Muitos já ouviram falar do PlayStation VR Worlds, um dos jogos de lançamento que mostra todas as vertentes da realidade virtual do PlayStation VR.
Este jogo engloba cinco experiências virtuais que demonstram na perfeição o que podem esperar do novo PlayStation VR. Podem experimentar uma corrida de alta velocidade num tráfego (VR Luge), uma aventura como um gangster londrino (The London Heist), conhecer as profundezas do oceano perto de tubarões (Descida ao Oceano), participar num desporto futurista (Danger Ball) e ainda pilotar um veículo alienígena (Scavengers Odyssey).
Após comprarem o PlayStation VR, este será um dos jogos que muitos jogadores irão experimentar. Aliás, alguns dos títulos presentes neste jogo já estiveram disponíveis para serem testados na edição do ano passado da Lisboa Games Week. Para alguns é surpresa, para outros é reviver estes jogos. Apesar de incluir 5 títulos, como referi acima, os mesmos são curtos, pelo que irão acabar os mesmos após umas poucas horas. O jogo mostra-nos como poderemos no futuro ter jogos mais completos usando várias mecânicas presentes no PlayStation VR Worlds.
Ao colocarem o jogo na consola irão ser presenteados com efeitos fantásticos de luzes e sons, em que poderão olhar ao vosso redor este ambiente. De seguida, irá ser-vos mostrado um menu em que podem encontrar os cinco títulos de que PlayStation VR Worlds dispõe. Ao selecionarem cada um dos jogos terão uma bola à vossa frente, em que poderão tocar com o vosso DualShock 4 e ver os efeitos que reproduz, como uma bola com faíscas, uma bola de água, etc. É fantástico só por si o menu, em que podem “mandar”, literalmente, na bola e vê-la pinchar pelo ar.
O jogo PlayStation VR Worlds mostra-nos cinco tipos de jogos totalmente diferentes um dos outros, pelo que vamos passar a falar-vos de cada um deles já de seguida:
Começando por “Descida ao Oceano”, somos levados, como o próprio nome indica, a mergulhar no oceano e a explorar a vida marinha ao nosso redor. Poderão explorar e observar a fauna e a flora do oceano, numa experiência para a realidade virtual simples e intuitiva que leva o jogador a olhar em redor e a contemplar todas as maravilhas que o oceano nos reserva.
Claro que terão também a companhia de um tubarão que vos irá rondar durante esta aventura marítima, mas é algo sobre o qual não queremos revelar mais pormenores para não estragar a experiência.
Agora iremos falar de uma experiência mais radical, com “VR Luge”. Neste jogo de corridas iremos percorrer estradas perigosas a grande velocidade numa rua ilegal, para conseguirmos o melhor tempo possível.
A nossa personagem aparece no ecrã literalmente deitada em cima de uma prancha em que teremos de a controlar, com a nossa cabeça, a direção da mesma, não sendo necessário o DualShock 4 ou os comandos PlayStation Move. De entre o mais diverso tráfego que irão encontrar nos quatro cenários de jogo terão de se desviar dos veículos, ou até mesmo passar por debaixo dos camiões ou carros.
Mas nem tudo é fácil, pelo que terão alguns percalços como, por exemplo, camiões que deixam cair a mercadoria, veículos com velocidade mais lenta, etc. A atenção será fundamental para conseguirem desviar a vossa personagem pelo melhor caminho no sentido de não perderem muita velocidade. O vosso principal objetivo é chegar o mais rápido possível à meta. É fantástico ver a velocidade que se atinge caso não “batam” nos obstáculos. O PlayStation VR consegue mostrar-nos como é possível apenas com os movimentos da cabeça controlar a direção do nosso jogador em alta velocidade.
Outra das aventuras é estarmos na pele de um gangster em “The London Heist”, uma pequena história em que o nosso objetivo é fazer um assalto e roubar um diamante. Teremos dois tipos de interação disponíveis, em que podemos ver o desenrolar da narrativa, interagindo e mais tarde estando em ação perante o planeamento e o assalto.
Ideal para jogarem com os PlayStation Move, em que vão carregar a vossa arma com um dos comandos enquanto que com o outro disparam, entre outras tarefas que esta aventura vos proporciona.
Continuando, durante o assalto algo vai correr mal, como seria de esperar, pelo que terão também um momento de fuga. De entre os vários tiroteios terão de se desviar das balas dos inimigos de modo a conseguirem sobreviver. Terão à vossa disposição uma arma para tentar eliminar todos os gangsters. Não se preocupem caso estejam com medo de não conseguirem disparar, pelo que o jogo dispõe de uma mira que vos permite perceber para onde irá a bala. Claro que também a poderão desligar, mas irá tornar-se mais difícil.
Após estes tiroteios, os mesmos seguem para a auto-estrada em que os gangsters irão tentar derrotar-nos. No nosso veículo de fuga poderemos interagir com tudo, abrindo o porta luvas, mexer no rádio, abrir e fechar as entradas de ar, etc. Teremos uma pistola à nossa disposição que temos de utilizar para eliminar os inimigos que irão aparecer na estrada, de carro ou mota.
Este é um dos títulos que melhor exemplifica todas as potencialidades da realidade virtual no PlayStation VR. Como referi acima, terão uma melhor experiência com os PlayStation Move, pois irão conseguir uma melhor interação com o cenário, seja a abrir, a fechar ou a pegar em algum objeto.
O título que se segue é “Danger Ball” em que estamos perante um desporto futurista com uma bola. Neste jogo de perspetiva na primeira pessoa terão um oponente que estará frente a frente com vocês e em que o vosso objetivo é não deixar que a bola ultrapasse a vossa área. Com a vossa cabeça terão de desviar a bola para a zona do adversário e esperar que ele não a consiga apanhar. Se a bola ultrapassar a zona do adversário irão ganhar pontos, ganha quem conseguir amealhar mais pontos.
Poderão começar por um modo mais fácil de entre os vários modos disponíveis para perceberem melhor a mecânica de jogo. Consoante a vossa progressão, o jogo vai aumentando a dificuldade, e, ao invés de terem uma bola em campo, terão duas, que terão de desviar para a área do adversário. Irá tornar-se mais complicado devido à forma como as mesmas irão estar direcionadas, mas após praticarem um pouco irão conseguir conciliar as duas.
Este jogo irá por à prova os vossos reflexos, em que o PlayStation VR nos mostra como é fácil interagir com um jogo de uma forma simples, fazendo uso apenas da nossa cabeça,
Por fim, “Scavengers Odyssey”, um First Person Shooter. Nesta aventura de dois capítulos iremos estar a pilotar um veículo alienígena todo-o-terreno em que o vosso objetivo é encontrar os artefactos perdidos. Podemos saltar, explorar o cenário e disparar nos vários combates contra as criaturas hostis.
Acaba por se tornar repetitivo após algumas horas, pois não iremos ter conteúdo além de eliminar as ditas criaturas. O controlo do veículo é feito independentemente de nós, pelo que não irá interferir com a direção da nossa cabeça, que irá ser usada para escolhermos a direção para onde irão ser disparados os tiros. Esta é uma experiência que envolve mais o PlayStation VR. Poderá, para alguns jogadores, causar tonturas, ou algo do género, pois exige mais interação, por parte do jogador, com a aventura. Claro que depende de pessoa para pessoa, mas muitos utilizadores já se têm queixado.
Em relação à qualidade gráfica destes cinco títulos, a mesma está fantástica, e mostra como o PlayStation VR nos imerge para o interior destas aventuras de adrenalina e aventura.
Contudo, não podia deixar de falar que estas cinco experiências que PlayStation VR Worlds dispõe são muito curtas. Irão terminar as mesmas numa tarde, mas já é possível ver nestes jogos o que o PlayStation VR tem para nos oferecer e agora é esperar por jogos com histórias mais completas.
Opinião final:
PlayStation VR Worlds é o jogo ideal para quem comprar o PlayStation VR, pois mostra todas as funcionalidades que podem esperar do sistema de realidade virtual da Sony. Apesar de serem curtos, estes cinco títulos oferecem experiências bem distintas umas das outras. Em alguns dos títulos apresentados já temos algo bem estruturado, pelo que agora é esperar por novos títulos.
Do que gostamos:
- Diversidade e experiência dos Playstation VR;
- Qualidade gráfica;
- Interatividade.
Do que não gostamos:
- Jogos curtos;
- Poderá torna-se repetitivo.
Nota: 7,5/10