Análise – OlliOlli

analise_olliolli_1_portugalgamers

Chega à Nintendo eShop mais um jogo crossbuy, OlliOlli da Roll7, cujo conceito minimalista passa por uma espécie de simulador de skaterboarding e que podem encontrar na vossa Nintendo 3DS e na Wii U.

Com uma apresentação e gráficos minimalistas, à primeira vista OlliOlli aparenta ser mais um joguinho sem sal, daqueles que por vezes permeiam as lojas digitais. No entanto, e após um breve tutorial, OlliOlli revela-se como uma experiência divertida com muitos truques e habilidades para serem aprendidos e executados, resultando em combos e pontuações cada vez mais altas.

No menu principal temos a opção de jogar o modo carreira, que apresenta cinco níveis diferentes (em modo Amador e Pro) em diferentes cenários. Cada um destes níveis tem cinco estrelas para obter alcançando diversos objetivos que passam pela execução de certos truques ou de pontuações cada vez mais elevadas.

Truques, grinds e combos sucessivos resultam numa experiência divertida.

Truques, grinds e combos sucessivos resultam numa experiência divertida

Os controlos são extremamente fáceis e simples, fazendo uma utilização maior do Circle Pad, em junção com o X, R e L. Movendo o Circle Pad para baixo e soltando permite que a nossa personagem salte, sendo necessário fazer uma boa “aterragem” pressionando o X no momento certo. Variando os movimentos no Circle Pad permite fazer diversos movimentos e truques, tanto no chão como em várias superfícies.

No entanto, por vezes é muito fácil falhar um determinado movimento, o Circle Pad tanto é demasiado sensível como pouco responsivo, fazendo com que nem sempre seja fácil conseguir fazer determinado truque que pode ou não ser necessário para completar um objetivo, trazendo ao jogador alguma frustração momentânea.

É difícil memorizar todos os movimentos mas é para isso mesmo que serve o Tricktionary, sitio onde podem consultar todos os combos possíveis para efetuarem, os mais diversificados truques e grinds, indispensáveis para obterem uma pontuação bem alta e assim irem completando os objetivos e desbloqueando níveis. No entanto, não é tarefa fácil uma vez que as estrelas vão sendo cada vez mais difíceis de obter à medida que a dificuldade aumenta.

Dinossauros e Cadillacs? Nah, o futuro são os skates.

Dinossauros e Cadillacs? Nah, o futuro são os skates.

Para além dos níveis do Career Mode, podem ainda contar com o Daily Grind, um modo de jogo online em que podem primeiro praticar e depois apenas têm uma oportunidade de darem o vosso melhor (diariamente) e assim deixarem a vossa marca nos quadros de pontuação.

A nível gráfico, OlliOlli não impressiona mas também não precisa. Os seus simples gráficos 2D deixam a jogabilidade viciante brilhar, ao mesmo tempo que a música eletrificante ajuda a aumentar a adrenalina à medida que tentamos fazer truques atrás de truques e evitando passos em falso. OlliOlli compensa o seu grafismo com a variedade de cenários, permitindo fazer grinds até em dinossauros (sim, isso mesmo, dinossauros!).

Ainda assim, OlliOlli é uma óptima opção para quem quer um jogo para passar uns minutos na sua consola portátil. Sem grandes pretensões, é um jogo que definitivamente consegue providenciar divertimento e desafio.

Opinião Final:

OlliOlli é uma experiência perfeitamente adequada ao conceito de consola portátil, altamente viciante e excelente para jogar em pequenos momentos, não sendo um jogo em que se perde horas e horas mas que pode perfeitamente providenciar um desafio divertido, apesar de por vezes os controlos não serem tão responsivos como seria de esperar. Em suma, uma boa opção a ter em conta na eShop da Nintendo.

O que gostamos:

  • Jogabilidade viciante;
  • Perfeito para pequenos momentos de jogatana na portátil da Nintendo;
  • Skateboarding em dinossauros!
  • Mais uma opção crossbuy.

O que não gostamos:

  • Controlos com sensibilidade inconsistente.

Nota: 8/10