Lord of Magna evolve em volta de uma dinâmica de harém visto em alguns mangas japonesas. Somos donos de uma pousada forçados a procurar por cristais para tentar manter o negócio. Em vez de riquezas acabamos por encontrar monstros porém acabamos por ser salvos por uma Fada (Maiden) que acaba por se tornar nossa súbita através de uma pulseira misteriosa. Com um novo propósito o nosso personagem parte numa aventura para tentar encontrar todas as seis Maidens, descobrir as origens destas Fadas e aprender a verdade sobre a sua pousada. Estranho? Pois.
O tema de harém pode realmente parecer um pouco “inadequado” e estranho, especialmente para aqueles que desconhecem o conceito pois são-nos atirados alguns tons de romance misturados com algum leve ecchi (consultar google) e algum humor. Típico do Japão. Apesar disso o jogo até é divertido e engraçado por isso podemos jogar sem qualquer preocupação de ser… “apanhado”. Um dos pontos altos do jogo é o diálogo entre as várias personagens. Todas estas têm uma personalidade específica e é difícil não gostar delas. Disponíveis teremos até 7 finais para o jogo dependendo de qual Maiden dermos preferência.
O jogo tem boa e agradável aparência estando os personagens todos bem atrativos e os ambientes interessantes. Os temas de batalha estão bem conseguindo ajudando a conferir um nível mais dramático a estas e apesar de não ser falado as poucas vozes que se fazem ouvir durante o jogo são de qualidade. A história e as personagens são algo cliché. Podemos encontrar a cientista louca, a rainha de gelo, a miúda demasiado entusiasmada só para dar alguns exemplos. O mais curioso é que todas elas têm alguma amnésia. A nível de narrativa realmente não é dos mais interessantes.
O sistema de batalha além de um pouco estranho não deixa de ser bem interessante. O nosso personagem principal ( o dono da estalagem) não se arrisca muito nas lutas pois é um fracalhote ficando assim todo o trabalho para as nossas amigas. De início é um pouco frustrante mas logo conseguimos equipas de 4 membros o que ameniza um pouco essa frustração. A habilidade de atingir os inimigos mais fracos uns contra os outros resultando numa combinação é divertida apesar de isso não fazer muito efeito nos inimigos maiores e mais fortes.
Um dos problemas principais neste sistema é que por vezes somos brindados com demasiados inimigos e isso causa perda de suavidade. O jogo por vezes arrasta-se um pouco para tentar manter a ação. Isto é especialmente notório nas lutas mais avançadas do jogo onde temos 7 ou 8 mais fortes a invocar 10 dos mais fracos, cada um. A solução é matar tudo o que aparecer à frente para ir libertando um pouco o campo de batalha. Porém isso acaba por deteriorar a experiência de jogo por ser incrivelmente aborrecido e trabalhoso. Algumas das batalhas, também, podem se arrastar por demasiado tempo por isso pausas frequentes são mais que aconselháveis para não correr o risco de cair em tédio.
A sensação que acabamos por ficar é que o jogo parecia destinado a ser maior pois apesar de algumas longas batalhas acaba por ser algo curto. Quase parece até que algumas partes foram cortadas no desenvolvimento. O jogo ao início parece algo complexo mas acabamos por descobrir que afinal é bastante linear e simplificado comparativamente a outros jogos do género. Podemos explorar a estalagem e a propriedade mas além disso não muito mais. A escolha para progresso é só escolher as batalhas. Não há exploração nem simulação de estarmos numa estalagem.
Opinião final:
Um jogo não muito normal de se ver “por cá”, Lord of Magna acaba por ser divertido no entanto com algumas falhas que o acabam por colocar alguns furos abaixo do que poderia ter sido. Curto mas com batalhas por vezes, além de tecnicamente exigentes para a consola, demasiado compridas, e com pouca exploração acabando por conferir alguma simplicidade, acaba por ser um jogo em que se pode aconselhar para ser jogado em várias e não muito longas sessões. Uma pena pois tinha potencial para ser (muito) mais.
O que gostamos:
- Personagens e diálogos divertidos;
- Bons gráficos;
- Sistema de batalha interessante.
O que não gostamos:
- Perda de frames muito notória com muitos inimigos em batalha;
- Narrativa nada de especial;
- Algumas batalhas são demasiado longas.
Nota: 7/10