Mais um ano, um novo jogo da série FIFA. Este jogo da Eletronic Arts que todos conhecem de simulação de futebol regressa com uma nova edição.
Apesar da jogabilidade se manter no mesmo estilo do ano passado, teve algumas melhorias nesta nova edição.
Com a chegada das consolas de nova geração, as versões da Playstation 3 e Xbox 360 apresentam menor qualidade em relação às versões Playstation 4 e Xbox One, desde logo pelos gráficos do mesmo. Com a nova tecnologia da EA Sports, Ignite Engine, melhorou bastante o modo de jogo de FIFA e deu um passo importante nas consolas de nova geração. Neste FIFA 15 os jogadores, estádios foram os mesmos utilizados nas anteriores edições. Seria de esperar que estádios e jogadores fossem recriados novamente para este novo FIFA 15 de nova geração.
A nível visual, foram feitas algumas mudanças, mas os jogadores mais conhecidos são os únicos que se parecem com a realidade. Alguns jogadores da Seleção Nacional, ou da Liga Portuguesa são quase irreconhecíveis, só mesmo por exemplo, Júlio César, guarda-redes conhecido que está atualmente ao serviço do Benfica foi um dos jogadores que ficou bem retratado como também é o caso de Nani.
Os estádios também foi um dos aspetos melhorados tornando o ambiente mais real. O público ficou muito bem retratado, por exemplo na entrada das equipas em campo, podemos ver os adeptos a agitar bandeiras do seu clube e também a segurar cartões de apoio aos seus jogadores e ao clube. Também a apresentação das equipas, os árbitros e o cumprimento de fair-play estão muito parecidos com a realidade, apesar de muita gente não ligar a estes aspetos.
Podemos em FIFA 15, observar que agora os estádios e os campos estão mais compostos quer isto dizer podemos ver os treinadores a dar as indicações, os suplentes das equipas a aquecer, e todo o ambiente gerado em redor do jogo.
Outro dos pormenores, são as animações durante as substituições ou pausas para reposição de bola, cantos ou pontapés de baliza. No contacto direto com os jogadores podemos vê-los a discutir quando existe uma falta mais dura. As animações dos jogadores também foram alvo de melhoramento bem como as dos guarda-redes. O contacto físico com os jogadores está mais real desde a movimentação dos mesmos, a cortes, ou lances de corrida.
A reação dos jogadores faz com que o público reaja conforme a prestação da equipa, o que influencia a moral dos jogadores durante o decorrer do jogo.
A nível de jogabilidade em FIFA 15 temos uma boa fluidez de jogo, corrida dos jogadores, passes, livres ou cruzamentos. Um dos aspetos que vão notar do FIFA 14 para o FIFA 15 é a precisão de remate e força, o que para mim foi algo que me surpreendeu. Na anterior versão para controlarmos a força de remate teríamos de pressionar o botão conforme a força que queríamos ou a direção, mas desta vez um simples carregar suave no botão faz com que a força de remate ou passe seja maior.
Os vários tipos de remates estão mais realistas, desde remates para fora da baliza, fracos ou até mesmo sem direção. Por outro lado também podemos ter remates espetaculares e grandes golos, mas também depende do jogador e do pé de quem estamos a utilizar.
As fintas e os dribles foram também melhorados, sendo mais realistas e com truques impressionantes. Por exemplo, a finta muito comum no futebol de passar a bola por debaixo das pernas, em FIFA 15 está muito real. Ao passarmos pelo adversário faz com que caso ele seja ultrapassado o mesmo fica sem reação, estando muito parecido com a realidade. É fácil alterar o drible do jogador que possui a bola, ou seja se nos apercebemos que vem um jogador da equipa adversária tirar-nos a bola, podemos alterar a direção do nosso jogador com um suave toque no comando.
Os cruzamentos que fazemos ao longo do jogo também foram alvo de melhoramento, em que podemos ter cabeceamentos sem duvida sensacionais, e as animações aquando do cabeceamento torna a jogado mais realista.
As animações com os guarda-redes foi um dos pontos que a Electronic Arts melhorou. Existem animações muito boas, desde mergulhos, até mesmo remates muito potentes que o guarda-redes defende com muito estilo e animação, mas por outro lado há sempre aqueles pequenos erros de um guarda-redes.
Outro dos aspetos negativos, é o facto de se estivermos a ganhar podemos colocar bola na nossa defesa, próxima da nossa baliza ou até mesmo se estiver para acabar o jogo colocar o nosso jogador perto da linha de fundo de modo a segurar a bola até ao apito final de jogo.
Para mim é de destacar o facto de termos todas as equipas da primeira liga e equipamentos licenciados, por um lado irá captar a atenção a mais público Português a adquiri o jogo por ter no jogo a equipa da terra e a mesma estar licenciada.
A nível de festejos dos golos estão sensacionais, ou seja se marcarmos primeiro que a equipa adversária os festejos são efusivos, ou até mesmo, caso esteja perto do final do jogo e esse golo garanta a vitória. Os festejos podemos ser nós próprios a fazê-lo se combinarmos as teclas que são pretendidas para aquele determinado festejo pré-definido.
O relato de jogo apesar de ter algumas frases iguais ao de FIFA 14 também se adaptar à situação que vai decorrendo ao longo do jogo. O ambiente e os cânticos do público faz com que o ambiente se torne como fosse realidade.
Em relação aos modos de jogo, temos os desafios antes de entrar em campo, enquanto o jogo está a carregar. O modo mais popular o Ultimate Team, temos a possibilidade deste ano fazer empréstimos, opção que não existia em FIFA 14.
O que chama a atenção a mais fãs, a abertura de packs é algo que cativa os jogadores a jogar este modo, em que a sorte dependo dos jogadores que vão saindo. A sorte varia de pessoa para pessoa, dependo do numero de packs que irão adquirir.
Agora na Gestão de Equipa é possível alterar de uma forma mais eficaz o onze da nossa equipa e os suplentes. Temos também disponíveis várias táticas em que podemos escolher uma das existentes ou se quisermos podemos ser nós próprios a criar.
Outro destaque é o regresso do modo de Torneio em que podem jogar 11 contra 11 ou também o modo Co-op Season em que podem juntar dois jogadores para jogarem online contra outras duas pessoas.Também o modo Match Day está presente em que podemos fazer o encontro com as equipas que vão jogar na realidade. É possível ver a classificação e notícias dos clubes, bem como os próximos jogos. Este modo vocês podem jogar em FIFA 15 antes do jogo ser feito na realidade.
Opinião final:
FIFA 15 apresenta-nos muitas novidades, é de realçar as animações e jogabilidade. A EA “afinou” um pouco esta nova versão em relação à do ano passado, mas podemos encontrar algumas falhas.
Algo que deveria ser melhorado e que já referi acima, seria o aspeto dos jogadores de modo a tornarem-se o mais parecidos com a realidade.
Para quem ainda não comprou nenhum jogo de futebol de nova geração (FIFA 14) têm aqui uma boa oportunidade para dar um “salto” para a nova geração e testar estas novas funcionalidades em FIFA 15.
O que gostamos:
- Jogabilidade melhorada;
- Visual melhorado;
- Ligas e equipas licenciadas;
- Ambiente nos estádios;
- Modo Ultimate Team melhorado (possibilidade de empréstimos de jogadores);
- Guarda-redes melhorados.
O que não gostamos:
- Retrato de jogadores é quase irreconhecível, só os mais conhecidos estão bem retratados;
- Alguns bugs;
- Versão Playstation 4 e Xbox One deveria ter opção para português.
Nota: 8/10