Chegado o tempo mais solarengo, a Nintendo traz até às nossas 3DS uma nova iteração de Mario Golf. O último jogo da série foi lançado há uma década, será que a espera valeu a pena?
Desde logo, a primeira impressão de Mario Golf é de familiaridade. Os gráficos que a Nintendo nos habituou para o Universo do canalizador mais famoso do mundo têm provas dadas e Mario Golf não foge à regra. Ainda que dentro da mesma nota, este é um título que se destaca pela variedade e intensidade de cores vivas e, principalmente dentro do castelo, detalhes muito bem desenhados.
O castelo referido no parágrafo anterior é o que se assemelha a um “lobby” neste jogo. É aqui que toda a acção acontece e onde encontrarão diversas formas de jogar e personalizar o jogo. Este modo é referido como “Clube do Castelo” e está disponível a partir do menu inicial, bem como a opção de fazer um jogo rápido, tudo muito na linha do que a Nintendo tem feito nos seus títulos para a 3DS.
No modo de partida rápida podemos escolher entre jogar a solo ou em multijogador, bem como participar num torneio Online (oficial ou privado). De nota a falta da opção de jogar localmente em modo download com amigos, algo que traria mais valor a este título. Neste modo de partida rápida podemos jogar com uma boa variedade de personagens do universo Mario, desde os heróis aos vilões. Cada um tem pequenas diferenças de jogabilidade, mas estas não são muito notórias, sendo as maiores diferenças puramente visuais. Para além destas personagens, podemos ainda usar o nosso Mii, que de resto é a estrela do modo “Clube do Castelo”.
Passando então ao modo “Clube do Castelo”, somos presenteados com um vasto e impecavelmente organizado castelo, com várias personagens para conversar e uma série de actividades para desfrutar. Um reforço no adjectivo “vasto”, quando chegamos pela primeira vez ao castelo temos aquela sensação de estar a entrar em algo grande, sentimo-nos desorientados e com vontade de ir à descoberta, um feito notável. Temos que dizer que este modo de jogo é muito completo e nos deixou positivamente surpreendidos; não é fácil inovar e prender um jogador num jogo tipicamente calmo como o golf, mas a Camelot Software, produtora do jogo, está de parabéns.
Desde logo, um dos maiores entraves à aprendizagem de um desporto novo, ainda que jogado virtualmente, é compreender as suas regras e os termos técnicos usados. Se saltarem logo para o modo rápido podem sentir algum desconforto, mas no modo “Clube do Castelo” todos os NPCs vão tratar de ajudar com os seus bitaites. O castelo oferece ainda alguns tutoriais para garantir que está tudo bem aprendido, assim como um sistema de handicap que adapta a dificuldade consoante a nossa qualidade de jogo.
Para quem já jogou Mario Golf, as mecânicas de jogo continuam bastante semelhantes. Por omissão temos o modo automático, que nos escolhe o taco adequado, bem como uma distância recomendada, ficando a nosso cargo escolher a força a aplicar. O objectivo é colocar a bola no buraco com o menor número de pancadas possível, sendo que a pontuação varia de acordo com o valor do “Par”, valor esperado do número de pancadas. O jogo é muito fácil de aprender e jogar com o modo automático e nem os mais pequenos terão dificuldades. Se optarmos pelo modo manual temos mais uma série de opções ao nosso dispor, como dar “spin” à bola. Neste modo todas as variáveis são controladas por nós, e coisas que nem prestávamos muita atenção no modo automático, como a inclinação do terreno e o vento, são fulcrais para uma boa decisão. O modo manual é uma mudança abrupta e reservado apenas para quem quiser dominar a técnica. Este modo traz-nos muito mais liberdade e é recompensador fazer boas tacadas nele, mas nota-se a falta de um modo intermédio, que não seja tão simples como o automático ou tão imperdoável como o manual.
Umas das novidades que Mario Golf: World Tour nos trás é a opção de adicionar itens especiais às nossas tacadas, proporcionando efeitos como queimar a relva ou ir mais longe. Esta adição faz sentido no universo do jogo e traz alguma diversidade e animações diferentes ao jogo. Outra grande novidade é jogarmos com o nosso Mii, o que nos permite um grau de imersão maior. À medida que avançamos no jogo vamos ganhando moedas que podemos depois usar para personalizar o nosso Mii nas lojas do castelo, seja com elementos estéticos ou com objectos activos no jogo, como novos tacos.
A nível de terrenos, temos uma grande variedade por onde escolher. Os campos vão sendo desbloqueados à medida que vamos dominando aqueles que estão disponíveis, e cada campo traz algo de novo ao jogo. O trabalho artístico está muito rico, com especial nota nos campos da realeza, como o terreno veludoso do campo rosa da Peach. Cada campo tem os seus obstáculos, desde as árvores aos cactos. De relevo apontar que se vão jogar para o campos do castelo podem esperar gastar uma boa quantidade de tempo, com este campos a terem 18 buracos, havendo ainda modos adicionais com mais buracos.
Notamos que Mario Golf: World Tour foi desenhado com um grande foco no multijogador, oferecendo uma série de opções neste campo. Para além das partidas rápidas locais ou Online, podemos criar o nosso próprio clube, ao qual podemos adicionar amigos e há eventos periódicos como torneios. Tudo isto oferece uma boa longevidade ao jogo.
Para finalizar, Mario Golf: World Tour vem integralmente em português de Portugal, como podem ver pelas imagens. Para além de ser sempre bom ver os títulos na nossa língua, é bom vê-lo feito num jogo que precisa de alguma adaptação aos termos técnicos e que também está direcionado à pequenada.
O que gostamos:
– Gráficos apelativos e coloridos
– Personalização
– Variedade de modos de jogo e de campos
– “Clube do Castelo” muito completo
O que não gostamos:
– Falta de uma dificuldade intermédia
– Longas partidas tendem a tornar-se algo entediantes
Mario Golf: World Tour é um título sólido e com uma quantidade notável de conteúdo para explorar. Para além dos visuais ricos, as opções de personalização e os modos multijogador são os grandes destaques. Um bom título para quem gosta de jogos de desporto com alguma fantasia à mistura.
Mario Golf: World Tour está disponível em exclusivo para a Nintendo 3DS, em suporte físico e na Nintendo eShop, por 39.99€.