Puzzle and Dragons trata-se de um pequeno fenómeno, com dezenas de milhões de descarregamentos é compreensível entender o porquê de muitos estarem cada vez mais a apostar no mercado free-to-play. Este jogo é uma mistura da série com a universo Mario por isso em primeiro lugar irei falar um pouco sobre a primeira. Puzzle and Dragons é um mix de Pokémon com Puzzle Quest, onde começamos com três monstros com habilidades elementais tais como Fogo, Água. Folha/Erva ou Luz/Sombra e nos aventuramos numa jogabilidade puzzle, ou seja, juntar 3 ou mais bolas da mesma cor. Estaremos perante mais um jogo de puzzle sem alma?
E porque juntamos 3 ou mais bolas da mesma cor? Para poder atacar e causar dano aos inimigo sque estamos a defrontar nesse momento. Os danos dependem do tipo de bolas e também das combinações que se pode obter. Óbvio que quantas mais combinações, mais danos causamos. Enquanto que alguns monstros têm um visual interessante não se pode evitar pensar de imediato em Pokémon ou Yu-Gi-Oh dando-nos a sensação que a pouca imaginação levou a quem fez o jogo a praticamente imitar estas séries apenas mudando um pouco aqui e ali.
O básico do jogo, juntar bolas da mesma cor, resulta bastante bem e conseguir uma grande combinação que cause imensos danos é muito satisfatório porém o problema aqui é que é demasiado aleatório que chega a ser frustrante. Sejamos sinceros, jogos deste género acabam por ser bastante aleatórios mas a verdade é que acontecem demasiadas vezes apenas juntarmos 3 bolas e criarmos um ataque gigantesco em inimigos fracos e em outras alturas, quando mais precisamos, só fazemos desaparecer as bolas que juntamos causando apenas algumas cócegas neles.
De início a frustração nem é muito notória porém após algum tempo de jogo e contra os inimigos mais fortes isto torna-se extremamente injusto e retira, em grande parte, o propósito de estratégia tornando-se quando uma questão de sorte e de tentativa e erro para ultrapassar estes inimigos mais avançados.
A edição Mario quase confere um jogo diferente apesar de ter o mesmo propósito. Neste universo o estilo de Mario é incorporado até na forma de avançar nos níveis com uma vista sobre o mundo como nos jogos típicos de Mario. No final de cada mundo lutamos contra um boss tendo também de ultrapassar um mini-boss de meio de nível. Podemos recrutar amigos para nos ajudar, tal como em Puzzle and Dragons, tendo variados atributos elementares. A história aqui é a mesma de sempre, com a princesa Peach a ser raptada por Bowser após este ter descobertos os poderes das bolas.
A IA dos inimigos não é nada de especial. Apesar de não usarem as bolas para nos atacarem têm por costume usar ataques especiais para nos causar danos, algo a que só esporadicamente temos acesso conferindo, uma vez mais, uma desvantagem injusta para o jogador, especialmente nas lutas contra os boss. Esta constante injustiça e frustração acompanha o jogo constantemente e acaba por ser, provavelmente o ponto mais negativo do mesmo.
Neste edição de Mario temos o atenuante de haver um sistema de vida extra isto querendo dizer que podemos tentar mais algumas vezes se perdermos. Eventualmente se não conseguirmos temos de começar tudo de novo se perdermos as vidas todas. Não é assim tão mau no entanto quando encontramos vários inimigos fortes de seguida a frustração volta ao de cima e mesmo com vidas extra temos a nossa vida muito complicada. Existe no entanto o incentivo de desbloqueáveis após terminar o jogo tais como níveis ou personagens extra para os mais perseverantes.
Opinião final:
O jogo acaba por até ser bom para passar alguns momentos de distração mas alguém que queira dedicar-se a completar o jogo irá ter uma tarefa complicada com muitos momentos de frustração à mistura. Trata-se de facto de um jogo bastante desafiante, porém existe uma linha muito fina entre o desafiante e o frustrantemente aleatório. E Puzzle and Dragons ultrapassa essa linha. Demasiadas vezes.
O que gostamos:
- Quase dois jogos diferentes;
- Adição do universo Mario;
- Bom para jogatanas rápidas.
O que não gostamos:
- Demasiado frustrante;
- Ataques aleatórios e sem estratégia;
- Acaba por ser um pouco repetitivo.
Nota: 6,5/10