A série Harvest Moon sempre teve tradição nas consolas da Nintendo. E quase sempre que um jogo era lançado sempre houve alguma comoção. Qualquer jogo que seja lançado quase discretamente nunca é bom sinal, e este Harvest Moon 3D: The Lost Valley foi um desses jogos. O jogo muita pouca promoção teve aquando do seu lançamento e a nível de análises também o jogo pouco promete com muito poucas a serem publicadas. Será que estamos perante alguma surpresa agradável? Ou a descrição geral sobre o jogo agoira realmente algo negativo?
A série Harvest Moon, apesar dos seus fãs específicos e (por vezes) fervorosos de mistura de RPG com simulador de Agricultura. Ao iniciar o jogo tudo é muito reconhecível na série. O estilo de arte, apesar de um pouco mais “cartoonesco” do que títulos anteriores, parece ser um bom regresso a uma série que nunca teve realmente um jogo de extremo sucesso. Porém nota-se desde início que foram feitas mudanças que se afastam do típico da série. Começamos numa cabine nas montanhas completamente isolados do mundo.
Após alguns minutos começamos a nos habituar a esta nova mecânica de modificar terreno mas depois de algum tempo é percetível que o tutorial está a tornar-se demasiado extenso e pergunta-mo-nos quando é que o jogo vai nos deixar finalmente explorar o resto. Realmente o tutorial é demasiado longo para dar qualquer incentivo ao jogo resultando exatamente no contrário: afasta e tira a vontade de o jogar. Acabamos por descobrir que não temos cidades ou qualquer lugar para explorar além da nossa área em volta da cabine e que só conhecemos novos personagens através de sonhos quando vamos dormir.
E é isso, sem qualquer razão aparente os personagens com quem sonhamos acabam por de repente aparecer pela nossa cabine e vaguear por ali até termos alguma conversa com eles. A história anda por ali perdida neste desencontro de socialização mesmo que seja possível construir relações e até acabar por casar.
Apesar de tudo isto, consegue-se mesmo assim encontrar algum divertimento, caso tenhamos paciência. O inventário é relativamente simples de usar e preparar a terra, plantar sementes e depois esperar para colher os produtos. Está tudo muito fácil. Mas não passa disso. Para conseguirmos obter realmente as coisas melhores temos de passar por uma maratona o que acaba por ser mais um incentivo a… desistir do jogo. Quase posso dizer que este Harvest Moon passaria muito facilmente por um jogo de telemóvel.
A capacidade de, em certa parte à maneira de um Minecraft simplificado, poder definir as elevações e isso acabam por ter alguns resultados nas colheitas de acordo com a altura onde são plantadas. Isto leva a resultados curiosos por isso podemos tirar algum divertimento daqui. Mas uma vez mais isto depende de muita paciência para finalmente começarmos a ter algum proveito do jogo.
O jogo tem um aspeto simples e colorido nada muito mau mas também nada de transcendente. Em termos de som apenas dispomos de algumas musicas ao longo do jogo. É-e muito difícil recomendar este jogo a novatos e muito menos a veteranos da série. A maioria das pessoas que trabalhava na série já não participou neste The Lost Valley ficando a produção a cargo de uma equipa completamente nova o que pode explicar realmente muitas coisas.
Opinião final:
Apesar da série já ter uma longa e rica história de jogos, este Lost Valley desespera por manter-se à tona e ao nível de qualidade de títulos anteriores especialmente em termos de alma. Entediante e com um tutorial demasiado extenso, o jogo acaba por ser o próprio culpado por ser um dos mais fracos da série até à data. Pode acabar por compensar a paciência e preseverança mais para o fim do jogo porém serão poucos, muito poucos os que irão ter capacidade de se manterem motivados para tal. E mesmo assim não valerá a pena o investimento no tempo perdido.
O que gostamos:
- Aspeto simples e colorido;
- Alteração de paisagem ao género Minecraft.
O que não gostamos:
- Tutorial muito extensivo;
- Demasiado simplificado e com poucos incentivos;
- Entediante e muito chato para progredir.
Nota:4/10