Análise – Mario Kart 8 Deluxe

Mario Kart está de volta às consolas da Nintendo, mas também nunca saiu. E, ao contrário do que estamos habituados, desta vez não temos uma nova entrada, mas sim um update ao título já previamente lançado na WiiUMario Kart 8. Como o nome indica, esta edição é verdadeiramente de luxo, incluindo não só os DLC que foram lançados até à data, mas também novo conteúdo.

É normal que a uma primeira vista se torça o nariz. Afinal de contas, o que temos aqui é um port, quando na verdade o que queremos é novos jogos para a Switch. Mas também é verdade que reencarnações uma após a outra, como já é hábito por parte da Nintendo, acabam muitas das vezes por ir dar ao mesmo. E quando aqui temos como base um dos melhores títulos da WiiU... bem, em equipa que ganha não se mexe. Ou mexe-se pouco.

Para quem, como eu, não chegou a comprar os DLC de Mario Kart 8, regozijem-se! Todo o conteúdo previamente lançado está aqui incluído e para ajudar à festa, já está todo desbloqueado desde o início. Confesso que preferia ter a oportunidade de poder ir desbloqueando o conteúdo (apenas se encontram bloqueados veículos e componentes para os mesmos) mas para o tipo de jogo que é, e na consola em que se encontra, torna-se muito mais acessível quando só queremos umas partidas com amigos. Assim, todos podem escolher as suas personagens favoritas sem se preocuparem em trabalharem muito para tal. Para além de Link, Isabelle e os suspeitos do costume, foram ainda adicionados os Inklings de Splatoon e ainda Bowser Jr., entre outros.

Tanto os suspeitos do costume como novas personagens voltam para mais umas corridas.

No que toca a novo conteúdo, podem também contar com novos veículos e novas pistas. As novas pistas fazem parte do conteúdo que já se encontra desbloqueado desde o início, o que faz com que os as possibilidades de dar umas valentes abadas aos vossos amigos sejam imensas. A juntar-se à festa, chega a possibilidade de poderem logo escolher a velocidade a que se querem lançar no vosso veículo. Se forem já mais do que profissionais no que toca a conduzir na Rainbow Road, podem lançar-se logo para os 200cc e rezar aos santinhos para que não caiam pista fora.

Para os mais gananciosos, fiquem felizes de saber que agora podem levar não um, mas dois itens de uma vez, aumentando as vossas possibilidades de espalhar o caos. E a juntar-se às já usuais shells e afins, há agora também a Feather e o Boo – que decidiram juntar-se à festa após terem ficado para trás depois do lançamento de jogos anteriores. Sempre a pensar na experiência de jogo em grupo, uma das adições a esta versão Deluxe são as opções de optar por auto-aceleração e/ou auto-direcção. Para os jogadores mais experientes, esta duas opções são dispensáveis, mas se estivermos a falar de jogadores mais casuais ou até de crianças, estas duas opções são bastante importantes na medida em que ajudam a uma maior inclusão dos jogadores. De fora fica a frustração de não conseguirem ganhar uma corrida ou de estarem sempre a cair borda fora naquelas curvas mais apertadas. Assim, todos ficam felizes e todos têm uma oportunidade de se divertir com Mario Kart – qualquer que seja a idade ou o nível técnico.

Após queixas e um desagrado geral por parte dos fãs, chega-nos aqui um Battle Mode completamente revisto e tremendamente divertido. As suas 8 arenas levam-nos a sítios tão diferentes como a mansão de Luigi ou uma colónia lunar. As regras são definidas pelo jogador, que tanto poderá optar por jogar em equipa, como pelo “salve-se quem puder”. Pegando na base simples que é, bem, correr com um kart, o Battle Mode consegue criar variedade suficiente para fazer com que após se tornarem o rei das moedas queiram rapidamente saltar para uma nova partida e rebentar todos os balões dos vossos oponentes. Confesso que me dá um gozo imenso roubar moedas aos meus oponentes – e sim, a coroazinha no fim ajuda. Todos os modos de batalha têm as suas nuances, ainda que similares entre si. Podem parecer pouco variados numa primeira impressão mas garanto-vos que a logística de rebentar balões muda um pouco quando usamos bombas para o fazer.

Sinceramente Mario, deitar lixo para fora do carro?

Mario Kart é um jogo que foi feito para jogar em conjunto. No que toca ao modo multijogador local, podem juntar-se até 4 jogadores em simultâneo na televisão. E até aqui, nada de novo. Mas o que queremos saber é se o potencial da Switch foi aproveitado… e foi, pois é possível juntarem-se oito jogadores, ligados via wireless, de modo a que possam jogar juntos, localmente, embora cada um na sua Switch. O modo multijogador online está também presente e permite que façam partidas com jogadores de todo o mundo. Infelizmente, no momento desta análise não conseguimos testar esta funcionalidade, mas confesso que estou ansiosa por participar em algumas corridas… tanto sozinha como com companhia, uma vez que podem chamar um amigo para se sentar no vosso sofá e ajudar-vos a derrotar jogadores no modo online.

Graficamente, Mario Kart 8 já era um jogo irrepreensível, com o visual cartoonesco a que a Nintendo já nos habituou, com cores vibrantes a puxar ao máximo pela anterior consola caseira. Na Switch, o salto dos 720p para os 1080p (no modo TV) é notório. Tudo é mais brilhante, os efeitos são ainda mais impressionantes e é impossível não ficar deslumbrado com a loucura de Mario Kart em pleno HD. E podem ter a certeza que todo o caos está aqui bem representado em toda a sua glória.

Opinião final:

Mario Kart 8 era já um grande título da WiiU e, com este lançamento na Switch, conseguiu pegar em tudo o que já o fazia um excelente jogo e melhorá-lo. Mario Kart 8 Deluxe está a rebentar pelas costuras com conteúdo e é o acompanhante perfeito para o conceito da Nintendo Switch. Para jogar on the go sozinho, acompanhado, em casa, no café, onde quiserem! Com uns pequenos toques, aquele que já era um grande jogo social tornou-se numa experiência verdadeiramente abrangente que promete conquistar não só os fãs, mas também os jogadores mais casuais.

Do que gostamos:

  • Inclusão dos conteúdos DLC lançados previamente;
  • Novo conteúdo;
  • Adição de mecânicas que facilitam a jogabilidade;
  • Mario Kart na Switch!

Do que não gostamos:

  • Quase todo o conteúdo já desbloqueado… mas isto já é ser picuinhas.

 

Nota: 10/10