
Depois de um ano de jejum, a Electronic Arts apresenta-nos o novo Need for Speed. A Ghost Games é a responsável pela criação deste novo título de pura adrenalina com carros bastante velozes.
Com vários lançamentos ao longo dos anos, esta série tem vindo a acompanhar os fãs de corridas, pelo que no ano passado a produtora decidiu melhorar o jogo, dando ao jogador uma experiência de jogo diferente e bem melhorada para lançar este ano o novo Need for Speed.
Desta vez a Ghost Games teve de optar pelo estilo de condução mais arcade, conforme os últimos anos, ou por algo mais rígido. A produtora dá assim a oportunidade ao jogador de modificar e personalizar o estilo de corrida, não só pela condução como também pela forma como o nosso veiculo se irá desempenhar durante as corridas.
A cidade de Ventura Bay é sempre percorrida a grandes velocidades.
Ao percorrem as grandes ruas da cidade irão poder conhecer melhor o vosso carro e também a forma como o irão conduzir. O estilo de condução será fundamental ser ajustado de acordo com a vossa condução, a nível de velocidade bem como a derrapar ao longo de várias curvas, pois irá proporcionar ao jogador uma experiência de jogo fantástica.
A personalização é sempre o ponto forte da série Need for Speed, pelo que este novo jogo não foge à regra. É incrível ver os detalhes e toda a personalização que temos disponível para modificar o nosso carro. Com vários carros disponíveis que a produtora já tinha anunciado, podemos jogar com Ferrari, BMW, Lamborghini, Subaru, entre outros. Também poderemos começar por um carro mais clássico e aos poucos e poucos melhorá-lo de forma a conseguirmos vencer grandes corridas.
É fantástico ver a variedade que o jogo dispõe, não só pela personalização de pneus, cores, motores, design, entre outros. O detalhe inserido em cada equipamento ou carro dá ao jogo ainda mais realismo.
Ao circularem pela cidade de Ventura Bay, irão encontrar várias corridas e desafios que irão ter de completar. Também podem desafiar jogadores que estejam a circular pela cidade, bastando para isso que fiquem próximos do carro adversário para poderem fazer o desafio.
Não pode faltar em Need for Speed o famoso drift.
Cada categoria de Need for Speed é dividida por cinco personagens. Manu é o responsável pelos drifts e derrapagens, Spike é o amante da velocidade, Robyn é o mais social com os amigos, Travis gosta de perseguições e adrenalina e por fim Amy, irá tentar criar o melhor carro.
Ao longo da história vão poder ver várias sequências em vídeo com estas personagens. Em muitos momentos parece que estamos perante um filme devido à alta qualidade que estas sequências apresentam. As conversas entre as personagens segue uma história em que o jogador terá de cada vez mais conseguir superar cada desafio que vos irá ser proposto. A história poderia ter sido um dos pontos mais explorados, pelo que de um certo modo não irá cativar a atenção do jogador.
Need for Speed também inclui diversos eventos em que através do mapa podem ficar a conhecer todos os desafios que irão ter de completar. Irão poder ainda colecionar vários itens que estão espalhados ao longo do mapa. A variedade de corridas neste novo Need for Speed é tanta que vos irá entreter por longas e várias horas.
Por cada desafio ou evento que concluam irão ganhar dinheiro e experiência que vos irá ajudar na aquisição de novos veículos bem como na personalização dos mesmos. Na vossa garagem poderão além do vosso carro inicial comprar outros e melhorá-los. Consoante a posição que conseguirem em cada desafio vão ganhar mais dinheiro e experiência, pelo que em alguns eventos irão necessitar de um bom carro para conseguirem vencer as corridas.
As peças e os itens de personalização irão dar mais velocidade não só a nível de arranque como de travagem, entre outros. Será fundamental conseguirem ter um veículo equilibrado, de forma a adaptar-se à vossa condução.
Temos vários tipos de personalização a nível de design, pneus, entre outros.
Para conseguirem personalizar os carros irão ter ganhar experiência e dinheiro através de cinco estilos presentes no jogo. Se conduzirem a alta velocidade durante um longo período de tempo, através de drift durante as curvas e não só, e claro a famosa perseguição policial à qual terão de conseguir escapar.
Convém realçar que o motor gráfico utilizado pela Electronic Arts em vários jogos dá ainda mais realismo, neste caso a Need for Speed. É incrível ver o detalhe que este jogo de corridas tem, não só a nível de carros como já referi acima, bem como a nível das ruas, sombras e claro iluminação. A chuva também é um dos fatores que ficou bem retratado no jogo, muitas das vezes não é fácil conseguir tanto detalhe.
Em relação aos carros além da personalização a forma como o carro fica afetado a nível de danos também ficou bem real. Nos confrontos com outros veículos, podemos ver pequenas amassadelas, riscos, entre outros. Muitas das vezes o simples facto de colidirmos com o cenário, por vezes já causa dano ao carro e claro, também no cenário.
Os carros clássicos também estão presentes no jogo.
Este novo Need for Speed engloba muitos detalhes dos anteriores títulos já lançados, como o Underground 2, Hot Pursuit, Most Wanted, não só a nível de personalização dos carros, como a perseguições entre a policia e o jogador e claro os drifts como já é habito na série Need for Speed.
Um dos aspetos que este novo Need for Speed deveria ter tido em conta, seria o aspeto offline, visto que para poderem jogar este jogo terão de ter uma ligação à Internet permanente.
A EA também inseriu no jogo um sistema de ajuda que vos irá facilitar nos primeiros passos de forma a que jogador não necessite de muito tempo para se adaptar a este jogo de corridas.
Opinião final:
Need for Speed, apesar de um ano de ausência, regressa em grande força para os amantes de corridas. Como já referi, o jogo engloba vários detalhes dos jogos anteriores já lançados e para quem é fã da série será um jogo obrigatório para adquirem. As fantásticas corridas, drifts e claro as perseguições conferem grande adrenalina para quem gosta deste tipo de jogos. A qualidade continua presente na série, mas desta vez ainda como mais detalhe e rigor, não só nos carros como também no cenário. Para quem ainda não jogou nenhum jogo da série Need for Speed poderá começar por este novo jogo, pois não se irão arrepender, com várias e longas horas de corridas a grande velocidade.
O que gostamos:
- Personalização de veículos;
- Qualidade gráfica;
- Vários desafios para poderem jogar.
O que não gostamos:
- Ligação permanente à Internet para podermos jogar;
- História não é cativante.
Nota: 8,5/10