Análise – Ratchet & Clank: Nexus

ratchet_1_portugalgamers

Rachet & Clank: Nexus é o quarto jogo da série Rachet & Clank, em 2007 começaram com “Tools of Destruction”, depois com “Quest for Booty” e com “A Crack in Time”. Nesta grande aventura de plataformas podemos explorar vários mundos ao longo do jogo.

Ao começarmos o jogo encontramo-nos no espaço onde Ratchet e Clank têm de transportar Vendra Prog para uma prisão. Esta dupla é atacada por Neftin e a partir desse momento as coisas ficam mais difíceis.

Depois de jogarmos um pouco,  podemos começar logo a explorar o cenário onde temos de destruir caixas e matar inimigos para receber parafusos que nos vão servir para adquirir armas e melhorá-las e também para comprar armaduras para a nossa personagem. Passado mais algum tempo de jogo, desbloqueamos ferramentas que a nossa personagem pode usar, e mudar quando quiser como por exemplo, uma arma que ao som da música de Natal “Jingle Bells” congela os inimigos em bonecos de neve.

Podemos usar uma arma que ao som da musica de Natal “Jingle Bells” congela os inimigos em bonecos de neve.

A arma que ao som da música de Natal “Jingle Bells” congela os inimigos em bonecos de neve.

Em geral o jogo é muito simples e fácil de se jogar, é possível completar o jogo em cerca de cinco horas ou menos. Como maior parte dos jogadores são crianças/jovens este jogo é ideal para eles pois conseguem-se divertir e ao mesmo tempo usufruir de um belo jogo da série Ratchet e Clank. Aconselho aos mais crescidos a jogaram este jogo e a colocarem na dificuldade máxima para conseguirem jogar durante mais algum tempo para terem uma experiência diferente.

Os planetas em que jogamos durante o jogo são diversificados e penso que a Insomniac se esforçou para mudar o tipo de cenário.

Este jogo possui cinco mundos que são bastantes diferentes uns dos outros, por exemplo um dos mundos temos a oportunidade de fazer uma espécie de competições dentro de uma arena em que podemos conquistar troféus/taças de bronze, prata e ouro, e o nosso objetivo principal é matar os inimigos, outros são de rapidez, etc. A dificuldade quase não se acentua ao longo das três taças que podemos conquistar. Em cada taça/competição recebemos parafusos e desbloqueamos novos equipamentos para a nossa personagem.

Um dos mundos é uma arena em que podemos conquistar troféus/taças de bronze, prata e ouro.

Um dos mundos é uma arena em que podemos conquistar troféus/taças de bronze, prata e ouro.

As armas que dispomos ao acabar o jogo apenas vão até nível três, o que é bastante fácil de se conseguir, pois o jogo tem vários inimigos para matar e podemos alternar as armas sempre que quisermos. Mas no final do jogo, se quisermos chegar ao nível máximo de evolução das armas, ou seja ao nível seis, temos de jogar novamente o jogo no “Modo Desafio” para conseguirmos obter mais parafusos destruindo caixas e matando os inimigos.

Os puzzles com Clanck durante o jogo, já são um pouco mais complicados, no início até parecem ser fáceis mais depois complica, temos de inverter a gravidade para passar por determinados obstáculos.

Ratchet adquire ao longo da aventura umas botas especiais que permite movimentar-se mais rápido. Em alguns planetas dispõem de rampas que podemos saltar com as botas  e assim temos mais rapidez isto é se ativarmos as botas especiais (Botão R2 do comando).

Quase no final do jogo adquirimos um Jetpack que nos permite fazer várias brincadeiras com a força da gravidade, mas principalmente podemos voar para determinados sítios em que só chegamos lá se usarmos o Jetpack.

Perto do final do jogo adquirimos um Jetpack, que nos servirá para voar até determinados sítios durante o jogo.

Perto do final do jogo adquirimos um Jetpack, que nos servirá para voar até determinados sítios durante o jogo.

Tal como a Sony já nos habituou as vozes portuguesas no jogo enquadram-se perfeitamente nas personagens até parece que foram feitas originalmente para o jogo. As conversas das personagens até têm alguma piada, isto é permite-nos descontrair e até rir um pouco.

Opinião final:

No final do jogo a minha experiência com Ratchet & Clank: Nexus é positiva, podemos dizer que o jogo até é fácil, mas em algumas partes não. Achei demasiado fácil o boss final, muito fácil de derrotar, embora tenhamos sempre inimigos para matar durante o boss.

Esperemos agora que esta série continue na Playstation 4, pois para mim têm grande potencial e os amantes desta série já estão habituados a este tipo de jogos.

O que gostamos:

  • Vozes do jogo em português;
  • Preço reduzido;
  • Novas armas e gadgets.

 

O que não gostamos:

  • Alguns bugs quando temos muitos inimigos no ecrã;
  • Demasiado fácil para alguns;
  • Campanha do jogo pequena;
  • Ausência do modo multijogador.

Nota: 7/10

 

 

 .