Análise – Driveclub VR

driveclub-vr_1_analise_portugalgamers

Começamos hoje as nossas análises aos jogos do Playstation VR, o novo sistema de realidade virtual da Playstation que chegou às lojas no passado dia 13 de outubro.

A nossa primeira análise é ao jogo de corridas, Driveclub VR. Tivemos oportunidade de analisar a versão original de Driveclub aquando do seu lançamento para a PlayStation 4, mas, se já não se lembram da nossa opinião sobre o mesmo, poderão recordar-se clicando aqui. Na altura foram lançados vários DLCs que vieram enriquecer ainda mais este jogo de carros, com novas pistas e veículos.

Driveclub VR é o primeiro jogo de simulação em realidade virtual que a Sony nos oferece para experimentar no PlayStation VR, dispositivo que também nos forneceu. Neste jogo temos a possibilidade de sentir como é estar dentro de um carro, dentro das várias e belas máquinas que este jogo de carros nos oferece.

Com o PlayStation VR podemos olhar em redor pelo cenário e ver o interior dos carros, os estofos, as mudanças, o monitor de bordo do carro, a vista da frente, traseira, laterais, etc. Dei por mim muitas das vezes na escolha do carro a usar em prova a apreciar os mais diversos veículos de que o jogo dispõe para seleção.

Durante a condução, em que estão no interior do veículo, poderão olhar pelos espelhos laterais e retrovisores, ou até mesmo olhar para trás, sim leram bem, basta virarem a vossa cabeça para trás para ver tudo o que se passa na retaguarda, se preferirem.

Irão ter desafios durante a noite e durante o dia.

Irão ter desafios durante a noite e durante o dia.

A produção desta nova versão VR esteve a cargo da Evolution Studios, que nos oferece uma experiência diferente da versão lançada anteriormente na PlayStation 4. Convém realçar que não necessitam da versão PlayStation 4 do jogo para jogarem esta nova versão, Driveclub VR. Podem adquirir as mesmas separadamente. Caso tenham jogado a versão original para a PlayStation 4 não irão poder fazer transferência de dados para esta nova versão para o PlayStation VR, pelo que a vossa progressão de piloto ou até mesmo de clube irá começar do zero.

Esta nova versão inclui novos veículos, pistas e modos de jogo que conferem ao jogo mais diversidade, apesar de estarem disponíveis menos veículos em relação à versão anteriormente lançada para a PlayStation 4. Em relação aos vários desafios, podem contar com corridas, provas de drift e provas contra-relógio.

Na versão original de Driveclub têm um modo “World Tour”, que também está presente em Driveclub VR, em que terão várias provas para superar a melhor classificação. Cada prova é constituída por três mini-desafios, como, por exemplo, completar a pista em 1º lugar, fazer mais do que “x” pontos na zona de drift, bater a velocidade que nos é pedida durante um troço de prova, etc. Consoante a vossa progressão em cada pista irão ganhar “estrelas” que vos permitem desbloquear novos eventos para poderem participar em novos desafios. Numa das corridas que fiz decidi ver o replay da minha prova, e é fantástico estar sentado no lugar de co-piloto e olhar para o piloto e ver como é que nós conduzimos, podemos apreciar a pista e olhar para o interior do carro ao mesmo tempo.

Consoante a vossa progressão neste modo irão desbloquear novos carros que poderão usar nas mais diversas provas. Temos também um novo modo de jogo, o “Cruise Mode” que vos permite apreciar todos os carros, as pistas e o cenário do jogo. Irão ficar sentados ao lado do co-piloto e depois é só apreciarem ao vosso redor a paisagem. Podem ainda sair para fora do carro e ver atrás das barras laterais de proteção de pista os carros a passar, o cenário, etc. E claro, não podia deixar de falar que o rigor dado a este jogo é magnífico. Por exemplo, dei por mim a apreciar folhas de papel e sacos do lixo a voar, como se fosse real, sem dúvida fantástico.

Irão encontrar pistas com grande variedade.

Irão encontrar pistas com grande variedade.

De entre as mais variadas pistas, irão encontrar corridas por países como Japão, Canadá entre outros. Locais que conferem a este jogo de corridas em realidade virtual grande pormenor e realismo. Por vezes torna-se difícil conduzir durante a noite, devido à pouca visibilidade que temos na pista para além das luzes do nosso carro.

Como referi anteriormente, com o PlayStation VR poderão estar no interior de um veículo como fosse na realidade e ver todos os pormenores do carro e as laterais, frente e traseira do mesmo. Ao começarem a corrida é vos dada a possibilidade de apreciarem o vosso carro das mais diversas perspectivas e ver como é bonita aquela grande máquina que muitas vezes vêm a passar numa estrada perto de vocês. Sem dúvida que o rigor dado a este jogo, mais concretamente aos carros, enriquece a experiência de jogo e realismo, o que nos leva a cada vez jogar mais e a experimentar novos veículos para apreciar o belo interior de cada máquina.

Ao entrarem dentro do vosso veículo podem ajustar o vosso campo de visão para cima e para baixo e, claro, também a profundidade do vosso local de visão. O PlayStation VR leva-nos mais além com a possibilidade de durante a condução observarmos todos os pormenores da corrida e, claro, os movimentos que fizerem com a vossa cabeça. Por exemplo, para verem a retaguarda através dos espelhos.

A experiência em si é fantástica ao conduzirem o carro com o vosso DualShock 4, que é o vosso volante, mas, caso possuam um volante para este jogo, poderão desfrutar ainda melhor desta experiência em que todos os movimentos que efetuarem serão mostrados no vosso ecrã.

driveclub-vr_3_analise_portugalgamers

Poderão consultar todas as informações de prova no interior do carro.

Outra das novidades da versão Driveclub VR é o vosso monitor de bordo no interior do veículo, em que vos é mostrada a velocidade do carro, número de voltas e mapa de jogo. Na versão original para a PlayStation 4 esta informação é colocada no canto do vosso ecrã, em Driveclub VR aparecem todas as informações no interior, em que, caso queiram consultar, terão de desviar a vossa cabeça um pouco para o centro do carro. Convém também realçar que há carros em que não é possível ver esses detalhes no interior do veículo tendo sido colocados os mesmo no canto do vosso ecrã.

Em relação à qualidade gráfica, a versão original para a PlayStation 4 apresenta-se melhor e com mais qualidade do que esta. O detalhe dado a esta versão PS VR é menor, mas não irá ser este pormenor que irá afetar a escolha do jogador em jogar este título de corridas.

Para os que ainda estão indecisos sobre esta versão do jogo carros de realidade virtual, podemos afirmar que não tivemos qualquer tipo de enjoos ou náuseas nas mais diversas vezes que jogámos este título. Claro que também poderá variar de pessoa para pessoa, em que poderá ser causado por virarem a cabeça de forma rápida ou algo do género.

Opinião Final:

Driveclub VR é o jogo ideal para mostrar no PlayStation VR um jogo de carros, especialmente pelo realismo sentido ao se conduzir as grandes máquinas deste jogo. Apesar do visual ser inferior à versão original para a PlayStation 4, não será este pormenor que irá pesar na compra deste jogo. Para quem gosta de carros e adquiriu o Playstation VR, de certeza que não se irá arrepender ao jogar este jogo.

Do que gostamos:

  • Possibilidade de apreciar o interior do veículo;
  • Exploração e variedade de conteúdo como se estivéssemos a conduzir na realidade.

Do que não gostamos:

  • Qualidade gráfica inferior à versão PlayStation 4;
  • Ausência de efeitos climatéricos.

Nota: 8,5/10