Análise – Pokemon Omega Ruby & Alpha Sapphire

Pokemon-Omega-Ruby-Alpha-Sapphire1

Groudon e Kyogre estão mais fortes do que nunca

12 anos depois estamos de regresso a Hoenn, o que mudou?

A nova iteração de Pokemon não é exatamente “nova”, trazendo de volta Ruby e Sapphire do Game Boy Advance. Este regresso traz muitas novidades àquela que é já uma distante terceira geração, desde o óbvio upgrade gráfico à introdução de mecânicas novas, mais notoriamente de Pokemon X e Y. Para facilitar a leitura da análise vamos usar a sigla ORAS para nos referirmos a Omega Ruby / Alpha Sapphire.

Para quem jogou os originais, a história vai ser muito como rever um filme da infância. Começamos com a habitual escolha de menino ou menina, vamos até casa e depois escolhemos o nosso primeiro Pokemon. Se jogaram X e Y, depressa vão sentir que este é um jogo bastante diferente, apesar da similaridade visual, desde os desenhos aos menus. Este é um jogo em que o mundo parece mais pequeno no geral, e a falta das inúmeras lojas e da personalização da personagem são notadas.

O Professor Birch continua a ser salvo por crianças

O Professor Birch continua a ser salvo por crianças

Mais do que o que falta, o que interessa mesmo é o que há de novo em ORAS, e não faltam novidades. Desde logo a presença do Exp. Share, o item que permite que todos os pokemons da nossa equipa recebam pontos de batalha, é algo que agradará aos jogadores mais casuais ou que simplesmente não querem perder demasiado tempo a treinar os pokemons individualmente. Não se preocupem, é inteiramente opcional. As mega evoluções também chegaram a Hoenn, com muitos pokemons a receberem esta opção, o que torna as batalhas mais desafiantes (quando o inimigo está a um nível equiparado) e nos traz várias animações fantásticas. As opções em rede de X e Y também foram incorporadas, com várias melhorias em serviços como o Wonder Trade. O Pokemon Amie e o Super Training também estão de volta, sem grandes diferenças.

Uma das maiores novidades que ORAS traz, e que achamos ser das melhores adições ao universo Pokemon, é a nova forma de descobrir pokemons. Temos agora uma espécie de radar que detecta quando há um pokemon escondido por perto, sendo que os pokemons encontrados assim (os encontros aleatórios continuam a existir) são geralmente mais fortes e podem ter ataques menos usuais. Esta mecânica traz todo um novo sentido à busca de pokemons, sendo que podemos mesmo, com o tempo, saber qual o pokemon que está escondido, o seu nível e outros atributos. Para conseguirmos confrontar estes pokemons temos que nos aproximar sorrateiramente, outra novidade, para não os afugentar.

O que também está de volta é a falta de “sumo” da 3DS. Apesar de as descidas de framerate não serem tão acentuadas como em X e Y, é impossível não as notar, principalmente em certas animações das batalhas. Fora isso, o jogo é muito agradável à vista, nada espalhafatoso mas muito bem trabalhado, como já temos vindo a ser habituados. Apesar de Hoenn ser uma região mais simples, há várias paisagens em que nem notamos estar numa 3DS, um excelente trabalho artístico.

pokemon-omega-ruby-alpha-sapphire-ss66

I can flyyy

Algo que já devem ter ouvido falar e que facilmente fascina é a nova função de sobrevoar Hoenn no Latios/Latias. É uma adição muito bem-vinda e que é um deleite, um sonho tornado realidade. É pena que a sensação de maravilha não dure, com muito pouco por onde voar, mas não deixe de ser uma experiência estupenda.

A nível sonoro, somos facilmente transportados 12 anos no tempo, com as melodias a que estávamos habituados. Há um excelente trabalho e detalhe tanto nos efeitos como nas músicas, ficando apenas por vezes o sentimento de repetição.

Para quem se lembra das bases secretas, se gostaram delas no original não vão ficar desiludidos. As bases estão de volta e com mais opções do que nunca, podendo mesmo convidar amigos para a nossa base, personalizar o campo de batalha para eventuais batalhas, fazer pequenos mini-jogos e, claro, colocar diversas decorações.

Pokemon ORAS joga muito com a nostalgia, pegando numa geração que teve bastante sucesso pelas mecânicas que introduziu na época. As novidades trazidas melhoram a experiência, mas não têm o mesmo impacto do que tiveram com X e Y, que não saíram há tanto tempo como isso. Como remake, ORAS tem um saudável balanço entre o que vem do original e o que é novo, com algumas surpresas. Para os iniciantes à série, o jogo poderá ter outro fulgor e trará certamente uma excelente introdução à série, ou simplesmente um belo olhar sobre o passado da série, com as regalias do presente.

Quantos mais decorações, melhor!

Quantas mais decorações, melhor!

Opinião final:

Pokemon traz-nos o que sempre adoramos com uma pitada daquilo que nem sabíamos que queríamos. Hoenn continua uma região fantástica para caçar Pokemon e não irá desiludir nem veteranos nem novatos. Obrigatório se querem introduzir-se ao mundo Pokemon nos dias de hoje, uma boa viagem se quiserem relembrar um jogo da infância.

     

ORAS

O que gostamos:

  • Um excelente remake com atenção ao passado e ao presente;
  • História e universo muito ricos;
  • Fantásticos cenários;
  • Apanhá-los todos!

 

O que não gostamos:

  • Os limites da 3DS voltam a tomar o palco;
  • Algumas atividades desinteressantes e desnecessárias;
  • Não poder personalizar a nossa personagem;
  • Ainda não é desta que temos localização para português.
   

 

Nota: 8/10

    

Pokemon Omega Ruby e Alpha Saphire já estão disponíveis em Portugal, em exclusivo para a Nintendo 3DS, nas lojas e na Nintendo eShop por 44.99€.