Análise – Mad Max

analise_1_madmax_portugalgamers

A Avalanche lançou recentemente um novo jogo em mundo aberto, estamos a falar do novo Mad Max.

Neste jogo de ação e aventura, estamos perante um grande jogo em mundo aberto, que não se irá tornar aborrecido, como muitos outros que já foram lançados. O deserto é o cenário deste jogo, em que irão ter variadíssimos climas ao longo do jogo, como ventos, poeiras e tempestades.

Temos muitas e variadíssimas missões, além das tarefas secundárias que iremos encontrar ao percorrermos estas paisagens arenosas. Poderia tornar-se repetitivo ou até frustrante, mas o modo como é executada cada uma, faz com que o jogador queira progredir ainda mais para conseguir terminar toda a aventura.

Nesta aventura controlamos Max, que irá ter a ajuda de um mecânico mais conhecido por Chumbucket. Este mecânico vai ser fundamental para nos ajudar a consertar o carro quando o mesmo está prestes a destruir-se, e até mesmo para apagar um incêndio no carro com um extintor. Sem dúvida uma ajuda, que vos irá dar a possibilidade de percorrerem vários e longos caminhos no deserto.

analise_2_madmax_portugalgamers

Max irá ter na sua companhia uma mecânico, Chumbucket para o ajudar.

Como referi atrás, além das missões principais do jogo, temos tarefas extras para concluir neste jogo de mundo aberto. Tarefas essas que estão espalhadas pelo cenário, como por exemplo, grupos de carros de inimigos para destruir, balões de ar quente que nos dão a possibilidade de ter a vista geral daquela determinada área e ainda várias bases para conquistar. Em cada uma destas tarefas, terão inimigos, que se irão tornar cada vez mais fortes consoante a progressão no jogo.

Também iremos conhecer novas personagens que nos irão dar conselhos e truques para concluirmos algumas missões que nos irão aparecer.

Como a Avalanche tinha já edificado para este jogo, o cenário e clima arenoso, foi criado na perfeição. Iremos ter várias tempestades, ventos, pessoas a morrer à sede, em que as podemos ajudar, oferecendo-lhes água. As rochas, e os edifícios em ruínas dão ainda mais realce a esta aventura no deserto.

Para podermos dar vida à nossa personagem, teremos alimentos e água para que a nossa personagem consiga sobreviver. Existem certas zonas em que teremos de colocar água para alimentar as pessoas. A água que servirá para a nossa personagem irá ficar armazenada num cantil que acompanha Max. A comida que Max irá ter para sobreviver será ração de cão e morcões.

Max perde o seu carro famoso no início do jogo, o Interceptor. Mas depois para percorremos este mundo aberto no deserto, com o nosso novo carro, teremos um Magnum Opus. Iremos poder melhorar o nosso carro, com a ajuda do mecânico. É possível alterar o carro em várias formas, como mudar os pneus, o turbo, a carcaça em si, o motor, entre outros. Para evoluirmos o nosso carro teremos de usar a “sucata” para melhorarmos algumas partes do nosso veículo que serão necessárias em certas missões.

A sucata irá estar espalhada por várias zonas do cenário em que terão de as recolher para mais tarde usar para comprar melhoramentos para o carro.

No início o nosso carro, Magnum Opus, inclui um arpão, que servirá para arrancar portas dos carros dos inimigos ou até mesmo os condutores. Poderão melhorar o carro com para-choques melhorados, que irão servir para danificar os outros veículos ou até mesmo colocar espetos de metal em várias zonas estratégicas para impedir que os inimigos subam para cima do carro em andamento, ou até mesmo lâminas nas jantes para desfazer os veículos mais próximos.

Os combates entre os veículos inimigos dão ainda mais realce a esta aventura.

Os combates entre os veículos inimigos dão ainda mais realce a esta aventura.

Os combates entre os inimigos através do veículo, Magnum Opus, é sem dúvida para mim um dos pontos mais interessantes e mais desafiante para jogar. Ao destruirmos os carros irão ter várias explosões que enriquecem ainda mais este jogo da Avalanche.

Além do melhoramento do carro, é fundamental melhorar as habilidades de Max para conseguirmos sobreviver. Ao concluirmos algumas missões é nos dada a possibilidade de melhorar a personagem, em alguns atributos, como por exemplo, utilizar durante mais tempo armas de combate corpo a corpo, entre outras.

Conforme Max tem de se alimentar para conseguir sobreviver, também o nosso carro necessita de combustível. Para isso teremos várias zonas em que podemos abastecer o depósito do Magnum Opus. Também é possível guardarmos na bagageira junto ao nosso mecânico um bidon de gasolina.

Ao terminarmos a nossa aventura iremos ter a nossa personagem Max, com grande poder no confronto corpo a corpo com os inimigos e claro o nosso carro, que irá ter ainda mais velocidade e itens para derrotar os inimigos. A evolução e o melhoramento da nossa personagem será fulcral para concluirmos várias missões.

Mad Max é um jogo em mundo aberto, e mundo aberto é sinal de que podemos explorar à nossa vontade o cenário. Teremos variadíssimos caminhos para percorrer com o carro e com o mecânico, Chumbucket. Existem certas zonas assinaladas no mapa a tracejado que são os caminhos mais frequentes percorridos pelos inimigos, pelo que, caso passem por algum desses caminhos assinalados, irão ter de sobreviver a vários inimigos. Os carros dos inimigos também vão sendo desbloqueados e é possível conduzimos os mesmos.

Teremos de lutar contra os inimigos, para conseguir sobreviver.

Teremos de lutar contra grandes números de inimigos, para conseguir sobreviver.

A nossa personagem no combate corpo a copo com os inimigos, tem diversas formas de os atacar, e defender. Poderemos desviar-nos dos inimigos, atacar e claro defender, muitas vezes é necessário ter uma boa estratégia para os derrotar pois irão encontrar grandes números de inimigos em vários momentos.

Já a nível de armas Max, apenas tem uma caçadeira, que no início terá munições muito escassas para podermos usar. Também o nosso carro é equipado com uma espingarda dando-nos a possibilidade de atacarmos os inimigos. Apesar de as poderemos melhorar, não irá haver um grande poder de munição para as mesmas.

O cenário é composto para várias áreas em que cada uma delas têm postos de vigias que temos de destruir. Podemos reduzir o nível de ameaça de cada uma das áreas destruindo torres de vigia, zonas vigiadas por snipers, entre outros. Terão ainda várias áreas como referi atrás, que contém inimigos que guardam sucata e precisam de ser destruídas. Ao percorremos cada uma das áreas a dificuldade vai aumentando, com inimigos, e postos de vigia, mais difíceis de serem destruídos.

Irão ter muito para explorar neste mundo aberto bem detalhado.

Mad Max dá-nos a possibilidade de explorar este mundo aberto bem detalhado.

O cenário é um dos pontos mais interessantes neste jogo, dando a possibilidade ao jogador de ter diversas formas para explorar o mesmo, podendo percorrer os caminhos com a personagem ou com o nosso fiel mecânico e carro.

Os gráficos dão mais realce ao jogo, com vários pormenores bem retratados no carro, e em Max. Para um jogo em mundo aberto às vezes é difícil ter todos estes pormenores bem detalhados oferecendo uma boa experiência de jogo. A tempestade e os ventos para mim ficaram bem retratados como se fosse na realidade, é como se estivéssemos a viver o momento.

Opinião final:

Para quem gosta de jogos em mundo aberto, Mad Max é uma compra certa que terão de fazer não só pela aventura que irão ter, como pela jogabilidade do mesmo. Não irá ser um jogo que vos irá saturar ou aborrecer como alguns que já foram lançados em mundo aberto. A Avalanche teve em conta todos os pormenores dando ainda a possibilidade do jogador ter uma experiência divertida pelo deserto, em que terão além das missões principais, várias tarefas que terão de concluir. Sem dúvida um jogo que terão de experimentar, pois terão várias e longas horas para percorrer nesta aventura no deserto.

O que gostamos:

  • Mundo aberto;
  • Personalização do carro;
  • Combate entre os veículos;
  • Sistemas de combate;
  • Exploração do cenário;
  • Várias tarefas secundárias para concluir.

O que não gostamos:

  • Alguns bugs.

Nota: 8,5/10