Análise – Fruit Ninja Kinect 2

analise_FruitNinjaKinect2_portugalgamers

Fruit Ninja Kinect para a Xbox 360 foi, discutivelmente, um dos jogos para o periférico de captura de movimentos da consola com mais sucesso. Tendo iniciado a vida em dispositivos móveis, o jogo teve uma transição quase natural para a consola da Microsoft e os controles bem implementados foram meio caminho andado para não ser apenas mais uma tentativa falhada em termos de uso do Kinect. Não era de admirar, então, a possibilidade de uma sequela sendo que esta viu a luz na Xbox One. Será que este Fruit Ninja Kinect 2 consegue captar o mesmo sucesso que o original? Ou fica-se simplesmente por uma salada de fruta com pouco sabor?

O jogo foi construido de raiz para a Xbox One pela Hibernum Créations e distribuido pela Half Brick Studios e conta com mais modos de jogo além dos originais e promete novos personagens e desafios além de um melhorado modo multijogador com possibilidade de até quatro pessoas se juntarem à festa. Incluídas também estão as obrigatórias tabelas de pontuação comparáveis com amigos e com o mundo.

É possível cortar várias frutas ao mesmo tempo ganhando bónus por isso.

Fruit Ninja Kinect 2 trata-se de um simples jogo onde são atiradas as mais variadas frutas para o ar e temos de as cortar usando os braços tal lâminas ninja se tratassem. O conceito é muito divertido e tem um impacte visual interessante à medida que cortamos a míriade de frutas que nos são atiradas. Para ajuda posicional temos a nossa “sombra” com a qual podemos direcionar melhor os nossos golpes.

O jogo conta com 3 modos principais de jogo: Quickplay, Festival e Multiplayer. Em Quickplay teremos acesso aos modos originais tais como Arcade, Classic e Zen, No modo Festival temos 4 modos novos com diferentes maneiras de jogar e o modo Multiplayer não podia ser mais específico mas com novos mini-jogos e poderes.

A qualquer altura um amigo pode se juntar e ajudar-nos.

A novidade vai portanto para o modo Festival onde teremos modos desviantes do simples “cortar a fruta”. Neste modo teremos 4 personagens que nos desafiam na sua especialidade como o Ninja Dodge, onde temos de cortar fruta ao mesmo tempo que nos desviamos de shurikens que nos são atirados, sendo atingidos por estas estrelas ninja perdemos pontos. Outro modo é o Strawberry Stealth onde cortamos fruta esquivando-nos de focos de luz que nos procuram. Em Bamboo Strike temos de nos livrar das sementes e canas de Bambú que nos limitam a visão e “apanham” bombas. E finalmente, e talvez o mais divertido, Apple Range onde temos de atirar facas para atingir a fruta sendo que se as atingirmos em alvos aleatóreos ganhamos mais pontos.

O modo multijogador é muito divertido podendo juntar-se até 4 pessoas no modo party onde a meio do jogo de repente podem surgir mini-jogos como imitar as poses que aparecem ou dar uso da nossa rapidez de mãos ao cortar romãs ganhando quem der mais golpes à fruta. O modo batalha faz-nos defrontar os adversários podendo usar as bananas de power-up contra eles.

O momento em que se desbloqueia um objetivo de missão.

O jogo conta com uma progressão constante isto querendo dizer que podemos completar missões para subir de nível (ganhando cintos coloridos ao estilo de karaté), e consequentemente desbloquear novas lâminas de outras cores, sombras, dojos e até modos adicionais. Estas missões são o que nos levará a repetir muitas vezes os níveis e conferem ao jogo até alguma estratégia pois são muito específicas tal como cortar 50 frutas antes de deixar cair alguma ou rebentar qualquer bomba.

O (normalmente) temido controlo por Kinect está bem implementado, melhor até que no original porém isso seria de esperar. A nossa sombra ajuda a disfarçar as imperfeições que ainda naturalmente existem na captação dos movimentos mas está tão bem feita que parece-nos sem falhas. É possivel, efetivamente, notar-se um muito ligeiro atraso na captação dos movimentos especialmente se muito frânticos, no entanto nada que importune a experiência do jogo. Curiosamente, em um movimento muito importante que é o de pausar o jogo que nos pede para juntar as mãos e fazer uma vénia tive imensas dificuldades em executar acabando por optar por buscar o comando para o fazer condicionando assim um pouco o meu jogo.

O modo multijogador é muito divertido.

Opinião final:

Fruit Ninja Kinect 2 é um divertidíssimo jogo apenas para o Kinect que até acaba por fornecer algum exercício e causar cansaço devido ao caos de frutas que nos acaba por fazer suar. As crianças adoram e os adultos têm aqui um bom jogo para aquelas festas lá em casa. Não se destaca o suficiente do original para considerarmos essencial mas tem novidades suficientes e interessantes para incentivar a voltarmos a jogar. Um bom jogo para alguns momentos bem passados com sorriso no rosto.

O que gostamos:

  • Diverto a sós…
  • …ainda mais divertido acompanhado;
  • Bom modo de progressão incentiva a voltar a jogar;
  • Incentiva a mexer o corpo, bom exercício.

O que não gostamos:

  • Como qualquer jogo Kinect acaba por causar cansaço físico;
  • Pausar o jogo é quase impossível;
  • Não é uma revolução em relação ao original.

Nota: 7,5/10