
O Mundial está de regresso, e o nosso selecionador já convocou os 23 eleitos para defender as cores da bandeira portuguesa. Com o aproximar do evento, a EA tem mais um FIFA World Cup Brasil 2014 para comemorar o Mundial do Brasil.
Este jogo licenciado da EA conta com mais de 40 bolas oficiais incluindo a Brazuca entre outras, vários equipamentos das seleções e ainda 12 estádios oficiais que estarão presentes no Mundial do Brasil.
Para começar é de realçar que este jogo da EA infelizmente, não inclui os comentários, nem o menu do jogo em português, mas sendo um jogo do Mundial que será disputado no Brasil, seria interessante este jogo ter comentários brasileiros. Assim tornaria uma experiencia única, como se o jogador estivesse no estádio, mas neste caso na nossa consola. Também temos oportunidade de escolher 3 rádios para ouvir no menu de jogo, em que temos um com músicas de estilos musicais diversificados e outro de comentários à prestação da equipa e assuntos relacionados com o Mundial. Os comentadores de serviço neste jogo da EA são Clive Tyldesley e Andy Townsend.
Iniciando o jogo podemos competir seguido o calendário real do Mundial, ou seguindo o modo Road to FIFA World Cup 2014. Para tornar o desafio mais interessante podemos percorrer toda a fase de qualificação até à fase de grupos do Mundial, em que temos vários desafios, como os treinos para evoluir as habilidades e a moral dos jogadores, em que este modo podemos jogar online.
Mas também podemos jogar em outros modos como o tradicional Kick-off (particular), Story of Qualifying (desafios), Captain Your Country (Be a Pro) e Skill Games (treinos). Durante o campeonato do mundo ainda exitirá outro modo o “Story of Finals”, em que consiste alterar o resultado de um jogo real, invertendo-o. Por exemplo Alemanha – Italia, durante os 90 minutos reais do Mundial ficou 2-0, vencendo a Alemanha o jogo. Neste modo o objetivo é fazer a reviravolta do resultando colocando a Itália como vencedora do jogo no final dos 90 minutos.
Todos os promenores do público foram muito bem detalhados.
Alguns pormenores foram abordados como o menu de jogo colorido, com as cores do Mundial. A caraterização de alguns jogadores não foi tão bem trabalhada, pois alguns jogadores da nossa seleção como Nani ou Pepe ficam aquém das expetativas.
As inovações incluídas são mais propriamente nas paragens do jogo, ou seja no lançamento lateral da bola, em que podemos repor a bola mais rapidamente ou não. Nesta fase é mostrado o público nas bancadas ou o treinador a dar indicações aos seus jogadores.
As celebrações encontradas, também são diversificadas ao estilo real de celebração dos jogadores na realidade, em que foram tido em conta vários promenores da celebração.
Os treinadores das seleções estão em destaque neste jogo, dando indicações para os seus jogadores.
Em relação ao jogo propriamente temos uma precisão de passe e remate mais sensível, com o jogo mais rápido e fuído. A dificuldade foi algo que também melhorou, mas jogando com uma seleção menos forte temos mais dificuldades em atacar e a defender do que uma seleção com melhores jogadores. Algo desafiante é fazer os torneios que temos disponíveis tanto online como a nível offline, em que a dificuldade escolhida depende da forma como jogamos, mas sem dúvida que jogar na dificuldade máxima, ou seja em Legendary seja mais desafiante. A nível dos erros ao longo do jogo quase não podemos dar, pois a jogar com a dificuldade mais elevada teremos de estar concentrados e tudo o que façamos a nível de passes é crucial para vencermos o nosso adversário. É claro tudo isto, a nível de dificuldade, câmaras, sons, e controlos pode ser alterado nas opções de jogo que se encontram no menu.
Opinião final:
FIFA World Cup Brasil 2014, é ideal para todos ao amantes de futebol, a fluidez do jogo e os dribles foram algo que foi melhorado no jogo. Mas algo que me deixou triste foi este jogo sendo um jogo do Mundial não incluir os comentários em Português como já temos sido habituados pelos comentários do Helder Conduto e do David Carvalho. Penso que para a EA seria interessante incluir os comentários em Português nos próximos jogos do Mundial e do Europeu.
Também deveria ter sido realçado as caraterísticas ou os traços dos jogadores como referi acima,a nível da face dos jogadores como o Nani ou o Pepe. Mas acima de tudo é um bom jogo para celebrar o Mundial do Brasil 2014, e em que foi melhorado alguns aspetos já a pensar no próximo FIFA 15, especialmente a nível de jogabilidade, partidas mais desafiantes e novas animações do público e treinadores.
O que gostamos:
- Animações e apresentações do jogo;
- Jogabilidade;
- Modos de jogo diversificados.
O que não gostamos:
- Comentários ao jogo em Português;
- Alguns promenores a nível facial de jogadores não foram detalhados.
Nota: 8,5/10