Análise – Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars

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A série Mario vs Donkey Kong nunca foi das com mais sucesso, no entanto a mesma já remonta desde o seu primeiro jogo na velhinha Gameboy Advance tendo desde então tido um número considerável de lançamentos firmes. Este Tipping Stars é o jogo mais recente da série e, enquanto não se trata de nenhuma revolução em termos de inovação não deixa de ser notável tratar-se ser do primeiro jogo com cross-buy (querendo isto dizer que sendo comprada a versão Wii U ou 3Ds temos direito a uma cópia no outro sistema).

O jogo é do género puzzle o qual faz um bom trabalho em desenhar uma linha entre o desafiante e o frustrante. Provido quase totalmente de história os jogadores assim podem concentrar-se mais na resolução dos puzzles apesar de mesmo assim haver uma narrativa extremamente simples: Donkey Kong raptou a Pauline do jogo original das arcades e Mario tem de a salvar. Isto é imediatamente aparente quando conseguimos o objetivo no mundo 6 no entanto ainda temos mais níveis para resolver após isso. Não se trata propriamente de um problema pois jogos de puzzles normalmente não incluem qualquer história.

Criar pontes para guiar os minis.

O jogo contém todas as caraterísticas básicas esperadas de um jogo com Mario. Mundos temáticos, visuais muito coloridos e jogabilidade divertida. Basicamente temos de levar os mini Mario, Peach, Toad ou mesmo Pauline até à saída dos níveis. Podemos dizer que tratam-se de uma espécie de brinquedos de corda que andam sempre para a frente, a partir daí temos de traçar o caminho seguro para conseguirem chegar à saída. Pelo caminho existem rotas alternativas que levam os minis a apanhar itens coleccionáveis que influenciam a pontuação final de cada nível.
É aconselhável, claro, obter a melhor pontuação possível para ganhar mais estrelas pois podem ser usadas para comprar mais peças e minis para os níveis seguintes. Para poder fazer isso, contudo, precisamos de conquistar pelo menos dois dos nive mundos presentes no jogo. Claro que também existem alguns segredos tais como mundos escondidos e de bónus por isso oportunidades para ganhar estrelas são muitas. Cada novo mundo apresenta uma nova mecânica como elevadores ou molas para saltar que adicionam ao desafio porém nunca sentimos demasiada frustração apesar de alguma dificuldade.

Temos vários “personagens” a proteger.

 Assim que conseguimos “apanhar” a mecânica de qualquer mundo resolver os puzzles não irá levar demasiado tempo mesmo nos níveis mais para o final do jogo. Tendo terminado o jogo não há muito incentivo para o voltar a jogar a não ser para descobrir um ou outro colecionável deixado para trás. O que irá prender o jogador ainda durante algum tempo é o criador/editor de níveis o qual também permite partilhá-los online com outros jogadores os quais podem dar-te uma “gorjeta” de estrelas se gostarem do teu nível. A longevidade do jogo é aumentada por este facto no entanto depende muito se mantiver uma comunidade online constante o que para a natureza do jogo não me parece que irá perdurar.
O jogo poderá ser algo simplificado especialmente para os jogadores mais exigentes e acaba por ser ligeiramente aborrecido em sessões algo longas porém poderá ser bom e agradável em curtas sessões de jogo tais como em viagens de carro ou situações parecidas. Muitos fãs de Mario poderão queixar-se da falta de conteúdo e demasiada simplicidade enquanto que outros poderão agradecer justamente por isso. Realmente a sua simplicidade acaba por ser um pouco o seu “calcanhar de Aquilhes” e realmente confere-lhe um apelido de jogo para sessões rápidas.

Opinião final:

No seu geral, Mario vs Donkey Kong: Tipping Stars  é um jogo sólido mas apenas indicado para jogar em pequenas doses. Para quem não jogou outros é uma boa introdução à série e tem a particularidade de a solução dos puzzles poder ser concretizada de maneiras diferentes. O criador e editor de níveis mantém o interesse mas como já dito, depende da comunidade online. Porém, no final, a sua simplicidade acaba por ser a sua queda pois quem espera neste título um jogo de Mario ao habitual irá ficar desiludido.

O que gostamos:

  • Visual variado e colorido à Mario;
  • Fácil de jogar;
  • Criador/editor de níveis.

O que não gostamos:

  • Muito simplificado;
  • Longas sessões ficam aborrecidas.

Nota: 7/10