Análise – FlatOut 4: Total Insanity

Pois é verdade, a série FlatOut está de regresso. Prontos para a adrenalina e destruição? Carros antigos e carros modernos é o que vos espera neste novo capitulo da série, de uma série que agarrou muitos jogadores. Mas será que FlatOut 4: Total Insanity irá corresponder às expetativas?

FlatOut 4: Total Insanity segue as pisadas dos anteriores títulos, em que coloca à disposição diversos modos de jogo e corridas. Terão disponíveis as corridas tradicionais em que o objetivo é terminar no primeiro lugar, numa arena em que terão de destruir todos os adversários tentando resistir aos ataques dos mesmos, vencendo quem sobreviver. E, é claro, terão várias acrobacias aéreas a realizar em diversos tipos de jogos em que o objetivo é projetarem-se do carro a alta velocidade de modo a embater nos objetos, saltar o mais alto possível, etc.

Mas claro, iniciando o jogo no Modo Carreira, que será onde irão ocupar a maior parte do vosso tempo a fazerem as diversas corridas que irão ter à disposição, terão de escolher um veículo de entre dois disponíveis para iniciarem a vossa carreira. Consoante a vossa progressão, ou melhor o lugar que terminarem na corrida, irão ganhar mais dinheiro que vos permite melhorar o carro e adquirir novos veículos em três categorias diferentes. Na primeira categoria, “Derby”, estão veículos com pouca potência – carros mais antigos -, na segunda, “Classic”, estão veículos intermédios e por fim na última categoria, “Allstar”, estão os carros com mais velocidade e potência.

Como referi anteriormente, poderão melhorar os veículos para obterem um melhor desempenho nas corridas, seja a nível de aceleração, nitro, durabilidade, travagem, pneus, motor, etc. A escolha é feita por cada jogador e por vezes é necessária uma boa estratégia de melhoramento do carro, seja a nível de nitro ou aceleração, tal é fundamental para conseguirem alcançar os primeiros lugares nas várias provas. Com o avançar da carreira irão desbloquear carros, novas pinturas, novos sons de apito e até itens de personalização do escape do veículo quando colocam nitro, como por exemplo, faíscas, confettis, entre outros tipos de personalização.

É nos confrontos com outros veículos que este jogo marca a diferença.

Este jogo tem um conceito totalmente diferente de outros jogos de corridas e marca pela positiva. O nosso objetivo é sempre o primeiro lugar, mas podem colidir com os vossos adversários e até mesmo destruí-los, e consoante os embates e destruições vão recebendo dinheiro. É fantástico por vezes vermos grandes destruições e choques em cadeia com diversos veículos, o conceito de FlatOut é fantástico e promete agarrar novos fãs de jogos de corridas.

Com vários tipos de ambiente em pista, seja de noite, à chuva, com lama, na neve, na floresta, a variedade é enorme ao longo das vinte pistas que o jogo nos oferecem e algumas condições alteram apenas a trajetória do percurso, outras a direção, mas no fundo terão diversos estilos de ambiente para percorrem a alta velocidade. Claro que podem “fugir” do caminho tradicional e apanhar atalhos escondidos ao longo da pista que vos serão úteis em muitas ocasiões para conseguir avançar alguns lugares, até mesmo nas corridas contrarrelógio será útil para reduzir o tempo no cronómetro.

A colisão é o ponto chave do jogo que vos permite amealhar algum dinheiro para mais tarde adquirirem novos veículos ou até mesmo melhorar o vosso carro. As acrobacias que realizarem ao longo das corridas, assim como os embates, permitem que, além de ganharem dinheiro, possam nitro, que por sua vez vos permite muitas das vezes avançar algumas posições durante a corrida. Também temos de salientar que caso utilizem nitro durante um embate com um adversário é muito provável que retirem bastante dano ou até mesmo que expludam o veículo dada a gravidade da violência do embate.

Poderão destruir quase tudo o que vos aparece à frente. Mas…tenham cuidado que não é tudo.

Também o cenário é quase todo ele destrutível, seja a nível de caixotes, postes, portões, vedações, entre muitas outras coisas, mas claro, existem certos tipos de estruturas ou postes que não o são. Por vezes podem estar a pensar “se calhar isto destrói-se”, mas pode acontecer-vos algo ao contrário e com a violência do embate o carro dar uma pirueta, ou algo do género. Podem optar por carregar no botão que vos permite a reposição automática na pista ou tentarem vós próprios voltar à mesma, fazendo as manobras necessárias para tal. Temos de salientar que por vezes a reposição automática em pista não vos irá favorecer, pois irão ser colocados bastante atrás do local onde tiveram o embate e é o suficiente para os adversários vos ultrapassarem.

Mas no modo carreira, FlatOut 4: Total Insanity inclui uma novidade um modo Assault, em que é adicionada ao jogo uma espécie de itens para usarem durante as corridas, ou seja irão ter power ups que poderão usar para destruírem os vossos adversários, seja com explosivos, que, quando acionados, vos permitem virar o adversário, bombas que ao atirarem explodem contra os adversários, pilares que se levantam a qualquer momento e nos quais os adversários podem embater, etc. Ficou interessante este conceito de podermos usar estes power ups durante as corridas, pois além de ser mais desafiante vai colocar o jogador à prova e claro será uma boa estratégia para ultrapassarem alguns adversários. A sensação de explosões e destruição do cenário são pontos característicos de FlatOut, que volta a não dececionar os jogadores.

Alguns dos desafios que FlatOut 4: Total Insanity nos oferece.

FlatOut 4 não tem só corridas, como referi anteriormente, e terão um modo de diversas provas de perícia com os veículos em que o objetivo é, por exemplo, alcançar um determinado patamar no cenário, embater no alvo desejado, entre outros. Existem cenários de golfe em que ao serem projetados para fora do carro terão de acertar nos buracos, outro em que têm de embater numa estrutura montada de forma a colocarem a mesma abaixo, ou até mesmo bowling em que têm pinos e o objetivo é acertar em todos eles. Consoante a vossa pontuação, irão ter de ficar entre 3 resultados possíveis para ganharem a medalha de ouro, prata e bronze, que vos permitem amealhar mais alguns pontos de forma a desbloquearem novos desafios.

A jogabilidade é simples e de fácil aprendizagem, como em qualquer jogo de corridas, com uma condução estável e desafiante para grandes velocidades. Irão jogar tanto com veículos com menor potência, como com veículos poderosos que dão maior enfase às corridas e à destruição. É fantástica a sensação de, ao embatermos, termos a perceção que o carro vai ficando danificado e vai perdendo força, mas o destaque vai mesmo para quando estão os carros todos em jogo e em que os embates, seja de frente, de lado ou por trás são constantes em todos eles.

A IA por vezes dificulta-nos durante as provas, e é isto que nos faz desafiar a jogar mais e a querer sempre alcançar os primeiros lugares. A adrenalina que FlatOut 4: Total Insanity nos transmite para ir em busca da liderança da prova faz com que o jogador tenha de pensar bem em quais as melhores estratégias para aplicar às corridas e claro, quais os melhoramentos que devem aplicar a algumas das partes dos veículos.

O jogo dispõe no total de 27 veículos em três categorias diferentes, como já referi, em que é notória a diferença da prestação dos veículos dentro de cada classe. FlatOut 4: Total Insanity cumpre e faz reviver os velhos tempos dos anteriores títulos, agora com a possibilidade de podermos jogar nas consolas de nova geração.

Também terão um modo multi-jogador local, embora não seja possível fazer corridas localmente com os vossos amigos, mas apenas concluir os desafios de perícia em que têm de cumprir determinados objetivos (como já referi). Mas estes desafios são jogados à vez, ou seja, terão de aguardar que cada jogador jogue. No que toca ao online, podem estar até oito jogadores em todos os modos que o jogo dispõe, e até nas corridas do modo carreira. Esta opção é uma oportunidade fantástica para se divertirem durante as corridas, pois vão existir momentos de grande adrenalina e, claro, momentos de pura brincadeira durante as provas.

Em relação à banda sonora do jogo a mesma está fantástica e as músicas enquadram-se perfeitamente ao estilo de jogo, com as suas corridas agitadas e cheias de ação, embates e explosões, num grande dinamismo.

Opinião final:

FlatOut 4: Total Insanity é o novo jogo desta série que mais uma vez mostra-nos como um simples jogo de corridas nos pode dar uma grande sensação de adrenalina e de ação durante as provas. Um jogo fantástico para quem gosta de jogos de corridas e que mais uma vez não irá dececionar os jogadores. Para quem nunca jogou nenhum jogo da série FlatOut, aconselhamos a experimentarem pois não se irão arrepender.

Do que gostamos:

  • Modos de jogo;
  • Jogabilidade simples;
  • Várias pistas e veículos;
  • Sensação de explosão e destruição fantásticas.

Do que não gostamos:

  • Alguns bugs.

Nota: 8/10