
Rainbow Six: Siege é o mais recente título da série Tom Clancy´s. Depois de em 2014 a Ubisoft ter anunciado o novo Rainbow Six Siege, este título promete dar aos jogadores grandes horas de jogo para quem é fã de shooter´s.
Com uma vertente desafiante, Rainbow Six: Siege dá a possibilidade ao jogador de conseguir coordenar a melhor estratégia para derrotar inimigos, recuperar reféns, entre outras tarefas em edifícios fechados. Isso mesmo, terão de derrotar inimigos barricados em edifícios, em que a vossa tática para os derrotar será fundamental para conseguirem sair vitoriosos.
Como em muitos jogos somos recompensados individualmente pelo trabalho que desempenhamos, neste jogo, toda a experiência e recompensa será em prol da equipa. Se conseguirem uma equipa coesa e coordenada terão mais hipóteses que conseguirem derrotar cada jogador individualmente.
Ao começarem esta aventura terão de começar por dois modos de jogo: Situations e Terrorist Hunt, de modo a atingirem com a vossa personagem o nível cinco.
Salvar os reféns é um dos objetivos que nos é proposto no jogo.
O modo Situations é uma espécie de tutorial, pode-se chamar uma mini-campanha a solo, que é composta por dez níveis. Cada nível tem uma tarefa diferente, em que por exemplo, vão ter de derrotar todos os inimigos que estão barricados no edifício, recuperar reféns e coloca-los em lugares seguros, entre outras tarefas.
Em cada nível teremos um agente ou militar diferente, com novas habilidades que nos irão ser úteis para definirmos a melhor estratégia a adotar.
O outro modo é o Terrorist Hunt, em que poderão jogar sozinhos ou cooperativamente com os vossos amigos até a um máximo de cinco jogadores. A dificuldade de jogarem sozinhos na vossa equipa com jogadores com a IA (Inteligência Artificial) vai variar muito e dificilmente conseguiram cumprir com os objetivos propostos. Este modo poderá ser o mais desafiante e divertido para jogarem em grupo, poderão jogar com uma equipa para atacar o edifício ou para defender o mesmo contra os ataques inimigos. Poderão assim partilhar a vossa experiência de jogo com os vossos amigos e fazerem vice-versa cada um dos desafios.
Para a equipa atacante podem optar por escolher entre o desafio de eliminar os 24 inimigos barricados no edifício, ou salvar os reféns, ou ainda desarmar a bomba. Caso queiram defender-se dos inimigos terão de ter uma boa estratégia, para os eliminar. Os desafios são entre as atacantes e os defensores. No início de cada desafio poderão pesquisar no cenário todos os locais existentes no mesmo. Já os defensores poderão montar armadilhas para de uma forma mais eficaz conseguir derrotar os inimigos.
Estes dois modos que referi anteriormente são os únicos modos a solo que Rainbow Six: Siege nos oferece, pelo que não temos uma verdadeira campanha de modo a solo. Apesar de não ter um modo a solo, não quer dizer que Rainbow Six: Siege seja um mau jogo, pelo contrário foca-se mais no modo multijogador, como muitos jogos que têm sido lançados recentemente.
No modo online poderão jogar em onze mapas existentes, por agora. No futuro irão ser disponibilizados pela Ubisoft novos mapas gratuitamente. Cada uma das personagens têm uma habilidade específica quer para os atacantes quer para os defensores.
A abertura das paredes é uma possibilidade diferente para explorarem o cenário.
Os atacantes são compostos por Glaz, que com a sua arma pode derrotar os inimigos a longa distância, Sledge é o responsável por abrir buracos na parede com o martelo, por fim, Fuze poderá atravessar o buraco protegendo a equipa com o escudo. Do lado dos defensores temos, Smoke que ajuda a equipa colocando minas de gás venenoso em locais estratégicos, Bandit eletrifica as redes e Rook faz a proteção para toda a equipa.
É fantástico o combate entre os defensores e os atacantes, com grandes armas, granadas, equipamentos e claro também a luta corpo a corpo. Com as armas caso o tiro atinja uma parede, um corrimão da casa ou algo do edifício o mesmo destrói-se dando ao jogo maior realismo. Por vezes, temos inimigos que não se deslocam do local em que estão, aqui, será uma mais valia pois desta forma não têm como se esquivar dos nossos ataques. De entre os agentes especiais disponíveis temos os Britânicos SAS, a lendária Russa Spetznaz, que irá ter o apoio da polícia da americana FBI-SWAT, os agentes franceses GIGN e ainda os alemães GSG9.
O sangue derramado pelo inimigo dá ainda mais realismo ao jogo, não só quando o derrotamos, visto que o sangue fica projetado por exemplo, na parede e claro no chão, dando um ar de maior realismo e qualidade ao jogo.
Como já referi acima, o modo multijogador de Rainbow Six: Siege é muito simples, pelo que apenas podemos escolher entre dois objetivos, neste caso, o de desarmar a bomba ou salvar os reféns. Em cada um dos objetivos a maneira mais fácil de concluir os mesmos será derrotar primeiro todos os inimigos barricados no edifício e só no final salvar o refém ou desarmar a bomba. De um certo modo para quem salva o refém, terá de primeiro derrotar os inimigos, pois será muito difícil caso salvem o refém, andar com ele a fugir dos inimigos para o levar para o local seguro. Algo que poderia ter sido introduzido seria uma espécie de mini-objetivos, em que por exemplo, tinham de salvar o refém, sem matar nenhum inimigo, ou tentarem salvar o refém sem ninguém vos descobrir. Iria ser mais desafiante para quem está a atacar como a defender, pois a estratégia seria fundamental para conseguirem ganhar.
Todo o cenário fica destruído após os tiroteios.
Este jogo da Ubisoft tem grandes elementos de qualidade gráfica, quer a nível de personagens, edifícios e cenários dando maior realismo ao jogo. Poderão encontrar um ou outro bug mas irá ser o normal, pelo que não vai influenciar a maneira de jogarem este jogo.
Rainbow Six: Siege dá ainda grande detalhe nos onze mapas existentes, não só no interior dos edifícios, bem como por fora dos mesmos. A possibilidade de destruirmos com as nossas armas e equipamentos algumas partes do cenário faz com que o jogador possa ter uma estratégia bem delineada para derrotar os inimigos.
A personalização da personagem irá ajudar a equipar o nosso agente com armas mais poderosas, pois em certos momentos poderá fazer toda a diferença.
A cooperação de jogo e a tática a adotar pela vossa equipa é fundamental, pelo que se não houver comunicação entre as cinco pessoas da equipa irá ser difícil definirem uma boa tática. O ideal é jogarem com mais quatro pessoas em que consigam ter comunicação, pois será a melhor forma de desfrutarem deste grande jogo.
Opinião final:
Rainbow Six: Siege é um bom jogo para quem é fã de jogos de cooperação e estratégia entre equipa. É de salientar o regresso de Tom Clancy´s, destacando-se de muitos shooter ´s que estão no mercado. Com os modos que temos disponível, Situations e Terrorist Hunt poderão se divertir por várias e longas horas. A vossa partilha de experiência online com os vossos amigos irá enriquecer ainda mais o jogo, visto que se tiverem uma boa comunicação entre os cinco elementos da equipa como referi anteriormente, irão sair vitoriosos. Para quem gosta de shooter ´s e de estratégia, Tom Clancy´s Rainbow Six: Siege é um jogo obrigatório para adquirirem.
O que gostamos:
- Modos de jogo Situations e Terrorist Hunt;
- Danificação dos cenários;
- Armas e equipamentos diversificados;
- Cooperação e estratégia entre equipa.
O que não gostamos:
- Ausência do modo campanha;
- Objetivo de salvar reféns e desarmar bomba muito semelhantes.
Nota: 8/10