penalização por embate não é coerente.
Nota: 7/10