Análise – Mario Kart 8

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Com presença marcada em todas as consolas Nintendo desde Super Mario Kart para a SNES, desta vez a série de corridas protagonizada por Mario chega à Wii U com Mario Kart 8.

Tal como o nome indica estamos então perante o oitavo título na série e como esperado a Nintendo mais uma vez trouxe algo de novo e refrescante mantendo ao mesmo tempo o que faz de Mario Kart uma das séries mais viciantes do seu catálogo.

Depois de nos presenciar com circuitos que nos levam por terra, ar e mar em Mario Kart 7, a Nintendo voltou a alterar a maneira como seguimos o circuito até cruzarmos a meta com a adição de segmentos em que desafiamos a própria gravidade, a grande novidade de Mario Kart 8.

Ao contrário do que acontece quando alteramos do meio terrestre para o meio aquático ou para o meio aéreo, durante as zonas de anti gravidade a maneira como conduzimos sofre poucas alterações sendo as diferenças apenas de que o nosso kart se transforma num planador futurista que se locomove a escassos centímetros do solo mas que funciona exatamente como um Kart nos segmentos terrestres; e de que quando embatemos contra os nossos adversários ganhamos um pequeno boost de velocidade ao contrário do que acontece quando a gravidade se faz sentir em que somos desviados pelo embate, mantendo velocidade idêntica antes e após o choque.

No entanto a grande alteração que estes segmentos de anti gravidade trazem é sobretudo a nível estético sendo que estas fases não ocorrem apenas quando nos encontramos em terra firme pelo que poderão encontrar várias combinações diferentes que produzem aspetos visuais espantosos como estar a dirigir o nosso kart enquanto os outros corredores aceleram e atiram itens uns aos outros de várias perspetivas únicas.

Moto de Peach em transformação após entrar numa zona de antigravidade

Moto de Peach em transformação após entrar numa zona de antigravidade.

Embora a anti gravidade seja a novidade de destaque em Mario Kart 8, este jogo possui ainda mais características que o diferenciam dos anteriores jogos da série. Entre estas novidades estão novos power-ups que se juntam à lista:

A planta-piranha, que funciona apenas a curta distância e que tenta comer todos os adversários que estejam a uma curta distância do nosso veículo, para a frente ou para os lados; O Boomerang, item que podemos atirar até 3 vezes para a frente ou para trás e que causa estragos durante o seu trajeto de ida e volta; A Superbuzina que é como o nome indica uma buzina, que pode servir tanto como ferramenta de ataque já que derruba os inimigos apanhados no raio de som da buzina ou como defesa já que pode destruir os itens que são arremessados até nós, incluindo a até agora imparável carapaça-azul. Para além destes três novos power-ups temos ainda o 8 que é não mais que um conjunto de 8 power-ups e que podemos usar aleatoriamente tal como acontece com o 7, em Mario Kart 7 para a Nintendo 3DS.

Em termos de veículos, Mario Kart 8 volta tal como em anteriores jogos da série a proporcionar-nos com várias opções de customização que afetam o comportamento do nosso Kart, motociclo ou outro veículo. Estas diferenças estão longe de ser apenas estéticas sendo que dependendo das escolhas que façamos para o corpo do veículo, rodas e planador o valor dos parâmetros velocidade, aceleração, controlo, tração e peso variam sendo que obtemos grandes diferenças mesmo entre veículos do mesmo tipo, tendo os jogadores a oportunidade de encontrar o seu próprio estilo, encarando os circuitos de várias maneiras diferentes.

Esta liberdade para alterar os veículos juntamente com o próprio design dos circuitos incentiva os jogadores a repetir essa mesma pista com o objetivo de explorar tudo o que esta tem a oferecer. A anti gravidade desempenha aqui uma função crucial já que podemos por várias vezes optar entre um caminho por via terrestre ou por zonas de anti gravidade. Estas opções aliadas à variedade de percursos criadas mesmo sem as zonas de anti gravidade e as passagens secretas existentes criam uma multiplicidade de caminhos disponíveis dentro do mesmo circuito aumentando a longevidade do jogo. A maneira como interagimos com as diferentes pistas e de como relacionamos os caminhos que seguimos com a personalização dos nossos veículos podem fazer toda a diferença entre chegarmos nas primeiras posições ou não, aumentando a competitividade e profundidade do jogo.Mario Kart 8j_Créditos_Nintendo
Embora esta competitividade esteja presente em todos os modos de jogo, esta é acentuada quando jogamos localmente contra amigos e familiares ou quando nos conectamos à rede e jogamos com amigos ou completos desconhecidos que detenham uma Wii U e Mario Kart 8 já que durante o multijogador não encontramos apenas oponentes de IA mas sim outras pessoas que já têm os seus próprios truques e trajetos definidos para chegar à meta.

Em Mario Kart 8 não existe nenhum novo modo de jogo pelo que continuamos a ter o modo Grande Circuito, Contrarrelógio, Corrida VS e Batalha como em jogos anteriores.

O Grande Prémio é a grande atração dos jogos Mario Kart que pode ser jogado com ou sem amigos em multijogador local e consiste em 8 taças, disputadas através de 4 circuitos bastante distintos entre si e em que vamos somando pontos de acordo com a posição alcançada em cada um deles. Metade destas taças são constituídas por circuitos que embora já tenham entrado em anteriores jogos da série, contam com tantas alterações, tanto a nível estético como na sua própria composição que mesmo quem já tenha experimentado estas pistas em jogos anteriores tenha um sentimento completamente novo ao percorre-las de novo embora se encontre ao mesmo tempo familiaridade e certa nostalgia em circuitos de versões mais antigas.

Para prolongar o tempo que dedicamos a estes circuitos e tornar o jogo mais desafiante, temos várias dificuldades 50cc, 100cc e 150cc que correspondem a fácil, normal e difícil respetivamente. Temos ainda o modo Espelho que é desbloqueado mais tarde, corresponde à dificuldade 150cc e apresenta os circuitos a que estamos habituados mas invertidos.

O contrarrelógio pode ser jogado em qualquer dos circuitos presentes nas taças do Grande Prémio e consiste em desafiarmos fantasmas de IA ou de outros jogadores para tentarmos alcançar a melhor posição possível a nível mundial e descobrirmos a maneira mais rápida de chegar à meta.

No modo Corrida VS podemos escolher entre várias pistas que nos são apresentadas aleatoriamente e podemos competir contra amigos ou contra o CPU nestes cirucuitos individualmente sem ser necessário escolher entre grupos de 4, como acontece no Grande Prémio.

No modo Batalha, embora desta vez decorra nos circuitos originais e não em arenas específicas, o objetivo deixa de ser chegar até à meta e passa a ser conseguir atingir o maior número de adversários durante o tempo dado para lhes estourar os balões que simbolizam vidas enquanto tentamos evitar que nos atinjam para não perdermos os nossos balões.battle-mode
Para além destes modos, Mario Kart 8 conta ainda com modo multijogador online em que podemos competir contra outros jogadores por região, a nível mundial ou com amigos e rivais em curtas sessões de jogo de Corridas VS ou Batalha.

Embora os circuitos estejam bem desenhados, para o modo Batalha estes não são tão adequados para este modo como as arenas dos anteriores Mario Kart em que conseguíamos ver mais facilmente os nossos oponentes, sendo que em pistas normais muitas vezes ficamos bastante tempo sem ver vivalma o que torna este modo de jogo por vezes aborrecido. No modo online podemos ainda jogar com outra pessoa na mesma consola isto é, podem-se juntar com mais um jogador localmente e competirem os dois entre si e os outros jogadores online. Algo possível devido à Nintendo Network que oferece uma ligação mais estável do que no passado com a Wii e outros sistemas Nintendo.

A juntar aos modos multijogador online temos ainda a Mario Kart TV, uma funcionalidade totalmente nova em Mario Kart 8 e que nos permite partilhar os nossos melhores momentos com outros jogadores na rede. Assim que acabamos uma corrida no modo solo ou multijogador local é nos apresentada a opção de rever os melhores momentos dessa mesma corrida e editá-los para posteriormente partilharmos o segmento que queremos com o resto do mundo. Ao selecionar Mario Kart TV no menu principal temos acesso a uma grande seleção de vídeos postados por outros jogadores que podem demonstrar movimentos e táticas impressionantes a que devemos prestar atenção com vista a melhorar o nosso desempenho, ou então vídeos divertidos das reações das personagens ao longo das corridas como o famoso Lugi’s Death Stare.

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Tal como os outros jogos da Wii UMario Kart 8 tem ainda suporte para o Miiverse onde encontramos uma comunidade ativa que partilha várias informações sobre o jogo, dúvidas, desenhos entre muitas outras publicações relacionadas com Mario Kart 8 pelo que podem a qualquer momento partilhar a vossa experiência facilmente com outros jogadores.

Devido à ausência de novos modos de jogo e embora a Nintendo tenha incluído novidades como a anti gravidade e de apresentar vários circuitos bastante distintos entre si, Mario Kart 8 é um jogo que se torna rapidamente cansativo já que continua com a mesma fórmula dos anteriores jogos da série sem algo completamente diferente do que a série Mario Kart nos oferece há anos. Os jogadores que têm a oportunidade de conectar a Wii U à Internet , jogar com amigos localmente ou que ainda não tenham jogado títulos Mario Kart conseguem evitar o cansaço rápido no entanto os fãs de longa data da série irão encontrar mais um jogo bastante idêntico aos últimos títulos da série.

Para os jogadores mais ávidos, Mario Kart 8 oferece vários percursos que podemos tomar num mesmo circuito que aumenta a profundidade do jogo, no entanto este factor e a customização e variedade de veículos não são os únicos pontos que ditam quão competitivo é o jogo.

Tal como em todos os jogos da série, Mario Kart 8 tem vários power-ups, incluindo alguns novos referidos em cima, que podemos escolher e usar contra os nossos adversários e que trazem mudanças drásticas nas posições até ao último instante. Este talvez seja o principal motivo de mesmo depois de este tempo todo Mario Kart ainda ser uma série que move milhões a cada nova entrada já que não importa caso consigamos estar bastante tempo em primeiro até mesmo ao fim da última volta já que em segundos uma carapaça azul ou outro item pode vir em nossa direção acabando com os nossos sonhos mesmo a centímetros da linha final. O contrário também é possível e por isso uma corrida raramente se pode considerar perdida, o que torna cada corrida de Mario Kart, especialmente nos modos multijogador em que os adversários usam todos itens aos seu dispor de maneira mais inteligente e eficaz, ou não já que cada corrida é uma página em branco e é impossível prever como irá acabar.

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Se quiserem descobrir ainda mais do que Mario Kart 8 tem a oferecer então têm ainda moedas que podem apanhar durante as várias corridas que façam e que vão adicionando ao vosso total, que, há medida que vão conseguindo armazenar mais moedas, maior a seleção de veículos que podemos escolher para levar para os circuitos dos vários modos de jogo.

Há medida que vamos jogando vamos obtendo estas moedas quase que de maneira imperceptível, enquanto desbloqueamos também personagens secretos.

Tecnicamente Mario Kart é um dos jogos mais impressionantes da Wii U já que demonstra paisagens com um nível de detalhe impressionante e que não deixa a Wii U passar vergonha comparando com vários jogos já lançados para consolas mais potentes que esta. No entanto Mario Kart 8 destaca-se neste quesito também pela sua direção artística com cenários variadíssimos que apresentam sempre uma grande variedade de cores vibrantes e transbordantes de vida que são um regalo para os olhos e que por vezes nos leva mesmo a abstrair das posições e tudo o que está a acontecer para chegarmos ao 1º lugar, apenas para apreciar as paisagens de Mushroom Kingdom.

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A acompanhar as nossas travessias temos também sempre música ambiente como seria de esperar no entanto desta vez a Nintendo teve em especial atenção este aspeto sendo que as músicas presentes no jogo foram gravadas por uma orquestra ao vivo, tendo por isso o som uma melhor qualidade e mais profundo criando um cenário ainda mais único.

Opinião Final:

Mario Kart 8 é um dos maiores lançamentos da Wii U para este ano, cumpre com as expectativas e não desaponta, apresenta visuais espantosos do melhor que podemos ver na consola e com música de fundo também ela bastante agradável. Estes dois pontos aliados à anti gravidade, ao multijogador competitivo tanto local como online e à customização de veículos fazem de Mario Kart 8 uma das melhores opções para compra de quem tem uma Wii U no entanto a fórmula continua igual aos anteriores jogos da série pelo que poderão achar o jogo repetitivo depois de algumas horas de jogo, que é mais notável pela falta de novos modos de jogo e de o modo Batalha não ter recintos próprio para esse modo como acontece por exemplo em Mario Kart 7.

O que gostamos:

  • Aspeto visual com cores vivas;
  • Música ambiente;
  • Anti gravidade e profundidade dos circuito;
  • Jogabilidade viciante;
  • Mario Kart TV.

O que não gostamos:

  • Falta de novidades na fórmula da série;
  • Ausência de novos modos de jogo;
  • Modo Batalha sem mapas específicos.

Nota: 8,5/10