Análise – Proun+

analise_Proun+_1_portugalgamers

O abstrato Proun+ é o fruto de Joost van Dongen, criado nos seus tempos livres e que agora nos chega à Nintendo 3DS através da eShop.

Proun+ é na sua essência um jogo de corridas em que controlamos uma esfera ao longo de uma espécie de carril com diversos obstáculos. Ao invés de desviarmos a esfera como num comum jogo do género, simplesmente fazemo-la girar ao redor do carril, evitando assim bater nos obstáculos.

Podemos escolher de entre cinco dificuldades, que se diferenciam entre si na velocidade a que a nossa esfera se desloca, o que irá influenciar a capacidade do jogador de se desviar dos diversos obstáculos e assim conseguir ganhar cada uma das corridas. Existem 99 percursos diferentes para serem desbloqueados, tanto nas cinco dificuldades assim como no modo Time Trial, que nos coloca não só a correr contra outras esferas (os nosso fantasmas), como acrescenta ainda um limite de tempo a bater.

analise_Proun+_2_portugalgamers

Proun+ apresenta um visual de inspiração artística em 3D.

Os níveis apresentam diferentes objetivos entre si, desde simplesmente ganhar aos nossos oponentes ou simplesmente tentar acumular o máximo possível de pontos, tudo isto enquanto tentamos ao máximo evitar todo e qualquer obstáculo, que embora não termine imediatamente a corrida, abranda significativamente a velocidade.

Os controlos são simples, utilizando o Circle Pad para movermos a nossa esfera, A para acelerar, B para travar e o X para dar pequenos boosts de velocidade. Proun+ acrescenta ainda a possibilidade de controlarmos o jogo através giroscópio da consola ao invés do Circle Pad, adicionando uma mecânica interessante e pouco utilizada nos jogos da 3DS.

No entanto, a sensibilidade dos controlos torna-se muito maior e a esfera movimenta-se muito mais rapidamente, pelo que é necessário fazer ajustes à sensibilidade nas opções do menu de Pausa até atingir uma opção confortável.

analise_Proun+_3_portugalgamers

Os controlos permitem-nos usar o giroscópio da 3DS para rodarmos a esfera 360º.

A nível gráfico e estético, Proun+ tem claramente uma inspiração artística em todos os elementos visuais dos diferentes níveis, fazendo uso de cores e formas geométricas para apresentar um mundo abstrato mas diferenciado. Caso sejam ávidos utilizadores da funcionalidade 3D, ficarão contentes por saber que Proun+ faz uso da mesma, tornando a experiência ainda mais vertiginosa e sem perda de frame rate.

No meio deste ambiente surreal, a banda sonora acaba por destoar, apresentando músicas com início e fim e sem qualquer tipo de transição ou continuidade no meio de níveis, soando quase a algo tirado de alguma base de dados de música livre de direitos de autor. Apesar de não deixar de ser agradável, as quebras acabam por quebrar o ritmo criado pela experiência de jogo.

Proun+ apresenta ainda um modo Endless, em que os jogadores poderão testar as suas capacidades ao máximo, tentando correr o máximo de tempo possível sem embater contra qualquer um dos obstáculos, providenciando assim um desafio extra, juntamente com a velocidade cada vez mais elevada.

Com os seus vários níveis e dificuldades, Proun+ decerto agradará tanto a jogadores mais experientes como aos mais casuais. No entanto, o seu maior interesse encontra-se no seu aspeto visual, onde se consegue diferenciar de outros tantos jogos similares.

Opinião Final:

Proun+ é uma experiência que apesar de não ser absolutamente fantástica, é definitivamente interessante tanto esteticamente como ao nível da sua jogabilidade. Não traz nada de novo à mesa mas é competente no que faz e o seu design torna-o numa experiência apelativa em diversos aspetos, sendo mais uma opção a considerar para a Nintendo 3DS.

O que gostamos:

  • Visualmente e esteticamente diferente e com influências artísticas;
  • Opção de controlar o jogo através do giroscópio da consola;
  • Variedade de níveis e dificuldade.

O que não gostamos:

  • Banda sonora pouco adequada à experiência de jogo;
  • Sensibilidade dos controlos tem que obrigatoriamente ser ajustados pelo jogador.

Nota: 7/10