Análise – Pokemon Art Academy

1399914215-pokemon-art-academy-logo

Quando saiu o primeiro Art Academy em 2009 a Nintendo surpreendeu um pouco ao apresentar um cnceito que, apesar de não completamente original, pretendia demonstrar as possibilidades dos dois écrãs da sua portátil. Após este seguiu-se New Art Academy e finalmente chega-nos agora Pokémon Art Academy que no qual, como o nome nos indica, temos de meter mãos à obra e desenhar todo o tipo de Pokémons.

O modo “campanha2 é basicamente uma série de tutoriais nos quais aprendemos a desenhar uma grande variedade dos famosos “bichinhos”. Inicialmente as tarefas são muito básicas com desenhos do mais simples possível no entanto mais para o final do jogo somos confrontados com verdadeiras tarefas épicas sendo utilizadas as técnicas aprendidas ao longo de todo o jogo.

O “interface” é relativamente simples, com o acesso ás ferramentas necessárias bem delineado, ou funções como zoom fácies de aceder e aplicar. Algo lamentável é o écrã da 3DS não detetar pressão o que poderia dar mais profundidade à aprendizagem. Contudo não é algo muito preocupante tendo em conta a faixa etária para onde este jogo está apontado.

Cada um dos principais tutoriais terá uma “graduação” e passar no teste exige uma boa aplicação das técnicas aprendidas. O que é curioso é que (eu pelo menos) acabei sempre por ficar com a sensação de que o jogo não me ajudou em quase nada a apanhar o “jeito” de desenhar. Aprendemos sim as técnicas necessárias para ajudar o que me leva a acreditar que em grande parte o talento para o desenho já nasce com a pessoa, apesar de podermos aprender na mesma. Mas o talento é algo que não se aprende.

As nossas “obras” poderão ser partilhadas no Miiverse tal como podemos descarregar mais Pokémons para desenhar, através do SpotPass. Não há muito mais sobre o jogo que se possa dizer. Ao fim de algum tempo uma pessoa que não tenha muita paciência ou tempo não irá agarrar-se ao jogo por longos períodos de tempo. Ao fazer um teste com meu filho notei um grande interesse e curiosidade inicialmente contudo após algum tempo e com o aumentar da dificuldade perdeu um pouco o interesse e pediu-me para voltar aos habituais jogos de Mario. Sejamos sinceros: ele nunca viu Pokémon por isso também o interesse pelas personagens já por si não era muito.

O que gostamos:

  • Muito interessante de início;
  • Bom para passar um tempo;
  • Algo diferente de um “jogo”.

O que não gostamos:

  • Pode tornar-se monótono;
  • Poucos incentivos de voltar a jogar;
  • Ás vezes tem pouca precisão.

 

Não redefinindo qualquer curso de arte mas aplicando algum interesse a quem tem gosta de desenhar e gostaria aprender algo mais este Pokémon Art Academy consegue ser interessante para algumas pessoas ou crianças. Contudo não havendo interesse ou conhecimento qualquer sobre o universo só por si já retira alguma atenção e quando existem outros jogos “mais divertidos” disponíveis por aí é algo que também não ajuda o título em nada. Diria mais specífico para fãs ou para quem gosta de experimentar outras coisas.

 

Nota: 6,5/10