A Warner Bros. Entertainment e a TT Games regressam com mais um título da série LEGO. Depois de lançado recentemente LEGO Marvel Super Heroes e The LEGO Movie Videogame eis que surge mais um titulo de nome LEGO The Hobbit.
Quem jogou anteriormente LEGO: The Lord of the Rings irá reconhecer o ambiente de LEGO The Hobbit, como os cenários, e alguma ação do jogo, que é imitado na perfeição os filmes de Peter Jackson.
Ao longo da aventura controlamos um Hobbit do Shire, Bilbo Baggins, como o feiticeiro Gandalf e os dwarfs de Thorin Oakenshield, tendo como principal objetivo resgatar Erebor.
Este jogo engloba na perfeição os filmes de cinema que já foram lançados, The Hobbit: An Unexpected Journey e The Hobbit: The Desolation of Smaug, em que que tudo está muito bem retratado desde a batalha com Smaug nas fornalhas de Erebor até à casa de Bilbo Baggins.
Todos os jogos da série LEGO seguem o mesmo estilo de jogo e LEGO The Hobbit não foge à regra. Tudo gira em redor de legos, em que temos de resolver puzzles através das habilidades das personagens, para concluir os desafios que nos são propostos. Também temos de recolher além das peças lego, objetos como pedra, madeira, cordas, diamantes, etc, para podermos construir as determinadas peças que serão utilizadas para podermos avançar ao longo da história do jogo.
Podemos explorar e visitar a Terra Média, como Shire, Bree, Rivendell entre outros locais. Todos estes locais tem várias tarefas secundárias para explorar e faz com que o jogo dure mais algum tempo, isto é permite-nos passar mais horas agarrados e a explorar o jogo.
As novidades que são inseridas ao longo do jogo estão baseadas em algumas tarefas que só podemos concluir com uma determinada personagem ou durante a noite ou dia. Para avançarmos no tempo do dia para a noite, ou da noite para o dia, existe um acampamento que nos permite “descansar”, ou seja as horas avançam. É claro outra das novidades é o sistema Buddy-up em que podemos juntar duas personagens (por exemplo, um anão e Bilbo Baggins) que nos irá ajudar a passar algumas partes da história.
Também são introduzidos três novos sistemas, como o sistema craft em que temos de recolher os materiais necessários para podemos construir uma peça específicas e levar ao ferreiro em Bree. Outro sistema é o lott em que temos de matar os inimigos e destruir o cenário para conseguirmos recolher madeira, pedras, minerais, cordas que serão necessárias para podermos criar equipamentos e objetos. Os equipamentos que teremos são os que vamos desbloqueando ou construindo ao longo do jogo que nos serão úteis para podermos concluir algumas partes da história do jogo.
O problema principal é em redor das plataformas do jogo e em determinados sítios que não são de fácil acesso, e se cairmos aos “buracos” temos de fazer tudo novamente do início. Em relação ao som do jogo todo ele está muito bem conseguido desde a fala das personagens, que se enquadra perfeitamente e também a banda sonora. São vários os atores do filme que dão voz a personagens do jogo como por exemplo Martin Freeman da a voz a Bilbo, Ian McKellen dá a voz a um Gandalf, etc.
A jogabilidade do jogo que TT Games já nos habituou é igual a todos os títulos da série LEGO. A nível de dificuldade do jogo e controlos, estes são bastantes simples e acessíveis. Para quem nunca jogou um jogo da série LEGO, poderá começar por este titulo, pois é de fácil jogabilidade como todos os outros.
Opinião final:
LEGO The Hobbit é um titulo bastante divertido e interessante de se explorar nesta aventura. É um jogo para ser jogado em família e em que cativa a malta mais nova e também os mais graúdos. Embora tenha alguns defeitos como qualquer jogo tem, esta aventura supera tudo isso. O jogo retrata bem os filmes do Hobbit a nível de jogabilidade e banda sonora, que se enquadra perfeitamente no jogo. Por fim, este jogo da série LEGO é obrigatório para todos os fãs da LEGO e para quem ainda não experimentou o jogo tem aqui uma boa oportunidade para se divertirem ao longo de várias horas.
O que gostamos:
- Jogabilidade do jogo;
- Ligação entre o filme e o jogo está muito bem conseguida;
- Banda sonora do jogo;
- Sistema de construção de peças.
O que não gostamos:
- Algumas plataformas não estão bem acessíveis;
- Missões secundárias são repetitivas.
Nota: 9/10