Análise – Mario Party 10

analise_marioparty10_1_portugalgamers

Sempre que pensamos em jogos para juntar a família toda junto a televisão para desfrutar de um bom serão com jogos divertidos, Mario Party é um nome bastante recorrente e que serve justamente para esse efeito, como o nome indica.
Esta série da Nintendo, que nos leva mais uma vez ao Reino Cogumelo, desta vez sob a forma de minijogos num tabuleiro, conta com um título em todas as últimas consolas da Nintendo, não sendo a Wii U exceção, e daqui a poucos dias (20 de Março), chegará à Europa, Mario Party 10, o mais recente título desta série.

Com a saída de mais uma consola, a Nintendo tem por hábito adicionar novos elementos que alteram a maneira como nos relacionamos com o que estamos a jogar, não sendo a Wii U diferente, que trouxe em 2012 uma nova “janela” para os jogos que experienciamos com o Wii U GamePad. Rapidamente se coloca então a dúvida: Mario Party 10 utiliza as novas capacidades da Wii U? E se sim como o faz, e se o faz com sucesso.
A resposta à primeira pergunta é afirmativa, a Nd Cube realmente utiliza bastante o Wii U GamePad para trazer um novo dinamismo ao jogo colocando o jogador na pele de Bowser, contra os outros jogadores que jogam com Wii Remote, ou contra inimigos controlados pelo CPU.

Este modo em que controlamos Bowser denomina-se pois Bowser Party, em que as únicas diferenças comparativamente ao tradicional modo Mario Party, são de que ao longo do jogo Mario e companhia vão sendo perseguidos por Bowser. Neste modo, é ainda mais raro entrarmos num minijogo do que nos passados jogos Mario Party pois para isto acontecer é necessário que Bowser consiga apanhar os restantes quatro personagens, que agem, neste modo, em cooperação,todos na mesma casa do tabuleiro.

Soprar para o microfone e mover o comando são duas das funcionalidades exploradas neste jogo.

Soprar para o microfone e mover o comando são duas das funcionalidades exploradas neste jogo.

Mario Party, continua então a ser um jogo de tabuleiro baseado na sorte e algum talento dos jogadores, embora com sorte, até o pior jogador da partida poderá vir a vencer, neste modo em específico, Bowser pode demorar eternidades até apanhar os personagens, sendo que ficamos muito tempo à espera de algum minijogo enquanto vamos apenas lançando os dados, algo que não é muito entusiasmante, e que leva a períodos que são exatamente o oposto do pretendido para um serão em família: secantes.

O objetivo de Bowser passa, por perseguir os outros jogadores e levar a contagem de vidas de cada um deles a 0, enquanto os outros jogadores tentam chegar à meta.

No modo Mario Party, os jogadores continuam todos no mesmo veículo enquanto atravessam o tabuleiro e coletam estrelas, vencendo aquele que ao chegarem todos à meta, possui a maior quantidade de estrelas. Para ganharmos mais estrelas que os adversários devemos, ao longo da partida, ganhar os vários minijogos, que variam no número de estrelas que ganhamos. Para além de ganharmos nos minijogos, existem fatores a ter em conta como as casas em que calhamos durante o jogo, ou eventos mais simples ao longo do tabuleiro em que podemos ganhar ou perder várias estrelas, dependendo da nossa sorte e perícia.

Para além destes dois modos existe ainda um modo denominado Amiibo Party, que tal como o nome indica utiliza as novas figuras da Nintendo, que se encontram nas lojas desde o final do ano passado e que podem ser usadas em vários outros jogos da companhia, tanto da Wii U como da Nintendo 3DS.
Em cada um dos modos existem vários tabuleiros que não alteram muito a experiência já que os minijogos continuam a ser os mesmos, mas que no entanto acrescentam uma variedade de cenários ao jogo, o que também implica novas maneiras de interagir com o tabuleiro já que os eventos serão diferentes.

No modo Mario Party irão encontrar bosses enquanto avançam para a meta.

No modo Mario Party irão encontrar bosses enquanto avançam para a meta.

Para além destes três modos principais, Mario Party oferece ainda mais conteúdo sob a forma de Jogo Livre (em que podemos escolher dentro minijogos dentro dos presentes nos modos Mario Party e Bowser Party),Jogos bónus, Desafio das Moedas (incluído no modo Mario Party), para além destas possibilidades de minijogos existe ainda o modo Bónus Amiibo e a Sala do Toad, onde podem ver os desafios que já completaram, bem como alterar as definições ou tirar fotografias (uma opção completamente desnecessária e simples); aceder à loja e comprar itens com os pontos Mario Party que vão ganhando à medida que jogam; assistir aos créditos e ouvir as várias peças musicais que compõem o jogo.

Os Jogos Bónus presentes trazem variedade a Mario Party 10, que de outra forma apenas seria composto por minijogos competitivos em que podemos ter 1vs 4 (Bowser contra os restantes jogadores) ou 1vs 3, 2vs2 e todos contra todos dentro do modo Mario Party. Estes jogos bónus não são nada de especial no entanto, são por exemplo um jogo de badmington bastante simples com jogabilidade parecida à de Mario Tennis; um jogo que faz lembrar tetris, mas com esferas e outros jogos. Para além destes jogos bónus, todo o jogo é constituído pelos mesmos minijogos que temos durante o modo Mario Party e o modo Bowser Party, apenas mudando a  maneira como estes minijogos são apresentados, sendo o jogo menos variado do que a princípio possa parecer.

Badmington, um dos jogos bónus disponíveis.

Badmington, um dos jogos bónus disponíveis.

O jogo é então, todo ele constituído apenas por vários minijogos, o que pode no início ser divertido, mas que passadas poucas horas acaba por perder um pouco a piada já que nenhum destes minijogos é complexo e têm todos uma jogabilidade pouco profunda e bastante simples para facilitar a integração de jogadores casuais, pois o jogo é baseado no multijogador.

Falando no modo multijogador, é aqui que se encontra um dos problemas mais graves de Mario Party 10, embora possa ser jogado a solo, o foco do jogo está claramente no modo multijogador, e a não ser que queiram apenas jogar o modo Bowser Party, para jogar os restantes modos com outros jogadores, terão de possuir no mínimo 2 comandos Wii  e para os modos com Amiibo, também estas figuras.

Com tanto acessório necessário para tirar total proveito deste jogo, caso queiram experimentar Mario Party 10, é aconselhável considerarem se têm os acessórios suficientes para garantir uma boa experiência e caso não tenham, se o jogo vos proporciona diversão suficiente quando jogam sozinhos.

Mario Party 10 limita então bastante a experiência a quem não possua comandos da anterior consola da Nintendo, o que acaba por ser irónico já que jogamos mais com os comandos da Wii do que com os da Wii U, o que é mais uma falha pois este jogo é exclusivo Wii U e não mais um Mario Party da Wii, e que poderia, tal como outros jogos, tirar mais proveito do Wii U GamePad. Sendo por isso não, a resposta à terceira pergunta colocada no início da análise, o Wii U GamePad tinha ainda muito por onde ser explorado e Mario Party seria a série perfeita para isso já que o público que pretende atingir gosta deste tipo de jogos e brincadeiras que se possam fazer com as consolas, algo menos sério que os jogos que existem em maioria para as consolas.

No entanto, embora este jogo possua os seus erros, consegue também divertir já que os minijogos são bastante variados e, ao contrário do resto do jogo, não se tornam automaticamente cansativos. Depois de várias partidas e horas de jogo, estes minijogos começarão a repetir-se e o jogo irá ficando mais e mais entediante, pelo que apenas para jogar com amigos se tornará divertido.

O estilo artístico deste jogo cria imagens espetaculares.

O estilo artístico deste jogo cria imagens espetaculares.

Em termos de grafismo, Mario Party 10 não é espantoso, estando o nível visual ao nível dos outros jogos Mario da consola, já que os modelos são os mesmos, tendo tal como os outros jogos deste universo na consola, uma grande variedade de cores que se misturam de modo a obtermos lindos cenários em estilo cartoon, e que são um regalo para os olhos.

A música de Mario Party 10, no entanto é bastante irrelevante e durante todo o jogo não existe nenhum ponto alto que se note, e em que a música eleve a experiência, tendo pouco impacto no jogo e no que transmite ao jogador.

Opinião final:

Mario Party 10 segue o que já os anteriores jogos da série prometiam, um jogo direcionado para festas com a família em que vários jogadores se juntam para umas rodadas à frente da televisão em que competem numa mistura de talento com sorte, levando a reações mistas. No entanto Mario Party 10 é um jogo que poderia ter sido bem mais do que é, sendo que se apresenta bastante simples, com vários minijogos que não oferecem grande variedade de desafios e necessitam todos do Wii Remote (a não ser que queiram jogar como Bowser), apresentando o Wii U GamePad uma figura secundária neste novo jogo. Por isso, é necessário terem vários comandos para poderem jogar Mario Party 10 e tirar o valor máximo deste jogo repetitivo e bastante limitado, que num ano repleto de jogos como 2015 deverá ser um jogo que passará totalmente despercebido mesmo para os detentores da Wii U que têm vários exclusivos à sua espera este ano.

O que gostamos:

  • Vários minijogos;
  • Estilo gráfico caraterístico de Mario.

O que não gostamos:

  • Wii U GamePad pouco utilizado;
  • Chega a ser secante quando jogamos no tabuleiro;
  • Música irrelevante;
  • Pouca variedade de modos de jogo;
  • Necessidade de acessórios limita experiência.

Nota: 6/10