Devido ao facto de a Wii U ser retrocompatível com jogos Wii, a atual consola doméstica da Nintendo vem-se abastecendo com um vasto, e sempre em expansão, catálogo de jogos da sua antecessora, contando este, maioritariamente, com os seus pesos pesados. Como tal, New Super Mario Bros. Wii, o único side-scroller da série Super Mario lançado para a consola, não poderia faltar e finalmente foi adicionado à Nintendo eShop da Wii U.
A série Super Mario há muito deixou de precisar de introduções. Desde 1985, ano em que foi lançado o primeiro jogo da franquia, que a jogabilidade dos jogos side-scroller, tão adorada pelos fãs, se vem mantendo a mesma, mediante, é claro, vários refinamentos e adições. Assim, devido à jogabilidade simples, divertida e viciante, a série continua a ser um dos grandes ícones da Nintendo e a suscitar vários momentos de diversão a milhões de pessoas em todo o mundo.
Há, no entanto, que considerar os efeitos de a fórmula, mesmo com as alterações que foram sendo feitas, se ter mantido aproximadamente idêntica ao que se encontrava há 31 anos, isto é, há que contabilizar o facto de que esta mesma persistência poder levar a um sentimento de enfastio e de cansaço a alguns fãs de longa data.
Tendo tudo isto em conta, gosto sempre de, quando perante mais uma interação de uma série pré-estabelecida, averiguar o que de novo traz esse mesmo título, mesmo que, estando inserido no mesmo universo, este deva cumprir uma série de requisitos.
Mesmo sem recorrer a outras séries, conseguimos encontrar uma enorme diferença entre o que tem sido feito em termos de evolução nos jogos Super Mario 2D e nos jogos Super Mario 3D. Enquanto que nos primeiros, (muito devido ao estilo de jogo em si, é certo) tirando inúmeras diferenças de arte, novos power-ups e algumas pequenas diferenças nas mecânicas, as novas interações se assemelham bastante ao que encontrávamos já no tempo da NES, nos segundos encontramos uma pluralidade de cenários e maneiras de jogar que, não fora por terem personagens iguais e certos aspetos em comum (como por exemplo as estrelas ou a presença do castelo de Peach), poderíamos afirmar tratarem-se de jogos de diferentes franquias.
Infelizmente, o lançamento de New Super Mario Bros. Wii em nada veio alterar esta tendência, uma vez que o jogo, mesmo tendo funcionalidades específicas como os controlos por movimento, não adiciona nada ao que encontramos em New Super Mario Bros., para a Nintendo DS. Assim, podemos estabelecer que, por um lado, a maneira como controlamos o jogo continua perfeita, mas, por outro, eram exigidas mais novidades neste quesito por parte dos Nintendo EAD.
Como sempre, começamos o jogo num dia solarengo no Reino Cogumelo em que a princesa Peach é raptada, levando Mario e companhia numa aventura para salvar todo o reino e banir, novamente, Bowser e os seus lacaios. Assim, e tal como em outros jogos da série, devemos percorrer oito mundos distintos, cada um deles com um tema específico como, por exemplo: Deserto; Nuvens; Água etc.
Ao longo destes oito mundos vamos descobrindo desafios cada vez maiores, encontrando por diversas vezes níveis suficientemente desafiantes para nos fazerem perder muito tempo (sem que, no entanto, se tornem muito frustrantes). Em contrapartida, fãs mais acérrimos deste género de jogos poderão achar os níveis acessíveis, se bem que não menos divertidos.
Tal como tem vindo a ser comum nas novas interações da série, no primeiro nível encontramos o esquema básico que perdura desde o jogo original, sendo logo de seguida apresentado o novo power-up principal (o cogumelo-hélice).
Desta vez os novos power-ups tratam-se da flor de gelo, do cogumelo-hélice e do modo pinguim. O primeiro – em semelhança à flor de fogo – permite-nos atirar bolas de gelo contra os inimigos e os seus ataques, congelando-os e posteriormente podendo arremessa-los. O segundo permite-nos alcançar grandes alturas durante um curto intervalo de tempo, voando como um helicóptero. O terceiro, por sua vez, permite-nos escorregar indefinidamente no gelo, o que nos leva a momentos de grande ação e de velocidades vertiginosas enquanto pulamos, um pouco sem saber como, de plataforma em plataforma no mundo gelado.
Ao contrário do que acontecia no jogo para a Nintendo DS, este jogo oferece um modo multijogador para até quatro pessoas, passando a ser a ação verdadeiramente caótica. Tal confusão é garantida, ainda, pelo facto de que não existe splitscreen, todos os jogadores veem o mesmo, o que leva a que, por exemplo, se um jogador avançar por todo o nível a correr, os restantes terão de acompanhar esse ritmo se não quiserem ficar fora do ecrã. Neste modo existe ainda a possibilidade de, premindo um botão, se transferirem para dentro de uma bolha, que vos leva automaticamente para perto dos vossos companheiros. Há, no entanto, que ter em atenção que caso todos se coloquem dentro de uma bolha (ou se todos morrerem ao mesmo tempo ou ficarem sem vidas) perdem o nível, sendo necessário que pelo menos um jogador esteja fora da bolha para poderem prosseguir no nível.
De facto, este modo de jogo é talvez o melhor aspeto de New Super Mario Bros. Wii, uma vez que permite que passemos todo o jogo com a companhia dos nossos familiares ou amigos. É notório, ainda, o facto de o jogo, mesmo com quatro pessoas a jogar em simultâneo, não se tornar mais fácil do que no modo a solo, tendo a Nintendo conseguido criar um sistema capaz de proporcionar várias emoções no modo multijogador, bem como igualmente desafiante, o que é raro encontrar nos diversos jogos de plataformas ou jogos multijogador no geral.
Em termos de adições, este jogo possui ainda os já referidos controlos por movimentos, tão característicos da Wii. No entanto, estes controlos são demasiado simplistas e, mesmo assim, por vezes tornam-se incomodativos. Ao agitarmos o comando para cima e para baixo podemos voar com o cogumelo-hélice ou dar um pequeno salto espiral ou ainda dirigi-mo-nos, enquanto no modo bolha, até aos nossos companheiros. O problema é que, não raramente, um movimento não intencional de nossa parte pode ser interpretado pela consola como agitação do comando, levando a saltos que, por vezes, conduzem à nossa morte e estes sim, levam a momentos de frustração.
A acompanhar toda a ação temos sempre uma grande variedade de músicas a tocar, sendo grande parte delas adaptações de peças presentes em outros jogos da série e que se tornaram intemporais, sendo reconhecidas mesmo por quem nunca jogou nenhum Super Mario. Existem ainda peças totalmente novas que também se encontram bem inseridas e que se adaptam perfeitamente à restante banda sonora. Contudo, embora consiga cumprir com o seu objetivo e esteja bem-adaptada ao que decorre no ecrã, nunca senti que a música do jogo fosse algo de muito especial ou épico (e o contrário também é verdade), pelo que não lhe atribuí grande peso nesta análise.
Em termos de efeitos visuais, New Super Mario Bros. Wii comportava-se lindamente no seu tempo, apresentando, na altura, uma evolução significativa em comparação com o jogo da Nintendo DS. Este lançamento, no entanto, muito devido a New Super Mario Bros. U já ter sido lançado, perdeu um pouco dessa magia. Mas não é pelo facto de se terem passado já alguns anos desde o seu lançamento que critico este ponto do jogo, tal crítica seria injusta. Critico, sim, um ponto comum a todos os lançamentos de jogos da Wii na Nintendo eShop da Wii U: o serrilhado.
Sabendo que todas as consolas Wii U estão ligadas a televisões HD (ou até mesmo 4k), é imperdoável que a Nintendo continue a lançar estes títulos com um problema que já era notável na Wii, o facto de nos televisores de alta definição os jogos (que nas televisões SD não apresentam este problema) ficarem com um claro pior aspeto que se torna várias vezes incomodativo.
Tal efeito pode ser eliminado, é claro, ao passar a imagem para o ecrã do Wii U GamePad, devido a este ser mais pequeno e não ter uma resolução HD. No entanto, e embora esta passagem resulte bem quando estamos a jogar sozinhos, quando temos companhia e queremos jogar uma partida multijogador estarem quatro pessoas a olhar para um ecrã pequeno em que se passa tanta coisa ao mesmo tempo não resulta muito bem.
Para além desta falta de alterações na componente visual, é também notável, por más razões, o facto de que não podemos jogar este jogo com o Wii U GamePad ou com o Wii U Pro Controller, sendo estritamente necessário que tenhamos um Wii Remote ou Wii Remote Plus para o efeito.
Assim, este lançamento para a Nintendo eShop, para além das críticas que faço ao lançamento original, tem ainda o acréscimo (negativo) de não ter em atenção certos aspetos que tornariam a experiência muito melhor na Wii U do que a que nos chega.
Opinião final:
New Super Mario Bros. Wii é exatamente o que esperávamos de mais um jogo Super Mario 2D, com a fórmula de sempre, que, não obstante o facto de se manter idêntica ao que vemos há 31 anos, continua a divertir. Infelizmente, com este lançamento para a Wii U, a Nintendo não teve em atenção alguns problemas e limitações, limitando-se a lançar novamente a versão original sem qualquer tipo de alterações. De minha parte fica apenas o voto para que a Nintendo consiga trazer ar fresco para os futuros lançamentos deste tipo de jogos Super Mario, mantendo a qualidade a que estamos habituados.
O que gostamos:
- Modo multijogador adorável e viciante;
- Mecânicas que funcionam lindamente;
- Níveis desafiantes;
- Novos power-ups.
O que não gostamos:
- Falta de grandes novidades
- Serrilhado nas televisões HD;
- Impossibilidade de jogar com o Wii U GamePad/ Wii U Pro Controller.
Nota: 7/10