A sexta geração de Pokemon assinala a estreia de um dos nomes mais marcantes da indústria na Nintendo 3DS. Pokemon é um fenómeno mundial e um verdadeiro “system-seller”, pelo que a sua chegada a uma nova plataforma é um momento muito significativo, e não poderia ter corrido da melhor maneira.
Esta nova aventura põe-nos na pele de um ou uma jovem da pequena cidade de Vaniville, na nova região Kalos. Esta nova região é largamente baseada em França, com óbvias alusões às ruas parisienses e a monumentos como a Torre Eiffel, sem esquecer os verdes prados de regiões mais remotas. O ambiente é muito rico em cor e há uma atenção muito grande ao apelo visual.
Pela primeira vez na saga principal de aventuras Pokemon temos uma aventura plenamente pensada e desenhada com polígonos 3D, ao invés das clássicas sprites. É uma mudança muito bem-vinda e que já era pedida, um grande salto visual que foi feito de forma exímia. Vimos um pouco disto nas versões Black & White mas só agora é feito o derradeiro e total salto visual.
Não estamos perante um título com uma grande contagem de pixéis ou polígonos, estamos afinal numa consola portátil, mas o trabalho de arte é de cair o queixo. Para ajudar a desfrutar dos novos cenários há certas zonas em que a câmara muda, deixando a tradicional vista “top-down”. São experienciadas algumas perspetivas interessantes e que funcionam bem na maioria das vezes, se bem que em algumas localizações a câmara se pode tornar uma total dor de cabeça.
A nível de ambiente, uma nota também para o excelente trabalho a nível sonoro em todo o jogo. Joguem com auscultadores e não se irão arrepender, desde os momentos mais calmos às batalhas mais intensas, a banda sonora é um trabalho digno de nota.
Outros dos pontos muito bem-vindos visualmente é a chegada de verdadeiras animações de combate. As batalhas são agora muito mais interessantes e os modelos dos pokémons são um dos pontos altos do jogo. De notar também que é nas batalhas que se nota o maior problema do jogo: quedas dos rácios de fotogramas por segundo. Este problema de performance é presente em todo o jogo e chega mesmo a ser incomodativo na experiência de jogo.
De ressalvar que a Game Freak, produtora do jogo, optou por deixar largamente de lado as funcionalidades 3D da consola. O 3D está disponível apenas nas batalhas e cutscenes, e podemos perceber porquê, dados os problemas de performance que já mencionamos. Quando é usado, não havendo quebras no framerate, o efeito consegue ser bastante apelativo, principalmente nas animações de alguns ataques. De qualquer forma, podem poupar a bateria e deixar o 3D de lado, que não vão sentir falta.
A nível da aventura, somos levados na tradicional jornada de jovem treinador, com o objetivo de ganhar os 8 crachás e batalhar a Elite Four. Desta vez temos o Professor Syracuse como orientador, e um grupo de amigos que nos acompanha ao longo da aventura. É uma adição interessante à típica dinâmica de rivalidade a dois que Pokemon normalmente nos oferece.
Algo que chamará a atenção aos jogadores com mais experiência é o início muito mais despachado que esta aventura tem, e que é muito bem-vindo. Em apenas alguns minutos de jogo já darão convosco com uma série de pokémons, uns patins e um crachá na mão. Achamos que foi uma boa decisão de design, uma vez que por vezes esta fase do jogo podia ser um pouco entediante, principalmente para os jogadores experientes. A informação continua a estar lá e não faltam personagens para conversar e descobrir mais, mas consegue-se avançar de uma forma mais fluída. Achamos que houve uma atenção especial da produtora para tornar desta nova iteração de Pokemon uma oferta balançada, com muito e desafiante conteúdo para os mais experientes, e uma linha simples de aprender para os mais novos seguirem no seu primeiro Pokemon.
No início da aventura, o jogador pode escolher o sexo do personagem, bem como, por exemplo, o tom de pele. Temos na personalização algo que certamente agradará a todos, podendo mais do que nunca o jogador ter uma personagem totalmente personalizável. Ao longo do jogo são inúmeras as boutiques, lojas e cafés, onde podem encontrar muito mais do que num simples Poké Market. Bastará irem a um Poké Centro para mudar a vossa indumentária, com roupas e acessórios variados. Isto introduz um sentimento ainda maior de proximidade à nossa personagem, que achamos muito importante.
A nível de pokémons novos, temos 69 novas espécies, alcançando um total de 719. É muito Pokémon para quem teima em só se lembrar dos originais, mas não se preocupem que eles continuam bem perto. Aliás, uma interessante parte da história é ter 2, ao invés de 1 pokémon inicial (o segundo é recebido um pouco mais tarde), sendo o segundo pokémon um dos 3 originais.
Além das novas entradas, a grande novidade são as Mega Evoluções. Este novo tipo de evolução foi recebido com alguma contenção da parte dos jogadores, fazendo lembrar séries como Digimon, mas depois de saber mais sobre ela não podemos deixar de estar satisfeitos com o que traz. As Mega Evoluções são evoluções temporárias, apenas para alguns pokémons, que são feitas durante as batalhas e apenas quando estão recolhidos alguns fatores. Estas evoluções modificam o nosso pokémon, não só a nível visual mas também a nível das suas forças e fraquezas, podendo mudar o tipo do pokémon. Isto traz uma nova variante interessante às estratégias de batalha, algo que se tem mantido bastante linear na série. Pokemon X & Y traz-nos também um novo tipo, o tipo Fada. Este tipo foi criado, em grande parte, para contrariar o poderoso tipo Dragão.
O ecrã de baixo da 3DS traz-nos neste jogo o acesso a 3 funcionalidades muito interessantes: o PSS (Player Search System), o Super Training e o Pokemon Amie. O PSS trata de toda a gestão do online do jogo, sendo que se mostra um sistema essencial ao jogo e muito bem desenhado e adaptado ao mundo conectado em que vivemos hoje; o Super Training e Pokemon Amie oferecem formas diferentes de treinarmos e contactarmos com os nossos pokémons, através de uma série de minijogos.
Estas 3 funcionalidades opcionais trazem uma dinâmica nunca antes vista a Pokemon, principalmente o Player Search System. Estão incorporadas no jogo uma panóplia de funcionalidades online, e todas revolvem neste sistema. Através dele poderão encontrar jogares na Internet, bem como amigos, que andarão a passar no vosso ecrã, onde poderão contactá-los, trocar pokémons, batalhar, trocar boosters de batalha, entre outros. Uma funcionalidade interessante é o Wonder Trade, onde fazem uma troca “às cegas” com um desconhecido, o que leva a testar o espírito de partilha da comunidade. Para além destas funcionalidades, podem ainda ter o vosso jogo guardado na cloud e aceder a estatísticas e outras a partir do computador.
O Super Training e o Pokemon Amie introduzem funções típicas das portáteis Nintendo. Pokemon Amie não é mais que um dos típicos mini-jogos “à la” Nintendogs, onde podem afagar, alimentar e brincar com os vossos pokémons, criando melhores traços afetivos com os mesmos. O Super Training traz algo bastante interessante, que é ver e trabalhar as stats que quisermos dos nossos pokémons, através de mini-jogos. Podem ainda ganhar uns sacos de boxe para que os pokémons treinem sozinhos. É uma forma diferente de treinar que aconselhamos o leitor a experimentar.
Com todos os seus fortes, não podemos deixar de notar algumas falhas. Algo que notarão ao iniciar o jogo é que ainda não é desta que a Game Freak dá o braço a torcer e nos deixa ter vários jogos guardados. Compreendemos que o objetivo seja cada pessoa ter o seu próprio jogo e a sua consola, mas esta opção parece-nos algo datada e injusta para o consumidor, principalmente quando é um jogo que vários membros da família querem jogar. Adicionando a isto as, por vezes grandes, falhas na performance do jogo e uma história que começa a ser demasiado familiar, Pokemon X & Y ainda fica um pouco aquém da excelência, se bem que está no bom caminho.
O que gostamos:
– Notória evolução da série com novas mecânicas de jogo
– Ambientes ricos e detalhados
– Excelentes funcionalidades de rede
O que não gostamos:
– Impossibilidade de ter diferentes jogos guardados
– História demasiado linear
Pokemon X & Y é um título absolutamente obrigatório e que brilha na Nintendo 3DS. O que falha numa história bastante linear e previsível é compensado por todo o ambiente e uma infinidade de coisas para fazer, bem como funções online muito bem desenvolvidas. Este é o jogo Pokemon que mais revoluciona a série, mantendo um excelente balanço de inovação e nostalgia.
Pokemon X & Y está disponível em exclusivo para a Nintendo 3DS, em suporte físico e na Nintendo eShop, por 44,99€.