Antes lançado para a Wii e agora disponível na eShop da Wii U, Kirby’s Adventure Wii apresenta mais uma vez a pequena bola cor-de-rosa da Nintendo, desta vez com a missão de recolher partes de uma nave de um extraterrestre que chocou com o planeta de Kirby e amigos.
Para recolher as partes da nave de modo a esta ficar pronta a voar novamente, Kirby parte em direção a 5 mundos, onde após derrotar o boss final de cada um, recebe mais uma parte da nave.
Estes mundos apresentam-se um pouco como os mundos de Super Mario em que temos um mundo de Deserto, Gelo, Àgua etc., onde também a dinâmica dos níveis vai mudando à medida que alteramos o cenário.
Embora exista esta variedade de cenários, e os níveis não sejam propriamente todos iguais, a ideia que persiste quando finalizamos mais um estágio, é de que o jogo é bastante repetitivo e que não existe nada de novo, sendo apenas um jogo de plataformas simples sem nada que o separe de séries da própria Nintendo.
Mesmo a jogabilidade, em Adventure Wii, não é nova já que temos exatamente os mesmos movimentos, poderes e inimigos (salvo algumas exceções), que encontrávamos nos jogos da SNES há 20 anos atrás, como se Kirby tivesse ficado parado no tempo, e a sua jogabilidade, embora ainda divertida, se tenha mantido inalterada.
Como sempre, o pequeno Kirby tem três poderes importantes: Voar; sugar/mandar inimigos e objetos; e copiar os inimigos. O primeiro poder deriva do segundo já que quando queremos alcançar uma plataforma que não esteja ao alcance de um simples salto, Kirby suga o ar e fica um género de balão que lhe permite planar até que o deixemos cair.
O segundo permite-nos sugar inimigos para ou copiar as suas habilidades para derrotar novos inimigos, ou simplesmente arremessá-los, sob a forma de estrela, destruindo tudo por onde passam.
Dentro das habilidades que podemos copiar é que Kirby se destaca pela sua variedade de opções já que podemos ganhar várias habilidades como o poder de fogo, de água, de espada,de pedra, de lança e muitas mais, cada uma com os seus movimentos e ataques únicos e que nos serão mais úteis ou não dependendo da dificuldade que estamos a atravessar.
Em termos de dificuldade, Kirby’s Adventure Wii apresenta-se como um título um pouco fácil sendo que apenas encontrarão algumas dificuldades nos 2 últimos mundos ou em bosses que possuem ataques que tiram bastante vida.
Cada um dos 5 mundos possui 5/6 níveis diferentes que não demoram muito tempo a passar, mas pelas razões referidas em cima, se tornam massudos, o que pode parecer contraditório com o facto de o jogo se poder passar rapidamente, mas que no entanto é a realidade deste jogo.
Mais fácil se torna ainda Kirby’s Adventure Wii se tiverem a oportunidade de jogar com amigos coperativamente, o que acaba por tirar o factor repetitivo de Kirby, sendo uma boa adição, no entanto também torna o jogo mais fácil, mas mesmo assim é sempre bom jogar coperativamente e trazer o caos à sala de estar.
No entanto, embora seja rápido de acabar a campanha, existem colecionáveis que estão bem escondidos e que poderão levar bastante tempo a conseguir todos. Caso o consigam têm, na nave despenhada, vários mini-jogos e desafios que acrescentam horas de diversão ao jogo, sendo uma boa adição, embora tentar conseguir todos os colecionáveis seja uma tarefa difícil e demorada.
Ao longo do jogo, Kirby encontra, por vezes, super-inimigos, que se notam bem pelo brilho que os rodeia. Sempre que encontramos estes inimigos, é sinal que devemos abdicar de qualquer poder que tenhamos nesta altura (se algum) e sugar o inimigo, pois este ir-nos-á dar super-poderes, de que tiraremos proveito para esmagar tudo o que apareça à nossa frente, sendo dos momentos mais únicos do jogo. No entanto, mesmo aqui se nota como a HAL Laboratory criou níveis idênticos. Primeiro, pois os super-poderes que Kirby ganha são sempre iguais, e por isso repetimos o mesmo movimento (salvo raras excepções) até chegarmos ao fim do nível. Sim, porque sempre que encontramos um destes inimigos significa que estamos perto do fim do níve, e que perto da saída final existe uma entrada secreta que nos leva até uma dimensão alternativa (agora sem os super-poderes), com fundo preto e branco, onde uma parede escura nos persegue enquanto, a todo o gás, avançamos, até chegarmos a um ponto de repouso onde ganhamos vida e um novo poder para combater um boss que possui 2 colecionáveis, sendo esse inimigo sempre igual em todos os níveis em que temos os super-poderes presentes.
Graficamente, Kirby é bastante variado e possui um estilo artístico belo e bastante colorido, em que as várias formas de Kirby, os cenários dos vários mundos e os inimigos se apresentam todos diferentes e bastante variados. Com o lançamento deste jogo da Wii agora para a Wii U, a Nintendo não corrigiu o problema do serrilhado nos jogos Wii em televisões HD, sendo por isso recomendável que joguem através do ecrã do Wii U GamePad.
No que diz respeito à banda sonora, esta também não é nova e nota-se após os primeiros minutos que estamos perante o clássico estilo das músicas desta série, não deixando de ser claro, uma boa trilha sonora, e que embora este não seja o fator mais importante do jogo, é bastante agradável.
Opinião final:
Kirby’s Adventure Wii é um bom jogo de plataformas e um clássico jogo Kirby que poderá agradar os vários fãs de longa data, mas que no entanto poderá desapontar esses mesmo fãs que queriam algo de fresco para a série. Embora repetitivo e pouco inovador, este jogo pode ser mesmo assim agradável de jogar pela sua qualidade gráfica, de banda sonora e dos minijogos e desafios novos na série.
O que gostamos:
- Minijogos;
- Super-poderes;
- Qualidade gráfica;
- Banda sonora;
- Modo cooperativo.
O que não gostamos:
- Falta de inovação;
- Níveis repetitivos;
- Duração da campanha.
Nota: 7/10