Tal como tem sido habitual, mais uma vez a Ubisoft volta-nos a presentear com um jogo em mundo aberto, desta vez, Ghost Recon: Wildlands. Depois de duas Betas em que pudemos testar o jogo, finalmente foi lançada a versão final desta nova aventura. O estúdio decide novamente apostar em jogos com cenários gigantes, mas será que correspondeu às espetativas? O jogo tem sido recebido com muito agrado por parte dos fãs.
Começando a aventura, o líder “El Sueño” tem como objetivo liderar todo o território da Bolívia e, com o seu cartel de Santa Blanca, invadir o país. “El Sueño” subornou os militares e os civis e promete não ficar por aqui e nós, como membro das forças especiais dos EUA, teremos de o fazer parar, pelo que teremos de nos infiltrar no país de forma a destruir o cartel Santa Blanca. Libertar cada região, destruir os inimigos e eliminar o líder, é este o nosso objetivo.
Apesar de Ghost Recon: Wildlands ter um enredo curto e não termos uma grande história envolvente, o jogo promete oferecer aos jogadores uma visão totalmente diferente, com várias missões principais, missões secundárias, alguns objetivos espalhados pelo cenário e, claro, a exploração de todo o cenário envolvente. Ao final de algumas horas de jogo poderá tornar-se repetitivo dado que as missões por vezes são quase idênticas.
Em Wildlands iremos estar sempre na presença de três ajudantes que poderão ser controlados pelos vossos amigos (através do modo online) ou pela Inteligência Artificial (IA). Se tiverem possibilidade, joguem com os vossos amigos esta aventura cooperativa, pois sem dúvida que a experiência vai ser mais enriquecedora do que com a IA. Podem comunicar com eles e assim formar a melhor estratégia, não só a nível de planeamento do combate como também de exploração.
Por um lado nem sempre vai ser fácil (quando jogam com mais três amigos) devido a pequenos bugs ou mesmo a nível de comunicação em simultâneo. Se jogarem a solo não terão este tipo de problemas, mas espera-se que e Ubisfot lance uma nova atualização para corrigir a cooperatividade online de até quatro jogadores.
Em vários jogos em mundo aberto existem pequenas áreas/zonas em que terão de eliminar todos os inimigos, e em Ghost Recon não é diferente. Existem zonas em que é melhor começarem a eliminar os guardas progressivamente do que soar o alerta e todos os inimigos já estarem a contar com vocês. Se tiverem uma boa estratégia para eliminar os inimigos é muito melhor, pois irá facilitar-vos em muitos aspetos, não só a nível de vida da vossa personagem como da dos vossos companheiros. A estratégia a optar poderá ser feita de diversas formas sem serem detetados, através de vários acessórios que irão ter disponíveis, como por exemplo drones e câmaras para filmar diferentes zonas do cenário, de forma a detetar quantos inimigos estão em cada área.
A diversidade que temos disponível é bastante grande e com a ajuda dos vossos três amigos mais fácil ficam ainda estas infiltrações. Mas claro, convém saberem ao que vão e irem com boas armas e armamento, basta serem detetados que todos irão querer disparar contra vocês. Com partes de ação furtiva também terão de ter em atenção as zonas para se refugiarem e claro o melhor momento para avançarem e eliminarem os inimigos.
Mas como referi no início, sendo Ghost Recon: Wildlands um jogo em mundo aberto no extenso mapa da Bolívia, irão encontrar áreas de exploração incríveis, além de grandes montanhas e uma vegetação diversificada.
No que toca a veículos, poderão andar de mota, carro, jipe, helicóptero, entre outros. Especial destaque vai para a forma como os veículos ficam danificados com os embates ou acidentes, que parecem reais. Claro que também temos de falar da forma como conduzimos, por exemplo, um carro ou jipe… Infelizmente, é algo que não ficou tão realista, quer isto dizer que em encostas a pique se quiserem subir o carro sobe e nem patina, coisa que é quase impensável isto poder acontecer, mas claro não afeta de forma relevante a experiência de jogo.
Se estão com medo em não conseguir pilotar um helicóptero, é bastante simples, aliás, irão ter um pequeno guia no início que vos ajudará a virar, baixar e levantar. Este é na verdade um veículo bastante simples de manobrar e que rapidamente vão conseguir usar com facilidade. Como o mapa é extenso, terão todos os veículos acima referidos espalhados ao longo de todo o cenário de jogo.
Muitas das vezes existem caminhos que são frequentados pelos inimigos (assinalados no mapa), nos quais os vossos três amigos vos poderão ajudar caso se cruzem com os veículos inimigos. Basta apenas que vocês lhes deem ordem para começar a disparar e assim irão ajudar-vos durante o tiroteio, isto se estiverem a jogar com a IA.
No que toca à jogabilidade podem esperar um jogo bastante simples e de fácil jogabilidade. Poderão baixar-se, correr, ultrapassar obstáculos, proteger-se nos vários edifícios de cada zona, etc. Em relação às armas, terão várias de diversos tipos, desde pequenas pistolas a grandes metralhadoras, a diversidade é enorme e podem adaptar-se facilmente à situação em que se encontrem. Convém referir que também poderão evoluir o vosso armamento e personagem de forma a ficarem com melhor vida e com armas mais poderosas.
Como já referi acima, após concluírem algumas missões irão encontrar missões repetitivas, pelo que seria de esperar algo mais diversificado, especialmente a nível de objetivos. Apesar desta repetitividade, a Ubisoft mostra-nos um grande jogo para os fãs de aventura e exploração.
Como já é hábito por parte da Ubisoft, voltamos a não ficar desapontados pela qualidade gráfica, além das lindíssima paisagens e do cenário diversificado. Em Ghost Recon: Wildlands terão vários pormenores e zonas com bastante detalhe e realce, o que num jogo de mundo aberto é por vezes é difícil de encontrar.
A possibilidade de personalizarmos a nossa personagem ao nosso gosto também é algo que nos agradou, em que podem escolher o tipo de cabelo, roupas, aparência física, etc. Terão de personalizar e escolher no início desta aventura pelo que depois não irá ser mais possível fazê-lo.
Para melhor explorarem o cenário o melhor meio é sem duvida o helicóptero, pois poderão ter uma vista aérea de todo o mapa e poderão levar com vocês os vossos três companheiros. Claro que se gostam de andar mais a nível terrestre, essa também é outra possibilidade em que poderão percorrer os longos caminhos da Bolívia.
Por fim, convém realçar que podem encontrar o jogo com falas e menus em português do Brasil para quem gosta de ter o jogo localizado, mesmo que não em Português de Portugal.
Opinião final:
Ghost Recon: Wildlands é o novo jogo em mundo aberto da Ubisoft, ideal para quem gosta de exploração e aventura. Além de poderem jogar a solo, poderão jogar cooperativamente com mais três amigos e explorar o extenso mapa da Bolívia. Com pormenores e paisagens fantásticas, Ghost Recon: Wildlands dá-nos a possibilidade de exploração com diversos veículos, e todos eles de fácil uso. Em suma, um jogo com jogabilidade simples, e do qual qualquer pessoa poderá desfrutar. Mais um fantástico título da Ubisoft.
Do que gostamos:
- Modo cooperativo;
- Mapa e veículos diversificado;
- Exploração de cenário;
- Jogabilidade simples;
- Possibilidade de personalização;
- Qualidade gráfica.
Do que não gostamos:
- Enredo curto;
- Torna-se repetitivo.
Nota: 8,5/10