A série anual da EA Sports está de volta com o seu simulador de futebol, FIFA 16.
Sempre com grandes sucessos, a versão deste ano de FIFA 16, vem provar novamente este ano, com um jogo com muitos modos de jogo, quer online e offline, e com vários desafios para poderem concluir. As licenças dos campeonatos, equipas, estádios e outros modos também estão presentes, conferindo a mesma qualidade que os anteriores títulos da série.
Depois de no ano passado termos sentido uma mudança de FIFA 14 para FIFA 15, este ano podemos dizer que esta versão FIFA 16 traz uma maior estabilidade bem como uma atualização de grandes pormenores e jogabilidade. Os movimentos dos jogadores foram melhorados, tornando possível fazer dribles sem a bola, quer isto dizer que poderão simular algumas fintas com o jogador sem o mesmo ter a bola. Os dribles poderão fazer com o analógico direito ou com o esquerdo.
A EA Sports decidiu incluir em FIFA 16 um sistema para ajudar os jogadores caso não tenham experimentado nenhum jogo da série. Terão pequenas ajudas (é possível remover através do analógico), em que vos explica qual a tecla que podem usar, para o drible, para rematar, cruzar, entre outros. Terão ainda os passes normais de jogo, como o passe normal, o passe em profundidade e o passe por alto. Agora poderão usar os passes com maior velocidade a fim de conseguirem enviar a bola ao jogador com maior rapidez que os adversários. Por um lado, este passe pode ser traiçoeiro caso utilizem o mesmo quando estão perto do jogador a quem querem passar, visto que o adversário irá mais facilmente intercetar a bola.
Os desafios de perícia continuam presentes, em que poderemos jogar selecionando os desafios no menu, ou antes de começar o jogo no modo de treino. Terão vários desafios disponíveis, desde desafios para defender, para atacar, drible, entre outros. A dificuldade vai aumentando gradualmente até conseguirmos conquistar todos os desafios.
A jogabilidade foi aperfeiçoada em relação a FIFA 15, temos os jogadores mais coesos, com a forma de controlarmos o movimento, bem como os passes, remates e a interação com o adversário torna o jogo mais realista e mais perfeito.
A dificuldade de jogo foi uma das alterações que a EA Sports melhorou no jogo. A dificuldade máxima, ou seja a dificuldade “Lendário”, teve grande alteração, em que com as novas mudanças na Inteligência Artificial – IA, o adversário torna-se bastante coeso e com uma fantástica troca de bola. Quase não tem hipóteses para cortar a bola, em muitas situações a IA foi melhorada em demasia que não conseguem sair do vosso próprio meio campo. A forma como o adversário passa pelos nossos jogadores, ou até mesmo os grandes cruzamentos ou dribles é fantástica, por um lado vai obrigar o jogador a baixar o nível de dificuldade para conseguir derrotar o adversário. Pode até tornar-se abusivo pela forma de como vamos cortar a bola, o árbitro não vai perder tempo sem vos mostrar um cartão. Podem até às vezes pensar, como é que possível o árbitro mostrar um amarelo ou vermelho neste lance, mas às vezes é tão injusto que pode tornar-se frustrante.
A dificuldade é tão elevada que por vezes caso utilizem uma equipa com o máximo de estrelas, contra uma equipa de uma ou duas estrelas quase não conseguem cortar as bolas, pois a IA, foi tão melhorada que nem vamos conseguir “praticar um bom futebol”. Para quem gosta de desafios poderá ser uma boa forma para conseguirem superar a equipa adversária, mas por outro lado, alguns jogadores irão ter de baixar a dificuldade de jogo.
O contacto com o adversário corpo a corpo, também foi alvo de melhoramento, tornando-se mais realista, sendo possível observar grandes jogadas de futebol que por muitas vezes levam a grandes golos.
Em relação ao online, podemos dizer que está bastante bem conseguido, com uma fluidez de jogo rápida. Poderão encontrar um ou outro pormenor não tão bem conseguido mas de uma forma geral está mais realista.
As partidas que disputamos foram bastante vivas, com o resultado a discutir-se até ao último minuto, ou na recuperação do resultado terminado com a nossa vitória. Como em todos os jogos de futebol na realidade, por vezes nem sempre a equipa com mais domínio e remates é a vencedora, mas foi isso que nos aconteceu em alguns jogos, com o adversário a fazer um contra-ataque e a conseguir terminar com a vitória. É frustrante para alguns jogadores mas, foram algumas falhas que tivemos em que o adversário conseguiu aproveitá-las. A produtora tentou tornar o jogo o mais realista possível com a realidade, pelo que o resultado não foi alguma falha deles, ou por qualquer outro motivo, mas sim pela forma como jogamos, ou por termos errado um determinado passe, ou uma tática que escolhemos mal definida que o adversário aproveitou.
Em relação às licenças, como referi acima, teremos clubes oficiais, estádios, cânticos, entre outros. As ligas principais e secundárias de vários países estão licenciadas enriquecendo ainda mais o jogo.
O ambiente do estádio também foi melhorado, tornando-se incrível, pela forma de como os adeptos nos apoiam com fantásticos cânticos. O ambiente de jogo esta mais vivo, em que por exemplo, os adeptos vão puxar pela vossa equipa caso estejam a perder e nem só. O apoio dos adeptos torna o jogo mais realista, até parece que estamos a viver o jogo sentados numa cadeira no estádio.
FUT Draft é o novo modo de jogo de FIFA 16.
Como é hábito na série FIFA terão vários modos online em que a diversidade é muita, com o modo Ultimate Team, o de modo Épocas, o modo Seasons e ainda a novidade deste ano em FIFA 16 o modo FUT Draft.
FUT Draft, é o novo modo de jogo que se estreia em FIFA 16. Irão ter de formar a vossa equipa entre cinco opções que irão ter disponíveis para cada posição no campo. Como no FIFA Ultimate Team, o estilo da química é fundamentar para o equilíbrio da mesma. É fundamental terem uma boa química de forma a conseguirem uma equipa mais forte, pois podem ter um jogador de 89, por exemplo, mas se a química não for a indicada para a equipa não vos irá valer de nada. Este modo dá ainda a possibilidade de terem os melhores jogadores na equipa. Depois de formada a equipa vão poder saber qual o ranking da mesma.
As recompensas que vos são dadas caso joguem online ou offline, são definidas consoante o nível de dificuldade que selecionarem.
Para participarem nos torneios terão de gastar 15.000 moedas de ouro ou comprar, o que equivalente a três euros. Não é fácil obterem as quinze mil moedas pelo que quem não quiser gastar dinheiro para as conseguir, poderá não ser benéfico este modo. É claro que quem conseguir avançar ao longo dos desafios irá ter recompensas, quer joguem online ou offline.
Outra das novidades em FIFA 16 é o futebol feminino. A EA estreia assim as equipas femininas no simulador deste ano de futebol. Irão ter disponível para jogar doze seleções, sendo que a seleção Portuguesa não está presente. Por um lado para a EA é uma forma de enriquecer o jogo com mais uma possibilidade e claro dinamizando o futebol feminino que cada vez mais tem vindo a evoluir. As seleções femininas apresentam-nos novos rostos femininos, não trazem jogabilidade nova. Poderão fazer torneios com os vossos amigos de seleções femininas, sendo outra possibilidade para se divertirem. A inclusão das seleções também vos dá a possibilidade de jogarem com as melhores jogadoras, como por exemplo, Marta, da seleção do Brasil.
A EA decidiu incluir este ano as seleções femininas e quem sabe se para o ano não teremos os clubes de campeonatos femininos presente.
Os festejos e as animações também foram alvo de melhoramento, em que terão os mais recentes festejos, iguais aos que os jogadores fazem na realidade. Ao marcarem um golo, por exemplo, se forem para junto de uma das câmaras que está a filmar o jogo situadas ao pé da baliza, o jogador irá fazer um festejo com a equipa virada para a câmara. Também terão os tradicionais festejos que já vêm incluídos ao longos destes anos, como deslizar pela relva, entre outros. No menu poderão ver as combinações possíveis para fazerem os festejos.
Algo que FIFA 16 não inclui em relação a FIFA 15 são os comentários em Português, pelo que apenas o menu de jogo se encontra na língua de Camões. Se calhar para muitos, ter os comentários em Português seria benéfico, pelo que para alguns poderá influenciar na escolha do simulador de futebol.
As músicas escolhidas para FIFA 16 são fantásticas, com grandes bandas presentes no jogo. Este ano temos a inclusão de uma música portuguesa dos X-Wife – Movin’ Up.
Opinião final:
FIFA 16 é o novo jogo anual da EA, que para quem é amante de FIFA será uma compra que terão de fazer, com uma jogabilidade melhorada e mais realista. Terão os vários modos de jogo offline e online e ainda o novo modo FUT Draft. A versão deste ano apenas inclui os menus em Português, pelo que os comentários de jogo não estão em Português. Como referi acima, a IA foi bastante melhorada, o que para alguns, caso comecem a jogar FIFA 16 irão ter de baixar a dificuldade de jogo para conseguirem desfrutar do jogo de futebol.
O que gostamos:
- Menus de jogo em Português;
- Jogabilidade melhorada;
- Seleções femininas incluídas;
- Vários clubes, cânticos estádios e ligas licenciadas;
- Festejos.
O que não gostamos:
- Não inclui comentários em Português;
- IA em nível elevado.
Nota: 8/10