12 anos depois estamos de regresso a Hoenn, o que mudou?
A nova iteração de Pokemon não é exatamente “nova”, trazendo de volta Ruby e Sapphire do Game Boy Advance. Este regresso traz muitas novidades àquela que é já uma distante terceira geração, desde o óbvio upgrade gráfico à introdução de mecânicas novas, mais notoriamente de Pokemon X e Y. Para facilitar a leitura da análise vamos usar a sigla ORAS para nos referirmos a Omega Ruby / Alpha Sapphire.
Para quem jogou os originais, a história vai ser muito como rever um filme da infância. Começamos com a habitual escolha de menino ou menina, vamos até casa e depois escolhemos o nosso primeiro Pokemon. Se jogaram X e Y, depressa vão sentir que este é um jogo bastante diferente, apesar da similaridade visual, desde os desenhos aos menus. Este é um jogo em que o mundo parece mais pequeno no geral, e a falta das inúmeras lojas e da personalização da personagem são notadas.
Mais do que o que falta, o que interessa mesmo é o que há de novo em ORAS, e não faltam novidades. Desde logo a presença do Exp. Share, o item que permite que todos os pokemons da nossa equipa recebam pontos de batalha, é algo que agradará aos jogadores mais casuais ou que simplesmente não querem perder demasiado tempo a treinar os pokemons individualmente. Não se preocupem, é inteiramente opcional. As mega evoluções também chegaram a Hoenn, com muitos pokemons a receberem esta opção, o que torna as batalhas mais desafiantes (quando o inimigo está a um nível equiparado) e nos traz várias animações fantásticas. As opções em rede de X e Y também foram incorporadas, com várias melhorias em serviços como o Wonder Trade. O Pokemon Amie e o Super Training também estão de volta, sem grandes diferenças.
Uma das maiores novidades que ORAS traz, e que achamos ser das melhores adições ao universo Pokemon, é a nova forma de descobrir pokemons. Temos agora uma espécie de radar que detecta quando há um pokemon escondido por perto, sendo que os pokemons encontrados assim (os encontros aleatórios continuam a existir) são geralmente mais fortes e podem ter ataques menos usuais. Esta mecânica traz todo um novo sentido à busca de pokemons, sendo que podemos mesmo, com o tempo, saber qual o pokemon que está escondido, o seu nível e outros atributos. Para conseguirmos confrontar estes pokemons temos que nos aproximar sorrateiramente, outra novidade, para não os afugentar.
O que também está de volta é a falta de “sumo” da 3DS. Apesar de as descidas de framerate não serem tão acentuadas como em X e Y, é impossível não as notar, principalmente em certas animações das batalhas. Fora isso, o jogo é muito agradável à vista, nada espalhafatoso mas muito bem trabalhado, como já temos vindo a ser habituados. Apesar de Hoenn ser uma região mais simples, há várias paisagens em que nem notamos estar numa 3DS, um excelente trabalho artístico.
Algo que já devem ter ouvido falar e que facilmente fascina é a nova função de sobrevoar Hoenn no Latios/Latias. É uma adição muito bem-vinda e que é um deleite, um sonho tornado realidade. É pena que a sensação de maravilha não dure, com muito pouco por onde voar, mas não deixe de ser uma experiência estupenda.
A nível sonoro, somos facilmente transportados 12 anos no tempo, com as melodias a que estávamos habituados. Há um excelente trabalho e detalhe tanto nos efeitos como nas músicas, ficando apenas por vezes o sentimento de repetição.
Para quem se lembra das bases secretas, se gostaram delas no original não vão ficar desiludidos. As bases estão de volta e com mais opções do que nunca, podendo mesmo convidar amigos para a nossa base, personalizar o campo de batalha para eventuais batalhas, fazer pequenos mini-jogos e, claro, colocar diversas decorações.
Pokemon ORAS joga muito com a nostalgia, pegando numa geração que teve bastante sucesso pelas mecânicas que introduziu na época. As novidades trazidas melhoram a experiência, mas não têm o mesmo impacto do que tiveram com X e Y, que não saíram há tanto tempo como isso. Como remake, ORAS tem um saudável balanço entre o que vem do original e o que é novo, com algumas surpresas. Para os iniciantes à série, o jogo poderá ter outro fulgor e trará certamente uma excelente introdução à série, ou simplesmente um belo olhar sobre o passado da série, com as regalias do presente.
Opinião final:
Pokemon traz-nos o que sempre adoramos com uma pitada daquilo que nem sabíamos que queríamos. Hoenn continua uma região fantástica para caçar Pokemon e não irá desiludir nem veteranos nem novatos. Obrigatório se querem introduzir-se ao mundo Pokemon nos dias de hoje, uma boa viagem se quiserem relembrar um jogo da infância.
O que gostamos:
- Um excelente remake com atenção ao passado e ao presente;
- História e universo muito ricos;
- Fantásticos cenários;
- Apanhá-los todos!
O que não gostamos:
- Os limites da 3DS voltam a tomar o palco;
- Algumas atividades desinteressantes e desnecessárias;
- Não poder personalizar a nossa personagem;
- Ainda não é desta que temos localização para português.
Nota: 8/10
Pokemon Omega Ruby e Alpha Saphire já estão disponíveis em Portugal, em exclusivo para a Nintendo 3DS, nas lojas e na Nintendo eShop por 44.99€.